Eficiência de adubação fosfatada no cultivo do tomateiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Victor Rocha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/153287
Resumo: A fertirrigação é uma ferramenta de praticidade e economia na qual se utiliza o sistema de irrigação em determinada cultura para aplicação de adubos de acordo com a necessidade da fase fisiológica da planta. Para isso, é essencial saber a demanda da cultura e níveis ideais e toleráveis para obter o máximo potencial produtivo com economia de água e fertilizantes. O tomate é uma hortaliça bastante apreciada pela população no mundo e observa-se que a utilização de cultivo em ambiente protegido em estufa vem crescendo com uso de irrigação por gotejamento, que proporciona uma produção melhor distribuída durante o ciclo no ano, principalmente no período de inverno, quando sua produção cai e reflete com a alta dos preços da caixa de tomate nesses períodos. A utilização da adubação fosfatada para o cultivo de tomate italiano possui alguns entraves como a quantidade necessária para o ciclo, uma vez que produtores chegam a aplicar 10 vezes mais a quantidade de fosforo extraída pela planta de tomate nas curvas de acumulo de nutriente, considerando a eficiência desse fosforo menor do que 10%. No entanto, a aplicação desse fosforo de forma integral na base, antes do transplantio da muda ou aplicar parte dele dessa forma e o restante via fertirrigação é algo a ser analisado. O objetivo desse trabalho foi avaliar 5 doses de adubação fosfatada sendo que dois modos de aplicação do fosforo (incorporado ao solo completamente com Super Fosfato Simples mais Super Triplo ou metade da necessidade de P2O5 com SFS mais ST e a outra metade com MAP via fertirrigação aplicada ao longo do ciclo). Resultados que foram obtidos observou-se que com 800 kg ha-1 de P2O5, independentemente do modo de aplicação, foi possível obter produção ótima com a cultivar de tomate italiano utilizada.
id UNSP_cac9c1d955c6f1141e5ec74c859398a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/153287
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Eficiência de adubação fosfatada no cultivo do tomateiroEfficiency of phosphate fertilization in the tomato cultivationEficiencia de fertilización fosfatada en el cultivo del tomatetomate italianofertirrigaçãofósforoprodutividadeºBrixA fertirrigação é uma ferramenta de praticidade e economia na qual se utiliza o sistema de irrigação em determinada cultura para aplicação de adubos de acordo com a necessidade da fase fisiológica da planta. Para isso, é essencial saber a demanda da cultura e níveis ideais e toleráveis para obter o máximo potencial produtivo com economia de água e fertilizantes. O tomate é uma hortaliça bastante apreciada pela população no mundo e observa-se que a utilização de cultivo em ambiente protegido em estufa vem crescendo com uso de irrigação por gotejamento, que proporciona uma produção melhor distribuída durante o ciclo no ano, principalmente no período de inverno, quando sua produção cai e reflete com a alta dos preços da caixa de tomate nesses períodos. A utilização da adubação fosfatada para o cultivo de tomate italiano possui alguns entraves como a quantidade necessária para o ciclo, uma vez que produtores chegam a aplicar 10 vezes mais a quantidade de fosforo extraída pela planta de tomate nas curvas de acumulo de nutriente, considerando a eficiência desse fosforo menor do que 10%. No entanto, a aplicação desse fosforo de forma integral na base, antes do transplantio da muda ou aplicar parte dele dessa forma e o restante via fertirrigação é algo a ser analisado. O objetivo desse trabalho foi avaliar 5 doses de adubação fosfatada sendo que dois modos de aplicação do fosforo (incorporado ao solo completamente com Super Fosfato Simples mais Super Triplo ou metade da necessidade de P2O5 com SFS mais ST e a outra metade com MAP via fertirrigação aplicada ao longo do ciclo). Resultados que foram obtidos observou-se que com 800 kg ha-1 de P2O5, independentemente do modo de aplicação, foi possível obter produção ótima com a cultivar de tomate italiano utilizada.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 1582612Universidade Estadual Paulista (Unesp)Villas Bôas, Roberto LyraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Araújo, Victor Rocha2018-03-29T15:57:59Z2018-03-29T15:57:59Z2018-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15328700089906833004064038P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-05-02T14:44:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153287Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:29:15.703194Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Eficiência de adubação fosfatada no cultivo do tomateiro
Efficiency of phosphate fertilization in the tomato cultivation
Eficiencia de fertilización fosfatada en el cultivo del tomate
title Eficiência de adubação fosfatada no cultivo do tomateiro
spellingShingle Eficiência de adubação fosfatada no cultivo do tomateiro
Araújo, Victor Rocha
tomate italiano
fertirrigação
fósforo
produtividade
ºBrix
title_short Eficiência de adubação fosfatada no cultivo do tomateiro
title_full Eficiência de adubação fosfatada no cultivo do tomateiro
title_fullStr Eficiência de adubação fosfatada no cultivo do tomateiro
title_full_unstemmed Eficiência de adubação fosfatada no cultivo do tomateiro
title_sort Eficiência de adubação fosfatada no cultivo do tomateiro
author Araújo, Victor Rocha
author_facet Araújo, Victor Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Villas Bôas, Roberto Lyra
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Victor Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv tomate italiano
fertirrigação
fósforo
produtividade
ºBrix
topic tomate italiano
fertirrigação
fósforo
produtividade
ºBrix
description A fertirrigação é uma ferramenta de praticidade e economia na qual se utiliza o sistema de irrigação em determinada cultura para aplicação de adubos de acordo com a necessidade da fase fisiológica da planta. Para isso, é essencial saber a demanda da cultura e níveis ideais e toleráveis para obter o máximo potencial produtivo com economia de água e fertilizantes. O tomate é uma hortaliça bastante apreciada pela população no mundo e observa-se que a utilização de cultivo em ambiente protegido em estufa vem crescendo com uso de irrigação por gotejamento, que proporciona uma produção melhor distribuída durante o ciclo no ano, principalmente no período de inverno, quando sua produção cai e reflete com a alta dos preços da caixa de tomate nesses períodos. A utilização da adubação fosfatada para o cultivo de tomate italiano possui alguns entraves como a quantidade necessária para o ciclo, uma vez que produtores chegam a aplicar 10 vezes mais a quantidade de fosforo extraída pela planta de tomate nas curvas de acumulo de nutriente, considerando a eficiência desse fosforo menor do que 10%. No entanto, a aplicação desse fosforo de forma integral na base, antes do transplantio da muda ou aplicar parte dele dessa forma e o restante via fertirrigação é algo a ser analisado. O objetivo desse trabalho foi avaliar 5 doses de adubação fosfatada sendo que dois modos de aplicação do fosforo (incorporado ao solo completamente com Super Fosfato Simples mais Super Triplo ou metade da necessidade de P2O5 com SFS mais ST e a outra metade com MAP via fertirrigação aplicada ao longo do ciclo). Resultados que foram obtidos observou-se que com 800 kg ha-1 de P2O5, independentemente do modo de aplicação, foi possível obter produção ótima com a cultivar de tomate italiano utilizada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-29T15:57:59Z
2018-03-29T15:57:59Z
2018-02-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/153287
000899068
33004064038P7
url http://hdl.handle.net/11449/153287
identifier_str_mv 000899068
33004064038P7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129076527890432