Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil município de Presidente Prudente/SP e a formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Priscila Domingues de [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/94761
Resumo: O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas na Formação de Professores , do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, tem por objetivo uma análise qualitativa sobre as bases nas quais se assentam o ensino de Matemática na Educação Infantil, expressas nos discursos de professores de crianças de quatro a seis anos e orientadores pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP. Para tanto, foram entrevistados cinqüenta e um professores e dezessete orientadores pedagógicos. Foram analisados também os documentos que subsidiam pedagogicamente o trabalho na rede: Planos Diretores das Unidades pesquisadas, Diretrizes Pedagógicas, Subsídios e a Matriz Curricular da Educação Infantil do Município. A análise dos dados aponta a concepção de Educação Infantil dos professores, sua finalidade, os conteúdos e a metodologia trabalhada por eles, bem como a relação desses dados com a concepção que os orientadores pedagógicos possuem de Educação Infantil com documentos como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares, as Diretrizes Pedagógicas da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente e a Proposta Pedagógica do Município. Em seguida, analisamos a visão que os professores têm a respeito do trabalho com Matemática na infância; sua finalidade, os conteúdos, a metodologia e os espaços para trabalhá-la, estabelecendo relações entre essas concepções, o olhar do orientador e o proposto nos documentos. Analisamos a formação dos professores, bem como a avaliação que eles fazem da sua prática e, a partir do referencial construído levantamos alguns dados que podem determinar as bases em que se assenta o trabalho dos professores com Matemática. Por fim, apresentamos como os orientadores pedagógicos caracterizam seu trabalho e a avaliação que fazem de sua formação.
id UNSP_cb135262e55a56b6f52303bc91e67f30
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/94761
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil município de Presidente Prudente/SP e a formação docenteEducaçãoEducação de crianças - Formação de professoresTeachers formationInfantile educationMathematical educationO presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas na Formação de Professores , do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, tem por objetivo uma análise qualitativa sobre as bases nas quais se assentam o ensino de Matemática na Educação Infantil, expressas nos discursos de professores de crianças de quatro a seis anos e orientadores pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP. Para tanto, foram entrevistados cinqüenta e um professores e dezessete orientadores pedagógicos. Foram analisados também os documentos que subsidiam pedagogicamente o trabalho na rede: Planos Diretores das Unidades pesquisadas, Diretrizes Pedagógicas, Subsídios e a Matriz Curricular da Educação Infantil do Município. A análise dos dados aponta a concepção de Educação Infantil dos professores, sua finalidade, os conteúdos e a metodologia trabalhada por eles, bem como a relação desses dados com a concepção que os orientadores pedagógicos possuem de Educação Infantil com documentos como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares, as Diretrizes Pedagógicas da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente e a Proposta Pedagógica do Município. Em seguida, analisamos a visão que os professores têm a respeito do trabalho com Matemática na infância; sua finalidade, os conteúdos, a metodologia e os espaços para trabalhá-la, estabelecendo relações entre essas concepções, o olhar do orientador e o proposto nos documentos. Analisamos a formação dos professores, bem como a avaliação que eles fazem da sua prática e, a partir do referencial construído levantamos alguns dados que podem determinar as bases em que se assenta o trabalho dos professores com Matemática. Por fim, apresentamos como os orientadores pedagógicos caracterizam seu trabalho e a avaliação que fazem de sua formação.This paper, linked to the research line Educational Practices on the Teachers Formation, at the Post-graduation Program, Masters degree in Education, has as objective a qualitative analysis on the bases where the Mathematics teaching in the Infantile Education is inserted, expressed on the four to six-year-old children's teachers' speeches and pedagogic tutors at the Municipal Educational System in Presidente Prudente/SP. For this, fifty-one teachers and seventeen pedagogic tutors were interviewed. Also, the documents that pedagogically subsidize the paper on the system were analyzed: Managing Plans at the researched Units, Pedagogic Guidelines, Municipal Infantile Education Subsidies and Curricular Matrix. The data analysis points out the conception of the Infantile Education teachers, its proposals, the contents and the methodology worked by them, as well as the relationship of those data to the conception that the pedagogic tutors have about Infantile Education with documents as National Curricular Reference for the Infantile Education, the Curricular Guidelines, the Pedagogic Guidelines on the Municipal Educational System in Presidente Prudente and the Municipal Pedagogic Proposal. Soon after, we have analyzed the view that teachers have regarding the work on Mathematics in the childhood, its purpose, the contents, the methodology and the spaces to work it, establishing relationships among those conceptions, the tutor point of view and what is proposed on the documents. We have analyzed the teachers' formation, as well as the evaluation that they make of its practice and, starting from the built reference, we have arisen some data that can determine the bases on which the teachers' work on Mathematics is settled. Finally, we have presented how pedagogic tutors characterize their job and the evaluation made of their formation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Leny Rodrigues Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Priscila Domingues de [UNESP]2014-06-11T19:27:19Z2014-06-11T19:27:19Z2007-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvii, 245 f. : il.application/pdfAZEVEDO, Priscila Domingues de. Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil município de Presidente Prudente/SP e a formação docente. 2007. xvii, 245 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.http://hdl.handle.net/11449/94761000506196azevedo_pd_me_prud.pdf33004129044P60000-0003-4984-8187Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/94761Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:37:28.803384Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil município de Presidente Prudente/SP e a formação docente
title Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil município de Presidente Prudente/SP e a formação docente
spellingShingle Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil município de Presidente Prudente/SP e a formação docente
Azevedo, Priscila Domingues de [UNESP]
Educação
Educação de crianças - Formação de professores
Teachers formation
Infantile education
Mathematical education
title_short Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil município de Presidente Prudente/SP e a formação docente
title_full Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil município de Presidente Prudente/SP e a formação docente
title_fullStr Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil município de Presidente Prudente/SP e a formação docente
title_full_unstemmed Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil município de Presidente Prudente/SP e a formação docente
title_sort Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil município de Presidente Prudente/SP e a formação docente
author Azevedo, Priscila Domingues de [UNESP]
author_facet Azevedo, Priscila Domingues de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Leny Rodrigues Martins [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Priscila Domingues de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação de crianças - Formação de professores
Teachers formation
Infantile education
Mathematical education
topic Educação
Educação de crianças - Formação de professores
Teachers formation
Infantile education
Mathematical education
description O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Práticas Educativas na Formação de Professores , do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação, tem por objetivo uma análise qualitativa sobre as bases nas quais se assentam o ensino de Matemática na Educação Infantil, expressas nos discursos de professores de crianças de quatro a seis anos e orientadores pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP. Para tanto, foram entrevistados cinqüenta e um professores e dezessete orientadores pedagógicos. Foram analisados também os documentos que subsidiam pedagogicamente o trabalho na rede: Planos Diretores das Unidades pesquisadas, Diretrizes Pedagógicas, Subsídios e a Matriz Curricular da Educação Infantil do Município. A análise dos dados aponta a concepção de Educação Infantil dos professores, sua finalidade, os conteúdos e a metodologia trabalhada por eles, bem como a relação desses dados com a concepção que os orientadores pedagógicos possuem de Educação Infantil com documentos como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares, as Diretrizes Pedagógicas da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente e a Proposta Pedagógica do Município. Em seguida, analisamos a visão que os professores têm a respeito do trabalho com Matemática na infância; sua finalidade, os conteúdos, a metodologia e os espaços para trabalhá-la, estabelecendo relações entre essas concepções, o olhar do orientador e o proposto nos documentos. Analisamos a formação dos professores, bem como a avaliação que eles fazem da sua prática e, a partir do referencial construído levantamos alguns dados que podem determinar as bases em que se assenta o trabalho dos professores com Matemática. Por fim, apresentamos como os orientadores pedagógicos caracterizam seu trabalho e a avaliação que fazem de sua formação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-27
2014-06-11T19:27:19Z
2014-06-11T19:27:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEVEDO, Priscila Domingues de. Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil município de Presidente Prudente/SP e a formação docente. 2007. xvii, 245 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/94761
000506196
azevedo_pd_me_prud.pdf
33004129044P6
0000-0003-4984-8187
identifier_str_mv AZEVEDO, Priscila Domingues de. Os fundamentos da prática de ensino de matemática de professores da educação infantil município de Presidente Prudente/SP e a formação docente. 2007. xvii, 245 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2007.
000506196
azevedo_pd_me_prud.pdf
33004129044P6
0000-0003-4984-8187
url http://hdl.handle.net/11449/94761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xvii, 245 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129342356586496