A privatização da educação e suas relações com a qualidade na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Rafaela Marchesin
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251523
Resumo: O acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, direito garantido a todos os cidadãos brasileiros pela Constituição Federal, tem sido colocado em xeque a partir das políticas públicas movimentadas pelo Estado Neoliberal, que buscam atender aos interesses do mercado privado. A pesquisa em questão buscou analisar como as publicações científicas nos últimos doze anos têm abordado a questão da qualidade da educação básica e como ela tem sido afetada pela privatização, seja ela por meios endógenos ou exógenos, conforme descrito por Ball (2007). Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos disponíveis na plataforma de periódicos da CAPES, publicados entre 2010 e 2022, no idioma português e que abordavam o tema da privatização e qualidade da educação. Os resultados da pesquisa apontam que o atual momento da política educacional brasileira, pautada na ideologia neoliberal, favorece os processos de privatização na educação e acabam por prejudicar o acesso da população a uma educação pública de qualidade.
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