A privatização na e da educação básica no Brasil e no Chile
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16615 |
Resumo: | O trabalho objetiva analisar as diferentes formas de privatização da educação básica ocorridas no Chile e no Brasil. Trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental, a partir da análise das Constituições e da legislação educacional vigentes nos referidos países. Os resultados apontam que a educação no Chile esteve predominantemente controlada pela iniciativa privada enquanto resultado da reforma neoliberal da década de 1980 e favoreceu sua total subordinação às leis do mercado, em processo de privatização da educação. O caso brasileiro está marcado por processos de privatização na educação, quando o fundo público é disputado por diferentes atores dos setores público e privado, quando estes últimos se apresentam, predominantemente, enquanto parceria público-privada e inserem, nas políticas públicas educacionais, a lógica do setor privado. |
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A privatização na e da educação básica no Brasil e no ChilePRIVATIZATION IN AND OF BASIC EDUCATION IN BRAZIL AND CHILEPolítica EducacionalFormas de privatizaçãoEducação BásicaEducational politicsForms of privatizationBasic educationO trabalho objetiva analisar as diferentes formas de privatização da educação básica ocorridas no Chile e no Brasil. Trabalhou-se com pesquisa bibliográfica e documental, a partir da análise das Constituições e da legislação educacional vigentes nos referidos países. Os resultados apontam que a educação no Chile esteve predominantemente controlada pela iniciativa privada enquanto resultado da reforma neoliberal da década de 1980 e favoreceu sua total subordinação às leis do mercado, em processo de privatização da educação. O caso brasileiro está marcado por processos de privatização na educação, quando o fundo público é disputado por diferentes atores dos setores público e privado, quando estes últimos se apresentam, predominantemente, enquanto parceria público-privada e inserem, nas políticas públicas educacionais, a lógica do setor privado.The paper aims to analyze the different forms of privatization of basic education that tookplace in Chile and Brazil. Bibliographic and documental research was used, based on the analysis ofthe Constitutions and educational legislation in force in these countries. The results show that educationin Chile was predominantly controlled by the private sector as a result of the neoliberal reform ofthe 1980s and favored its total subordination to the laws of the market, in the process of privatizationof education. The brazilian case is marked by privatization processes in education, when the publicfund is disputed by different actors from the public and private sectors, when the latter are predominantlypresented as a public-private partnership and insert, in public educational policies, the logicof the private sector.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/1661510.30612/hre.v11i19.16615Horizontes - Revista de Educação; v. 11 n. 19 (2022): A Educação da América Latina em Debate; 136-1592318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/16615/9121https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessALVES, Andrêssa Gomes de RezendeFERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola2023-01-09T16:05:12Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/16615Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2023-01-09T16:05:12Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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