O parkour como prática corporal contemporânea: uma proposta de sistematização didática na educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Henrique Camargo Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204132
Resumo: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, trouxe uma perspectiva ampliada dos conteúdos da Educação Física. Destacamos a referência sobre a área de linguagens, o enfoque sociocultural no seu tratamento e o surgimento da unidade temática práticas corporais de aventura. Neste estudo, o eixo temático abordado foi a prática corporal de aventura. Nesse sentido, o trabalho se caracterizou em organizar e implementar para as turmas do 5o ano do ensino fundamental, uma proposta da prática corporal contemporânea Parkour, que se caracteriza por movimentos de transposição, saltos aterrisagem, observados principalmente em áreas urbanas e não possui intenção de competitividade. O objetivo desta pesquisa foi organizar e implementar uma proposta de sistematização didática da prática do Parkour na Educação Física escolar, a partir da concepção de uma prática corporal de aventura urbana, considerando as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos. Esta pesquisa trata-se de um estudo de natureza qualitativa, o instrumento escolhido para a coleta de dados foi o Diário de Campo, no qual foram descritas/anotadas as principais observações no decorrer das intervenções. A análise dos dados, foi embasada pelos pressupostos da análise de conteúdo e, organizada em categorias: análise e compreensão; experimentação e fruição e reflexão sobre a ação. Como resultado na categoria 1, observou-se a compreensão da lógica interna dos movimentos do Parkour e seu desdobramento em outras tarefas motoras no cotidiano do aluno. Na categoria 2, percebeu-se nos alunos um aprendizado significativo acerca dos movimentos do Parkour, sobre seus limites, adotando uma postura cooperativa na prática, refutando a competição e os movimentos estéticos sem eficiência ou utilidade. Na categoria 3, construiu-se conhecimentos contextualizados sobre a prática do Parkour, que podem ser estendidas para a vida do sujeito. Os resultados demonstraram os benefícios da intervenção pedagógica do Parkour nas aulas de Educação Física, com base na sua Filosofia e planejado e avaliado a luz das dimensões dos conteúdos propostos pela BNCC.
id UNSP_cb849120aa973fa8708ec2f0d607b5e7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204132
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O parkour como prática corporal contemporânea: uma proposta de sistematização didática na educação física escolarParkour as contemporary body practice: a proposal for didactic systematization in school physical educationParkourEducação física escolarSistematização didáticaPráticas corporais de aventuraSchool physical educationDidactic systematizationAdventure bodily practicesA Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, trouxe uma perspectiva ampliada dos conteúdos da Educação Física. Destacamos a referência sobre a área de linguagens, o enfoque sociocultural no seu tratamento e o surgimento da unidade temática práticas corporais de aventura. Neste estudo, o eixo temático abordado foi a prática corporal de aventura. Nesse sentido, o trabalho se caracterizou em organizar e implementar para as turmas do 5o ano do ensino fundamental, uma proposta da prática corporal contemporânea Parkour, que se caracteriza por movimentos de transposição, saltos aterrisagem, observados principalmente em áreas urbanas e não possui intenção de competitividade. O objetivo desta pesquisa foi organizar e implementar uma proposta de sistematização didática da prática do Parkour na Educação Física escolar, a partir da concepção de uma prática corporal de aventura urbana, considerando as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos. Esta pesquisa trata-se de um estudo de natureza qualitativa, o instrumento escolhido para a coleta de dados foi o Diário de Campo, no qual foram descritas/anotadas as principais observações no decorrer das intervenções. A análise dos dados, foi embasada pelos pressupostos da análise de conteúdo e, organizada em categorias: análise e compreensão; experimentação e fruição e reflexão sobre a ação. Como resultado na categoria 1, observou-se a compreensão da lógica interna dos movimentos do Parkour e seu desdobramento em outras tarefas motoras no cotidiano do aluno. Na categoria 2, percebeu-se nos alunos um aprendizado significativo acerca dos movimentos do Parkour, sobre seus limites, adotando uma postura cooperativa na prática, refutando a competição e os movimentos estéticos sem eficiência ou utilidade. Na categoria 3, construiu-se conhecimentos contextualizados sobre a prática do Parkour, que podem ser estendidas para a vida do sujeito. Os resultados demonstraram os benefícios da intervenção pedagógica do Parkour nas aulas de Educação Física, com base na sua Filosofia e planejado e avaliado a luz das dimensões dos conteúdos propostos pela BNCC.The National Common Curricular Base (NCCB), approved in 2017, brought an expanded perspective of the contents of Physical Education. We highlight the reference on the area of languages, the socio-cultural focus on its treatment and the emergence of the thematic unit of adventure bodily practices. In this study, the thematic axis addressed was the adventure corporal practice. In this sense, the work was characterized in organizing and implementing, for the classes of the 5th year of elementary school, a proposal of contemporary corporal practice Parkour, which is characterized by transposition movements, landing jumps, observed mainly in urban areas and has no intention of competitiveness. The objective of this research was to organize and implement a didactic systematization proposal of Parkour practice in school Physical Education, from the conception of a body practice of urban adventure, considering the conceptual, procedural and attitudinal dimensions of the contents. This research is a qualitative study, which the instrument chosen for data collection was the Field Diary, in which the main observations were described / annotated during the interventions. Data analysis was based on the assumptions of content analysis and organized into categories: analysis and understanding; experimentation and enjoyment and reflection on action. As a result, in category 1, there was an understanding of the internal logic of Parkour's movements and its unfolding in other motor tasks in the student's daily life. In category 2, it was noticed in the students a significant learning about Parkour movements, about their limits, adopting a cooperative posture in practice, refuting competition and aesthetic movements without efficiency or utility. In category 3, contextualized knowledge about the practice of Parkour was built, which can be extended to the subject's life. The results demonstrated the benefits of Parkour's pedagogical intervention in Physical Education classes, based on its Philosophy and planned and evaluated in light of the content dimensions proposed by the BNCC.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Henrique Camargo Alves2021-03-19T12:40:21Z2021-03-19T12:40:21Z2020-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20413233004137068P8porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:10:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204132Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:32.582711Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O parkour como prática corporal contemporânea: uma proposta de sistematização didática na educação física escolar
Parkour as contemporary body practice: a proposal for didactic systematization in school physical education
title O parkour como prática corporal contemporânea: uma proposta de sistematização didática na educação física escolar
spellingShingle O parkour como prática corporal contemporânea: uma proposta de sistematização didática na educação física escolar
Silva, Henrique Camargo Alves
Parkour
Educação física escolar
Sistematização didática
Práticas corporais de aventura
School physical education
Didactic systematization
Adventure bodily practices
title_short O parkour como prática corporal contemporânea: uma proposta de sistematização didática na educação física escolar
title_full O parkour como prática corporal contemporânea: uma proposta de sistematização didática na educação física escolar
title_fullStr O parkour como prática corporal contemporânea: uma proposta de sistematização didática na educação física escolar
title_full_unstemmed O parkour como prática corporal contemporânea: uma proposta de sistematização didática na educação física escolar
title_sort O parkour como prática corporal contemporânea: uma proposta de sistematização didática na educação física escolar
author Silva, Henrique Camargo Alves
author_facet Silva, Henrique Camargo Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Albuquerque, Denise Ivana de Paula [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Henrique Camargo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Parkour
Educação física escolar
Sistematização didática
Práticas corporais de aventura
School physical education
Didactic systematization
Adventure bodily practices
topic Parkour
Educação física escolar
Sistematização didática
Práticas corporais de aventura
School physical education
Didactic systematization
Adventure bodily practices
description A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, trouxe uma perspectiva ampliada dos conteúdos da Educação Física. Destacamos a referência sobre a área de linguagens, o enfoque sociocultural no seu tratamento e o surgimento da unidade temática práticas corporais de aventura. Neste estudo, o eixo temático abordado foi a prática corporal de aventura. Nesse sentido, o trabalho se caracterizou em organizar e implementar para as turmas do 5o ano do ensino fundamental, uma proposta da prática corporal contemporânea Parkour, que se caracteriza por movimentos de transposição, saltos aterrisagem, observados principalmente em áreas urbanas e não possui intenção de competitividade. O objetivo desta pesquisa foi organizar e implementar uma proposta de sistematização didática da prática do Parkour na Educação Física escolar, a partir da concepção de uma prática corporal de aventura urbana, considerando as dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos conteúdos. Esta pesquisa trata-se de um estudo de natureza qualitativa, o instrumento escolhido para a coleta de dados foi o Diário de Campo, no qual foram descritas/anotadas as principais observações no decorrer das intervenções. A análise dos dados, foi embasada pelos pressupostos da análise de conteúdo e, organizada em categorias: análise e compreensão; experimentação e fruição e reflexão sobre a ação. Como resultado na categoria 1, observou-se a compreensão da lógica interna dos movimentos do Parkour e seu desdobramento em outras tarefas motoras no cotidiano do aluno. Na categoria 2, percebeu-se nos alunos um aprendizado significativo acerca dos movimentos do Parkour, sobre seus limites, adotando uma postura cooperativa na prática, refutando a competição e os movimentos estéticos sem eficiência ou utilidade. Na categoria 3, construiu-se conhecimentos contextualizados sobre a prática do Parkour, que podem ser estendidas para a vida do sujeito. Os resultados demonstraram os benefícios da intervenção pedagógica do Parkour nas aulas de Educação Física, com base na sua Filosofia e planejado e avaliado a luz das dimensões dos conteúdos propostos pela BNCC.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-29
2021-03-19T12:40:21Z
2021-03-19T12:40:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204132
33004137068P8
url http://hdl.handle.net/11449/204132
identifier_str_mv 33004137068P8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129092636114944