Formação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calixto, Eulália Araújo [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Maia, Graziela Zambão Abdian [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141547
Resumo: O objetivo da pesquisa foi levantar, sistematizar e analisar as publicações sobre a formação dos educadores que priorizavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. A proposta apresentou como material principal as referências listadas sobre o assunto na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (2007) e realizou como procedimentos metodológicos: o levantamento destas referências, que incluem livros/artigos, documentos de entidades e legislação -, a sistematização e a análise de conteúdo daquelas que privilegiavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. O referencial teórico para análise do material coletado foi o que afirma a especificidade da Administração Escolar e suas possíveis contribuições para a transformação social (PARO, 1986. Da análise dos documentos das entidades relacionadas à Educação, entre outros aspectos, identifica-se a conquista em relação ao reconhecimento do curso de Pedagogia como o lócus de formação do professor da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, com conhecimentos da gestão e da pesquisa, entretanto, indica-se a preocupação com a administração/gestão escolar, principalmente em relação à atuação do administrador/gestor e ao desenvolvimento teórico da área. A pesquisa objetivou contribuir ao identificar o que pensa/ defende as entidades sobre esta formação; o que determinou/determina a legislação e, conseqüentemente, a concepção que se tem sobre a função da administração escolar nos termos legais; o que indicam/ explicam as pesquisas na área.
id UNSP_cbc6962c892926a51b2d5ed5586fc49b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141547
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007Formação do educadorFormação do administrador/gestor escolarDiretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogiaO objetivo da pesquisa foi levantar, sistematizar e analisar as publicações sobre a formação dos educadores que priorizavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. A proposta apresentou como material principal as referências listadas sobre o assunto na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (2007) e realizou como procedimentos metodológicos: o levantamento destas referências, que incluem livros/artigos, documentos de entidades e legislação -, a sistematização e a análise de conteúdo daquelas que privilegiavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. O referencial teórico para análise do material coletado foi o que afirma a especificidade da Administração Escolar e suas possíveis contribuições para a transformação social (PARO, 1986. Da análise dos documentos das entidades relacionadas à Educação, entre outros aspectos, identifica-se a conquista em relação ao reconhecimento do curso de Pedagogia como o lócus de formação do professor da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, com conhecimentos da gestão e da pesquisa, entretanto, indica-se a preocupação com a administração/gestão escolar, principalmente em relação à atuação do administrador/gestor e ao desenvolvimento teórico da área. A pesquisa objetivou contribuir ao identificar o que pensa/ defende as entidades sobre esta formação; o que determinou/determina a legislação e, conseqüentemente, a concepção que se tem sobre a função da administração escolar nos termos legais; o que indicam/ explicam as pesquisas na área.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calixto, Eulália Araújo [UNESP]Maia, Graziela Zambão Abdian [UNESP]2016-07-19T12:59:25Z2016-07-19T12:59:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2382-2394application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2382-23942357-7819http://hdl.handle.net/11449/141547ISSN2357-7819-2014-2382-2394.pdf8238963826956128porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:08:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141547Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-29T06:08:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007
title Formação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007
spellingShingle Formação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007
Calixto, Eulália Araújo [UNESP]
Formação do educador
Formação do administrador/gestor escolar
Diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia
title_short Formação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007
title_full Formação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007
title_fullStr Formação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007
title_full_unstemmed Formação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007
title_sort Formação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007
author Calixto, Eulália Araújo [UNESP]
author_facet Calixto, Eulália Araújo [UNESP]
Maia, Graziela Zambão Abdian [UNESP]
author_role author
author2 Maia, Graziela Zambão Abdian [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Calixto, Eulália Araújo [UNESP]
Maia, Graziela Zambão Abdian [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do educador
Formação do administrador/gestor escolar
Diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia
topic Formação do educador
Formação do administrador/gestor escolar
Diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia
description O objetivo da pesquisa foi levantar, sistematizar e analisar as publicações sobre a formação dos educadores que priorizavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. A proposta apresentou como material principal as referências listadas sobre o assunto na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (2007) e realizou como procedimentos metodológicos: o levantamento destas referências, que incluem livros/artigos, documentos de entidades e legislação -, a sistematização e a análise de conteúdo daquelas que privilegiavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. O referencial teórico para análise do material coletado foi o que afirma a especificidade da Administração Escolar e suas possíveis contribuições para a transformação social (PARO, 1986. Da análise dos documentos das entidades relacionadas à Educação, entre outros aspectos, identifica-se a conquista em relação ao reconhecimento do curso de Pedagogia como o lócus de formação do professor da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, com conhecimentos da gestão e da pesquisa, entretanto, indica-se a preocupação com a administração/gestão escolar, principalmente em relação à atuação do administrador/gestor e ao desenvolvimento teórico da área. A pesquisa objetivou contribuir ao identificar o que pensa/ defende as entidades sobre esta formação; o que determinou/determina a legislação e, conseqüentemente, a concepção que se tem sobre a função da administração escolar nos termos legais; o que indicam/ explicam as pesquisas na área.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:25Z
2016-07-19T12:59:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2382-2394
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141547
ISSN2357-7819-2014-2382-2394.pdf
8238963826956128
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141547
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2382-2394
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-2382-2394.pdf
8238963826956128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2382-2394
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046218119512064