Formação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141547 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi levantar, sistematizar e analisar as publicações sobre a formação dos educadores que priorizavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. A proposta apresentou como material principal as referências listadas sobre o assunto na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (2007) e realizou como procedimentos metodológicos: o levantamento destas referências, que incluem livros/artigos, documentos de entidades e legislação -, a sistematização e a análise de conteúdo daquelas que privilegiavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. O referencial teórico para análise do material coletado foi o que afirma a especificidade da Administração Escolar e suas possíveis contribuições para a transformação social (PARO, 1986. Da análise dos documentos das entidades relacionadas à Educação, entre outros aspectos, identifica-se a conquista em relação ao reconhecimento do curso de Pedagogia como o lócus de formação do professor da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, com conhecimentos da gestão e da pesquisa, entretanto, indica-se a preocupação com a administração/gestão escolar, principalmente em relação à atuação do administrador/gestor e ao desenvolvimento teórico da área. A pesquisa objetivou contribuir ao identificar o que pensa/ defende as entidades sobre esta formação; o que determinou/determina a legislação e, conseqüentemente, a concepção que se tem sobre a função da administração escolar nos termos legais; o que indicam/ explicam as pesquisas na área. |
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Formação do educador: o movimento presente nos documentos das entidades relacionadas à educação entre os anos de 1969-2007Formação do educadorFormação do administrador/gestor escolarDiretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogiaO objetivo da pesquisa foi levantar, sistematizar e analisar as publicações sobre a formação dos educadores que priorizavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. A proposta apresentou como material principal as referências listadas sobre o assunto na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (2007) e realizou como procedimentos metodológicos: o levantamento destas referências, que incluem livros/artigos, documentos de entidades e legislação -, a sistematização e a análise de conteúdo daquelas que privilegiavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. O referencial teórico para análise do material coletado foi o que afirma a especificidade da Administração Escolar e suas possíveis contribuições para a transformação social (PARO, 1986. Da análise dos documentos das entidades relacionadas à Educação, entre outros aspectos, identifica-se a conquista em relação ao reconhecimento do curso de Pedagogia como o lócus de formação do professor da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, com conhecimentos da gestão e da pesquisa, entretanto, indica-se a preocupação com a administração/gestão escolar, principalmente em relação à atuação do administrador/gestor e ao desenvolvimento teórico da área. A pesquisa objetivou contribuir ao identificar o que pensa/ defende as entidades sobre esta formação; o que determinou/determina a legislação e, conseqüentemente, a concepção que se tem sobre a função da administração escolar nos termos legais; o que indicam/ explicam as pesquisas na área.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Calixto, Eulália Araújo [UNESP]Maia, Graziela Zambão Abdian [UNESP]2016-07-19T12:59:25Z2016-07-19T12:59:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2382-2394application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2382-23942357-7819http://hdl.handle.net/11449/141547ISSN2357-7819-2014-2382-2394.pdf8238963826956128porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:08:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141547Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-29T06:08:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O objetivo da pesquisa foi levantar, sistematizar e analisar as publicações sobre a formação dos educadores que priorizavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. A proposta apresentou como material principal as referências listadas sobre o assunto na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (2007) e realizou como procedimentos metodológicos: o levantamento destas referências, que incluem livros/artigos, documentos de entidades e legislação -, a sistematização e a análise de conteúdo daquelas que privilegiavam os aspectos relacionados à formação do administrador escolar. O referencial teórico para análise do material coletado foi o que afirma a especificidade da Administração Escolar e suas possíveis contribuições para a transformação social (PARO, 1986. Da análise dos documentos das entidades relacionadas à Educação, entre outros aspectos, identifica-se a conquista em relação ao reconhecimento do curso de Pedagogia como o lócus de formação do professor da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental, com conhecimentos da gestão e da pesquisa, entretanto, indica-se a preocupação com a administração/gestão escolar, principalmente em relação à atuação do administrador/gestor e ao desenvolvimento teórico da área. A pesquisa objetivou contribuir ao identificar o que pensa/ defende as entidades sobre esta formação; o que determinou/determina a legislação e, conseqüentemente, a concepção que se tem sobre a função da administração escolar nos termos legais; o que indicam/ explicam as pesquisas na área. |
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