Em busca do espaço perdido em Matrix: do terrorismo teórico à violência simbólica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Massagli, Sérgio Roberto [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89440
Resumo: O objetivo deste trabalho é mostrar como Matrix é o exemplo mais representativo do que se costuma chamar de filme de ficção cyberpunk e como o filme expõe e propõe como matéria conceitual básica o acesso a um novo topos, ou melhor, um u-topos, um não-espaço, também chamado de hiperespaço. No filme, um espaço para onde nossa subjetividade foi transportada e escravizada, enquanto nossos corpos jazem dóceis, subjugados e adormecidos em úteros mecânicos, sendo alimentados por cordões umbilicais metálicos. Trata-se de uma nova espacialidade, espelhada em nosso mundo contemporâneo, com a qual podemos nos relacionar através de alguma interface, em que fatos e coisas são-nos reapresentados a partir da simulação de um tempo real , que supõe um outro espaço-tempo social, de um novo tipo, espaço de auto-representação social imaterialmente fundada na existência de eventos gerados por técnicas digitais. Assim, partindo do pressuposto de que vivemos numa sociedade pós-moderna e da premissa de que, com o fim do Modernismo, a experiência do tempo e da subjetividade cedeu lugar à experiência pós-moderna do espaço, a preocupação que estará à frente de todas as outras neste trabalho será a de localizar no filme Matrix processos que reflitam as formas de apropriação espacial dessa mesma sociedade. A questão do espaço, enquanto conceito clássico, kantiano, de categoria universal dada a priori, que emoldura mesmo a experiência, será substituída por outra, que introduz a idéia de espaço enquanto diferentes formas de experimentar o real...
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