Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072012000300009
http://hdl.handle.net/11449/29205
Resumo: Este artigo aborda as relações entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor Adorno. A partir da reflexão elaborada pelo frankfurtiano acerca da relação entre teoria e práxis, procuramos compreender o papel político conferido às suas concepções de filosofia e de formação humana e discutir os seus limites e possibilidades no presente. Para tanto, elegemos como objeto de análise as conferências pronunciadas pelo autor e os artigos que escreveu sobre o assunto, entre 1959 e 1969, com o objetivo de recuperar os possíveis nexos teóricos entre filosofia e educação em sua obra e o significado que seu pensamento crítico e sua concepção de educação política assumiram nesse contexto; e de discutir sua eventual atualidade. Pretendemos, assim, reconstituir a reflexão de Adorno sobre o tema, compreendendo o seu significado em seu projeto filosófico, de modo a vislumbrar a face filosófica educacional de seu pensamento crítico.
id UNSP_cc12e94ae1094eaf672c649dbb9c9b0e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/29205
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. AdornoThe links between philosophy and education in Theodor W. Adorno's thoughtsTheodor W. Adornocrise da formação humanaeducação políticafilosofia da educaçãoTheodor W. Adornocrisis of human formationpolitical educationphilosophy of educationEste artigo aborda as relações entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor Adorno. A partir da reflexão elaborada pelo frankfurtiano acerca da relação entre teoria e práxis, procuramos compreender o papel político conferido às suas concepções de filosofia e de formação humana e discutir os seus limites e possibilidades no presente. Para tanto, elegemos como objeto de análise as conferências pronunciadas pelo autor e os artigos que escreveu sobre o assunto, entre 1959 e 1969, com o objetivo de recuperar os possíveis nexos teóricos entre filosofia e educação em sua obra e o significado que seu pensamento crítico e sua concepção de educação política assumiram nesse contexto; e de discutir sua eventual atualidade. Pretendemos, assim, reconstituir a reflexão de Adorno sobre o tema, compreendendo o seu significado em seu projeto filosófico, de modo a vislumbrar a face filosófica educacional de seu pensamento crítico.This article discusses the relationship between philosophy and education in Theodor Adorno's ideas. From the reflection about the relation between theory and praxis in his thoughts, we seek to understand the political role within his conceptions of philosophy and human formation and discuss limits and possibilities in the present. To this end, we selected for our object of analysis the conferences given by the author and articles he wrote on the subject, between 1959 and 1969, so as to recover the possible nexus between philosophy and theoretical education in his work, the meaning that his critical thinking and his conception of political education has taken in this context and to discuss how relevant this is nowadays. We therefore intend to reconstitute Adorno's reflection on the topicand understand its meaning in his philosophical project in order to see the educational philosophical aspect in his critical thinking.Unesp Faculdade de Filosofia e CiênciasUnesp Faculdade de Filosofia e CiênciasUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]2014-05-20T15:14:29Z2014-05-20T15:14:29Z2012-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article133-157application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072012000300009Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 23, n. 3, p. 133-157, 2012.0103-7307http://hdl.handle.net/11449/2920510.1590/S0103-73072012000300009S0103-73072012000300009S0103-73072012000300009.pdf41073473968693620000-0001-7505-4896SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-26T06:10:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/29205Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-26T06:10:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
The links between philosophy and education in Theodor W. Adorno's thoughts
title Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
spellingShingle Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]
Theodor W. Adorno
crise da formação humana
educação política
filosofia da educação
Theodor W. Adorno
crisis of human formation
political education
philosophy of education
title_short Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
title_full Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
title_fullStr Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
title_full_unstemmed Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
title_sort Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
author Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]
author_facet Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagni, Pedro Ângelo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Theodor W. Adorno
crise da formação humana
educação política
filosofia da educação
Theodor W. Adorno
crisis of human formation
political education
philosophy of education
topic Theodor W. Adorno
crise da formação humana
educação política
filosofia da educação
Theodor W. Adorno
crisis of human formation
political education
philosophy of education
description Este artigo aborda as relações entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor Adorno. A partir da reflexão elaborada pelo frankfurtiano acerca da relação entre teoria e práxis, procuramos compreender o papel político conferido às suas concepções de filosofia e de formação humana e discutir os seus limites e possibilidades no presente. Para tanto, elegemos como objeto de análise as conferências pronunciadas pelo autor e os artigos que escreveu sobre o assunto, entre 1959 e 1969, com o objetivo de recuperar os possíveis nexos teóricos entre filosofia e educação em sua obra e o significado que seu pensamento crítico e sua concepção de educação política assumiram nesse contexto; e de discutir sua eventual atualidade. Pretendemos, assim, reconstituir a reflexão de Adorno sobre o tema, compreendendo o seu significado em seu projeto filosófico, de modo a vislumbrar a face filosófica educacional de seu pensamento crítico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
2014-05-20T15:14:29Z
2014-05-20T15:14:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072012000300009
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 23, n. 3, p. 133-157, 2012.
0103-7307
http://hdl.handle.net/11449/29205
10.1590/S0103-73072012000300009
S0103-73072012000300009
S0103-73072012000300009.pdf
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
url http://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072012000300009
http://hdl.handle.net/11449/29205
identifier_str_mv Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 23, n. 3, p. 133-157, 2012.
0103-7307
10.1590/S0103-73072012000300009
S0103-73072012000300009
S0103-73072012000300009.pdf
4107347396869362
0000-0001-7505-4896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pro-Posições
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133-157
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046171880456192