Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagni, Pedro Angelo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pro-Posições (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642840
Resumo: Este artigo aborda as relações entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor Adorno. A partir da reflexão elaborada pelo frankfurtiano acerca da relação entre teoria e práxis, procuramos compreender o papel político conferido às suas concep- ções de filosofia e de formação humana e discutir os seus limites e possibilidades no presente. Para tanto, elegemos como objeto de análise as conferências pronunciadas pelo autor e os artigos que escreveu sobre o assunto, entre 1959 e 1969, com o objetivo de recuperar os possíveis nexos teóricos entre filosofia e educação em sua obra e o significado que seu pensamento crítico e sua concepção de educação política assumiram nesse contexto; e de discutir sua eventual atualidade. Pretendemos, assim, reconstituir a reflexão de Adorno sobre o tema, compreendendo o seu significado em seu projeto filosófico, de modo a vislumbrar a face filosófica educacional de seu pensamento crítico.AbstractThis article discusses the relationship between philosophy and education in Theodor Adorno’s ideas. From the reflection about the relation between theory and praxis in his thoughts, we seek to understand the political role within his conceptions of philosophy and human formation and discuss limits and possibilities in the present. To this end, we selected for our object of analysis the conferences given by the author and articles he wrote on the subject, between 1959 and 1969, so as to recover the possible nexus between philosophy and theoretical education in his work, the meaning that his critical thinking and his conception of political education has taken in this context and to discuss how relevant this is nowadays. We therefore intend to reconstitute Adorno’s reflection on the topicand understand its meaning in his philosophical project in order to see the educational philosophical aspect in his critical thinking.Key words Theodor W. Adorno. Crisis of human formation. Political education. Philosophy of education
id UNICAMP-18_8020ed096930fffb6fa2170b5ce58652
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642840
network_acronym_str UNICAMP-18
network_name_str Pro-Posições (Online)
repository_id_str
spelling Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. AdornoTheodor W. Adorno. Crise da formação humana. Educação política. Filosofia da educaçãoEducaçãoEste artigo aborda as relações entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor Adorno. A partir da reflexão elaborada pelo frankfurtiano acerca da relação entre teoria e práxis, procuramos compreender o papel político conferido às suas concep- ções de filosofia e de formação humana e discutir os seus limites e possibilidades no presente. Para tanto, elegemos como objeto de análise as conferências pronunciadas pelo autor e os artigos que escreveu sobre o assunto, entre 1959 e 1969, com o objetivo de recuperar os possíveis nexos teóricos entre filosofia e educação em sua obra e o significado que seu pensamento crítico e sua concepção de educação política assumiram nesse contexto; e de discutir sua eventual atualidade. Pretendemos, assim, reconstituir a reflexão de Adorno sobre o tema, compreendendo o seu significado em seu projeto filosófico, de modo a vislumbrar a face filosófica educacional de seu pensamento crítico.AbstractThis article discusses the relationship between philosophy and education in Theodor Adorno’s ideas. From the reflection about the relation between theory and praxis in his thoughts, we seek to understand the political role within his conceptions of philosophy and human formation and discuss limits and possibilities in the present. To this end, we selected for our object of analysis the conferences given by the author and articles he wrote on the subject, between 1959 and 1969, so as to recover the possible nexus between philosophy and theoretical education in his work, the meaning that his critical thinking and his conception of political education has taken in this context and to discuss how relevant this is nowadays. We therefore intend to reconstitute Adorno’s reflection on the topicand understand its meaning in his philosophical project in order to see the educational philosophical aspect in his critical thinking.Key words Theodor W. Adorno. Crisis of human formation. Political education. Philosophy of educationUniversidade Estadual de Campinas2016-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642840Pro-Posições; Vol. 23 No. 3: set.dez.2012[69]; 133-157Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 3: set.dez.2012[69]; 133-157Pro-Posições; v. 23 n. 3: set.dez.2012[69]; 133-1571980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642840/10421Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPagni, Pedro Angelo2016-02-18T14:43:31Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8642840Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-02-18T14:43:31Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
title Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
spellingShingle Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
Pagni, Pedro Angelo
Theodor W. Adorno. Crise da formação humana. Educação política. Filosofia da educação
Educação
title_short Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
title_full Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
title_fullStr Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
title_full_unstemmed Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
title_sort Os elos entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor W. Adorno
author Pagni, Pedro Angelo
author_facet Pagni, Pedro Angelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagni, Pedro Angelo
dc.subject.por.fl_str_mv Theodor W. Adorno. Crise da formação humana. Educação política. Filosofia da educação
Educação
topic Theodor W. Adorno. Crise da formação humana. Educação política. Filosofia da educação
Educação
description Este artigo aborda as relações entre a filosofia e a educação no pensamento de Theodor Adorno. A partir da reflexão elaborada pelo frankfurtiano acerca da relação entre teoria e práxis, procuramos compreender o papel político conferido às suas concep- ções de filosofia e de formação humana e discutir os seus limites e possibilidades no presente. Para tanto, elegemos como objeto de análise as conferências pronunciadas pelo autor e os artigos que escreveu sobre o assunto, entre 1959 e 1969, com o objetivo de recuperar os possíveis nexos teóricos entre filosofia e educação em sua obra e o significado que seu pensamento crítico e sua concepção de educação política assumiram nesse contexto; e de discutir sua eventual atualidade. Pretendemos, assim, reconstituir a reflexão de Adorno sobre o tema, compreendendo o seu significado em seu projeto filosófico, de modo a vislumbrar a face filosófica educacional de seu pensamento crítico.AbstractThis article discusses the relationship between philosophy and education in Theodor Adorno’s ideas. From the reflection about the relation between theory and praxis in his thoughts, we seek to understand the political role within his conceptions of philosophy and human formation and discuss limits and possibilities in the present. To this end, we selected for our object of analysis the conferences given by the author and articles he wrote on the subject, between 1959 and 1969, so as to recover the possible nexus between philosophy and theoretical education in his work, the meaning that his critical thinking and his conception of political education has taken in this context and to discuss how relevant this is nowadays. We therefore intend to reconstitute Adorno’s reflection on the topicand understand its meaning in his philosophical project in order to see the educational philosophical aspect in his critical thinking.Key words Theodor W. Adorno. Crisis of human formation. Political education. Philosophy of education
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642840
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642840/10421
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Pro-Posições
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Pro-Posições; Vol. 23 No. 3: set.dez.2012[69]; 133-157
Pro-Posições; Vol. 23 Núm. 3: set.dez.2012[69]; 133-157
Pro-Posições; v. 23 n. 3: set.dez.2012[69]; 133-157
1980-6248
reponame:Pro-Posições (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Pro-Posições (Online)
collection Pro-Posições (Online)
repository.name.fl_str_mv Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||proposic@unicamp.br
_version_ 1800217184332414976