Educação sexual a distância: revisão da literatura e análise de cursos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Karla Cristina Vicentini de [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204331
Resumo: As temáticas de educação sexual e sexualidade estão cada vez mais presentes no cotidiano de muitos (as) profissionais e educadores (as) e a oferta e a procura por cursos a distância que os (as) auxiliem nessa tarefa são cada vez maiores. Apesar do aumento dos cursos, também há poucos estudos sobre a sua organização, estruturação, conteúdos, metodologias e qualidade, visando prever sua eficácia. Esta pesquisa qualitativa-descritiva, tipo documental, teve por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre cursos de sexualidade e educação sexual na modalidade a distância, seguido de um levantamento e análise dos currículos de alguns cursos oferecidos no Brasil. Ela foi realizada em duas fases. Na Fase 1 ocorreu a revisão sistemática da literatura que identificou o total de 41 documentos (artigos, dissertações e/ou teses) nos três idiomas, sendo 19 documentos de origem brasileira, 12 americanos e 10 espanhóis que foram agrupados em quatro categorias. Para aprofundar a análise, foi selecionada a Categoria Educação Sexual, Metodologias e/ou Tecnologias de Ensino na Área composta por 7 documentos, sendo 3 de origem brasileira, 2 americanos, 2 espanhóis. Verificou-se pouco material publicado e, nesses, a maior parte das propostas era mapear, analisar a estrutura e o conteúdo dos cursos de educação sexual a distância e as experiências da implementação das tecnologias da informação e comunicação para a realização da educação sexual em ambientes escolares nos diversos níveis de ensino e em diversos países, mas mesmo assim faltam conteúdos a respeito do assunto. Na Fase 2, procedeu-se outra busca, a de cursos de sexualidade e/ou educação sexual oferecidos e disponíveis no Brasil. Identificou-se 41 cursos, sendo 20 deles de pós-graduação, 20 de curta duração e 1 curso profissionalizante, que foram agrupados em categorias para posterior análise de currículo. Foram selecionados para análise 14 dos Cursos de Pós-Graduação em Sexualidade e Educação Sexual devido aos critérios de seleção, sendo que dois cursos tiveram análise pela ementa das disciplinas e doze a partir das disciplinas e carga horária nas grades curriculares disponibilizadas. Os resultados da Fase 2 indicam que os cursos na modalidade a distância apesar de trazerem conteúdos relacionados à sexualidade e à educação sexual, mostraram-se falhos em suas grades curriculares e propostas educativas, pois deveriam, enquanto instrumentos de formação profissional, proporcionar um processo de ensino e aprendizagem a partir de uma proposta que vise a regulamentação vigente e as necessidades do público alvo, ou seja, mesmo que tenham sido estruturados com a intenção pedagógica de formação profissional e difusão de conhecimento, não cumprem com o papel proposto, tornando-se apenas produto comercial de cursos. Concluímos que há muito que refletir e avançar sobre os currículos dos Cursos de Pós-Graduação em Sexualidade e Educação Sexual na modalidade a distância oferecidos no Brasil; é necessário que existam legislações para servirem de base para a formação dos currículos e fiscalizações frente às propostas desses cursos para assegurar que sejam oferecidos conteúdos relevantes à formação profissional e às necessidades do público, principalmente, no que se refere a reestruturação de conteúdos e de cargas horárias.
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Esta pesquisa qualitativa-descritiva, tipo documental, teve por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura sobre cursos de sexualidade e educação sexual na modalidade a distância, seguido de um levantamento e análise dos currículos de alguns cursos oferecidos no Brasil. Ela foi realizada em duas fases. Na Fase 1 ocorreu a revisão sistemática da literatura que identificou o total de 41 documentos (artigos, dissertações e/ou teses) nos três idiomas, sendo 19 documentos de origem brasileira, 12 americanos e 10 espanhóis que foram agrupados em quatro categorias. Para aprofundar a análise, foi selecionada a Categoria Educação Sexual, Metodologias e/ou Tecnologias de Ensino na Área composta por 7 documentos, sendo 3 de origem brasileira, 2 americanos, 2 espanhóis. Verificou-se pouco material publicado e, nesses, a maior parte das propostas era mapear, analisar a estrutura e o conteúdo dos cursos de educação sexual a distância e as experiências da implementação das tecnologias da informação e comunicação para a realização da educação sexual em ambientes escolares nos diversos níveis de ensino e em diversos países, mas mesmo assim faltam conteúdos a respeito do assunto. Na Fase 2, procedeu-se outra busca, a de cursos de sexualidade e/ou educação sexual oferecidos e disponíveis no Brasil. Identificou-se 41 cursos, sendo 20 deles de pós-graduação, 20 de curta duração e 1 curso profissionalizante, que foram agrupados em categorias para posterior análise de currículo. Foram selecionados para análise 14 dos Cursos de Pós-Graduação em Sexualidade e Educação Sexual devido aos critérios de seleção, sendo que dois cursos tiveram análise pela ementa das disciplinas e doze a partir das disciplinas e carga horária nas grades curriculares disponibilizadas. Os resultados da Fase 2 indicam que os cursos na modalidade a distância apesar de trazerem conteúdos relacionados à sexualidade e à educação sexual, mostraram-se falhos em suas grades curriculares e propostas educativas, pois deveriam, enquanto instrumentos de formação profissional, proporcionar um processo de ensino e aprendizagem a partir de uma proposta que vise a regulamentação vigente e as necessidades do público alvo, ou seja, mesmo que tenham sido estruturados com a intenção pedagógica de formação profissional e difusão de conhecimento, não cumprem com o papel proposto, tornando-se apenas produto comercial de cursos. Concluímos que há muito que refletir e avançar sobre os currículos dos Cursos de Pós-Graduação em Sexualidade e Educação Sexual na modalidade a distância oferecidos no Brasil; é necessário que existam legislações para servirem de base para a formação dos currículos e fiscalizações frente às propostas desses cursos para assegurar que sejam oferecidos conteúdos relevantes à formação profissional e às necessidades do público, principalmente, no que se refere a reestruturação de conteúdos e de cargas horárias.The thematic of sex education and sexuality are increasingly present in the daily life of many professionals and educators, and the offer and demand for distance learning courses that help them in this task is constantly growing. Despite the increase in courses, there are also few studies about their organization, structuring, content, methodologies, and quality, aiming to predict their effectiveness. This qualitative-descriptive research, documentary type, aimed to carry out a systematic review of the literature on distance learning courses on sexuality and sex education, followed by a survey and analysis of the curricula of some courses offered in Brazil. It was carried out in two phases. In Phase 1 there was a systematic literature review that identified a total of 41 documents (articles, dissertations and/or theses) in three languages, 19 of which were Brazilian, 12 American, and 10 Spanish, which were grouped into four categories. To deepen the analysis, the category Sex Education, Teaching Methodologies and/or Technologies in the Area was selected, consisting of 7 documents, of which 3 were Brazilian, 2 American, and 2 Spanish. There was a lack of published material and, in the found ones, most of the proposals were to map, analyze the structure and content of distance sex education courses and the experiences of the implementation of information and communication technologies for the realization of sex education in school environments at different levels of education and in different countries, but even so, there is a lack of content on the subject. In Phase 2, we proceeded with another search, that of sexuality and/or sex education courses offered and available in Brazil. It was identified 41 courses, 20 of which were post-graduate, 20 short term, and 1 professional course, which were grouped into categories for further analysis of the curriculum. Fourteen of the postgraduate courses in Sexuality and Sexuality Education were selected for analysis due to the selection criteria. Two courses were analyzed based on the course descriptions and twelve based on the subjects and course hours in the curricula made available. The results of Phase 2 indicate that the distance learning courses, despite having contents related to sexuality and sexual education, have failed in their curricula and educational proposals, because they should, as instruments of professional training, provide a teaching and learning process from a proposal that aims at the current regulations and the needs of the target audience, that is, even if they have been structured with the pedagogical intention of professional training and dissemination of knowledge, they do not fulfill the proposed role, becoming only a commercial product of courses. We conclude that there is much to reflect on and advance in the curricula of the distance learning graduate courses in Sexuality and Sexual Education offered in Brazil; legislations are required to serve as a basis for the formation of curricula and supervision of the proposals of these courses to ensure that relevant content is offered for professional training and the needs of the public, especially regarding the restructuring of content and workloads.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bortolozzi, Ana Cláudia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araujo, Karla Cristina Vicentini de [UNESP]2021-04-12T16:22:07Z2021-04-12T16:22:07Z2021-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20433133004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204331Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:41:12.680464Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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