A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/122202 |
Resumo: | The key point of this work is the mathematics in tis more pleasant way, with its charms that explain much of what students would like to see justified on their daily lives. It is also considered the relevance of the transmission of scientific knowledge, whose pleasure is usually reduced because the student needs the previous knowledge socially produced to raise oneself culturally, providing to the student with intellectual enrichment. The Graham Bell tetrahedral kite is the motivating factor to study some topics of mathematics in high school, namely geometric progressions, similar triangles and pyramids |
id |
UNSP_cc37de8812bc08adcf4ccad178780907 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/122202 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagemBell, Alexander Graham 1847- 1922Matemática - Estudo e ensinoTriangulo - Estudo e ensinoSeries geometricasMatemática - MetodologiaMathematics Study and teachingThe key point of this work is the mathematics in tis more pleasant way, with its charms that explain much of what students would like to see justified on their daily lives. It is also considered the relevance of the transmission of scientific knowledge, whose pleasure is usually reduced because the student needs the previous knowledge socially produced to raise oneself culturally, providing to the student with intellectual enrichment. The Graham Bell tetrahedral kite is the motivating factor to study some topics of mathematics in high school, namely geometric progressions, similar triangles and pyramidsO ponto chave deste trabalho é o aprendizado da matemática na sua forma mais prazerosa, com seus encantos que explicam muito daquilo que os alunos gostariam que fosse justificado sobre o seu cotidiano. Porém não deixará de ser analisada a importância da transmissão do conhecimento científico, cujo prazer normalmente é diminuído, pois o aluno necessita dessa bagagem do saber produzido socialmente para se elevar culturalmente, proporcionando-lhe enriquecimento intelectual. A pipa tetraédrica de Graham Bell será o elemento motivador para o estudo de alguns tópicos da matemática do ensino médio, a saber: progressões geométricas, semelhança de triângulos e pirâmidesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Horita, Vanderlei Minori [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Everaldo Rodrigues [UNESP]2015-04-09T12:28:28Z2015-04-09T12:28:28Z2014-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis79 f. : il. color.application/pdfNUNES, Everaldo Rodrigues. A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem. 2014. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.http://hdl.handle.net/11449/122202000812383000812383.pdf31075010001P20105667064747001Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-15T06:16:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122202Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:23:36.521876Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem |
title |
A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem |
spellingShingle |
A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem Nunes, Everaldo Rodrigues [UNESP] Bell, Alexander Graham 1847- 1922 Matemática - Estudo e ensino Triangulo - Estudo e ensino Series geometricas Matemática - Metodologia Mathematics Study and teaching |
title_short |
A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem |
title_full |
A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem |
title_fullStr |
A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem |
title_sort |
A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem |
author |
Nunes, Everaldo Rodrigues [UNESP] |
author_facet |
Nunes, Everaldo Rodrigues [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Horita, Vanderlei Minori [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Everaldo Rodrigues [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bell, Alexander Graham 1847- 1922 Matemática - Estudo e ensino Triangulo - Estudo e ensino Series geometricas Matemática - Metodologia Mathematics Study and teaching |
topic |
Bell, Alexander Graham 1847- 1922 Matemática - Estudo e ensino Triangulo - Estudo e ensino Series geometricas Matemática - Metodologia Mathematics Study and teaching |
description |
The key point of this work is the mathematics in tis more pleasant way, with its charms that explain much of what students would like to see justified on their daily lives. It is also considered the relevance of the transmission of scientific knowledge, whose pleasure is usually reduced because the student needs the previous knowledge socially produced to raise oneself culturally, providing to the student with intellectual enrichment. The Graham Bell tetrahedral kite is the motivating factor to study some topics of mathematics in high school, namely geometric progressions, similar triangles and pyramids |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-29 2015-04-09T12:28:28Z 2015-04-09T12:28:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NUNES, Everaldo Rodrigues. A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem. 2014. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014. http://hdl.handle.net/11449/122202 000812383 000812383.pdf 31075010001P2 0105667064747001 |
identifier_str_mv |
NUNES, Everaldo Rodrigues. A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem. 2014. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014. 000812383 000812383.pdf 31075010001P2 0105667064747001 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/122202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
79 f. : il. color. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129196401098752 |