A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Everaldo Rodrigues [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/122202
Resumo: The key point of this work is the mathematics in tis more pleasant way, with its charms that explain much of what students would like to see justified on their daily lives. It is also considered the relevance of the transmission of scientific knowledge, whose pleasure is usually reduced because the student needs the previous knowledge socially produced to raise oneself culturally, providing to the student with intellectual enrichment. The Graham Bell tetrahedral kite is the motivating factor to study some topics of mathematics in high school, namely geometric progressions, similar triangles and pyramids
id UNSP_cc37de8812bc08adcf4ccad178780907
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/122202
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagemBell, Alexander Graham 1847- 1922Matemática - Estudo e ensinoTriangulo - Estudo e ensinoSeries geometricasMatemática - MetodologiaMathematics Study and teachingThe key point of this work is the mathematics in tis more pleasant way, with its charms that explain much of what students would like to see justified on their daily lives. It is also considered the relevance of the transmission of scientific knowledge, whose pleasure is usually reduced because the student needs the previous knowledge socially produced to raise oneself culturally, providing to the student with intellectual enrichment. The Graham Bell tetrahedral kite is the motivating factor to study some topics of mathematics in high school, namely geometric progressions, similar triangles and pyramidsO ponto chave deste trabalho é o aprendizado da matemática na sua forma mais prazerosa, com seus encantos que explicam muito daquilo que os alunos gostariam que fosse justificado sobre o seu cotidiano. Porém não deixará de ser analisada a importância da transmissão do conhecimento científico, cujo prazer normalmente é diminuído, pois o aluno necessita dessa bagagem do saber produzido socialmente para se elevar culturalmente, proporcionando-lhe enriquecimento intelectual. A pipa tetraédrica de Graham Bell será o elemento motivador para o estudo de alguns tópicos da matemática do ensino médio, a saber: progressões geométricas, semelhança de triângulos e pirâmidesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Horita, Vanderlei Minori [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nunes, Everaldo Rodrigues [UNESP]2015-04-09T12:28:28Z2015-04-09T12:28:28Z2014-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis79 f. : il. color.application/pdfNUNES, Everaldo Rodrigues. A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem. 2014. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.http://hdl.handle.net/11449/122202000812383000812383.pdf31075010001P20105667064747001Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-15T06:16:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/122202Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:23:36.521876Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem
title A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem
spellingShingle A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem
Nunes, Everaldo Rodrigues [UNESP]
Bell, Alexander Graham 1847- 1922
Matemática - Estudo e ensino
Triangulo - Estudo e ensino
Series geometricas
Matemática - Metodologia
Mathematics Study and teaching
title_short A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem
title_full A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem
title_fullStr A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem
title_full_unstemmed A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem
title_sort A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem
author Nunes, Everaldo Rodrigues [UNESP]
author_facet Nunes, Everaldo Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Horita, Vanderlei Minori [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Everaldo Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bell, Alexander Graham 1847- 1922
Matemática - Estudo e ensino
Triangulo - Estudo e ensino
Series geometricas
Matemática - Metodologia
Mathematics Study and teaching
topic Bell, Alexander Graham 1847- 1922
Matemática - Estudo e ensino
Triangulo - Estudo e ensino
Series geometricas
Matemática - Metodologia
Mathematics Study and teaching
description The key point of this work is the mathematics in tis more pleasant way, with its charms that explain much of what students would like to see justified on their daily lives. It is also considered the relevance of the transmission of scientific knowledge, whose pleasure is usually reduced because the student needs the previous knowledge socially produced to raise oneself culturally, providing to the student with intellectual enrichment. The Graham Bell tetrahedral kite is the motivating factor to study some topics of mathematics in high school, namely geometric progressions, similar triangles and pyramids
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-29
2015-04-09T12:28:28Z
2015-04-09T12:28:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Everaldo Rodrigues. A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem. 2014. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/122202
000812383
000812383.pdf
31075010001P2
0105667064747001
identifier_str_mv NUNES, Everaldo Rodrigues. A pipa tetraédrica de Graham Bell: abordagem em sala de aula como elemento motivador da aprendizagem. 2014. 79 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2014.
000812383
000812383.pdf
31075010001P2
0105667064747001
url http://hdl.handle.net/11449/122202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129196401098752