Programa de aprimoramento atenção integral à saúde da criança e do adolescente: uma proposta de extensão à comunidade
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Sa_de/Saude32.htm http://hdl.handle.net/11449/148249 |
Resumo: | Justificativa:O programa de aprimoramento profissional (PAP) da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP) foi criado pelo decreto 13.919/79 e representa um dos principais instrumentos de ação do Governo do Estado de São Paulo para estimular a formação pós-graduada dos recursos humanos responsáveis pelo atendimento e cuidado direto das necessidades de saúde da população do Estado. É gerido pelas seguintes instâncias e entidades: Conselho Estadual da Formação Profissional na Área da Saúde (CONFORPAS); Comissão Especial – Subcomissão de Aprimoramento; FUNDAP 1. Objetivos: Apresentar o programa desenvolvido pelo Depto. de Pediatria e Serviço Social do HC-FM Botucatu- UNESP, enfatizando a importância do aprimoramento profissional para o trabalho com crianças, adolescentes e seus familiares, divulgando a importância do PAP na formação profissional pós-graduada dos profissionais de Serviço Social. Resultados: No HC da Fac. de Medicina de Botucatu – UNESP, o Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente foi implantado pelo Depto. de Pediatria – Disciplina de Adolescência e Serviço Social em 1994. O programa tem duração de um ano com carga horária de 40 hs semanais (20% atividade teórica e 80% atividade prática). O aprimorando realiza atendimento individual às crianças, individual e grupal aos adolescentes e seus familiares, e/ou visitas domiciliárias supervisionadas, participando de atividades multi e interdisciplinares. Recebe mensalmente uma bolsa da FUNDAP e um auxílio alimentação da UNESP. Conclusões: Após alguns anos contribuindo para a formação profissional de assistentes sociais, observa-se que 9 concluíram o Programa, as quais se apresentam aptas a desenvolverem suas atividades junto à comunidade, reflexo dos subsídios oferecidos pelo programa. |
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