O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Jefrei Almeida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Breves, José De Sousa [UNESP], Gomes, Marcos José Negreiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682
http://hdl.handle.net/11449/212185
Resumo: This article describes not only the elaboration of a Virtual Learning Environment (VLE), suited to the development and teaching of reading in public schools of the State of Ceará but also to the advancement of a scientific methodological proposal and its use by students and educators in three public schools. Initially, the content was organized in a lesson sequencing proposal; subsequently, a VLE was developed and structured in consonance with the necessities described in the proposal. Ultimately, the VLE was used in three public schools in the State of Ceará. After the term the learning environment was applied, the subjects filled a questionnaire about it and also about the methodological proposal. The analysis of the answers demonstrated that the environment and the methodological proposal contributed significantly to the improvement of the teaching of reading in public schools.
id UNSP_cc40b2b017f4f2514df726fb15e40b78
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212185
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses*Teaching of reading in a virtual environment: the use of the platform Afiando Palavras in the public schools of CearáVirtual Learning Environment (VLE)teaching of readinglesson sequencing.ambiente virtual de aprendizagem (AVA)ensino de leiturasequências didáticas.This article describes not only the elaboration of a Virtual Learning Environment (VLE), suited to the development and teaching of reading in public schools of the State of Ceará but also to the advancement of a scientific methodological proposal and its use by students and educators in three public schools. Initially, the content was organized in a lesson sequencing proposal; subsequently, a VLE was developed and structured in consonance with the necessities described in the proposal. Ultimately, the VLE was used in three public schools in the State of Ceará. After the term the learning environment was applied, the subjects filled a questionnaire about it and also about the methodological proposal. The analysis of the answers demonstrated that the environment and the methodological proposal contributed significantly to the improvement of the teaching of reading in public schools.O artigo relata não apenas a construção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), voltado para o desenvolvimento e ensino da leitura em escolas públicas do estado do Ceará, mas também a construção de uma proposta metodológica própria e a sua utilização em três escolas públicas estaduais por professores e alunos. Inicialmente, idealizou-se a organização dos conteúdos numa proposta de sequência didática. No segundo momento, criou-se um AVA, estruturado de acordo com as necessidades da proposta idealizada. Por fim, fez-se uso do ambiente em três escolas da rede pública do estado do Ceará. Após esse período, os sujeitos da pesquisa preencheram um questionário avaliativo, a respeito de aspectos pertinentes ao ambiente e à proposta metodológica. Concluída a análise das respostas, constatou-se uma significativa contribuição do ambiente e da proposta metodológica para o desenvolvimento do ensino da leitura nas escolas.Faculdade Ateneu (Fate)Universidade Estadual do Ceará (UECE)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual do Ceará (Uece)Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraFaculdade Ateneu (Fate)Universidade Estadual do Ceará (UECE)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual do Ceará (Uece)Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Rocha, Jefrei AlmeidaBreves, José De Sousa [UNESP]Gomes, Marcos José Negreiros2021-07-14T10:36:01Z2021-07-14T10:36:01Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article467-488application/pdfhttp://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 98, n. 249, p. 467-488, 2017.0034-71832176-6681http://hdl.handle.net/11449/21218510.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682S2176-66812017000200467S2176-66812017000200467.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Estudos Pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-17T06:17:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212185Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:32:52.730009Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses*
Teaching of reading in a virtual environment: the use of the platform Afiando Palavras in the public schools of Ceará
title O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses*
spellingShingle O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses*
Rocha, Jefrei Almeida
Virtual Learning Environment (VLE)
teaching of reading
lesson sequencing.
ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
ensino de leitura
sequências didáticas.
title_short O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses*
title_full O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses*
title_fullStr O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses*
title_full_unstemmed O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses*
title_sort O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses*
author Rocha, Jefrei Almeida
author_facet Rocha, Jefrei Almeida
Breves, José De Sousa [UNESP]
Gomes, Marcos José Negreiros
author_role author
author2 Breves, José De Sousa [UNESP]
Gomes, Marcos José Negreiros
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faculdade Ateneu (Fate)
Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Estadual do Ceará (Uece)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Jefrei Almeida
Breves, José De Sousa [UNESP]
Gomes, Marcos José Negreiros
dc.subject.por.fl_str_mv Virtual Learning Environment (VLE)
teaching of reading
lesson sequencing.
ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
ensino de leitura
sequências didáticas.
topic Virtual Learning Environment (VLE)
teaching of reading
lesson sequencing.
ambiente virtual de aprendizagem (AVA)
ensino de leitura
sequências didáticas.
description This article describes not only the elaboration of a Virtual Learning Environment (VLE), suited to the development and teaching of reading in public schools of the State of Ceará but also to the advancement of a scientific methodological proposal and its use by students and educators in three public schools. Initially, the content was organized in a lesson sequencing proposal; subsequently, a VLE was developed and structured in consonance with the necessities described in the proposal. Ultimately, the VLE was used in three public schools in the State of Ceará. After the term the learning environment was applied, the subjects filled a questionnaire about it and also about the methodological proposal. The analysis of the answers demonstrated that the environment and the methodological proposal contributed significantly to the improvement of the teaching of reading in public schools.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-07-14T10:36:01Z
2021-07-14T10:36:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 98, n. 249, p. 467-488, 2017.
0034-7183
2176-6681
http://hdl.handle.net/11449/212185
10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682
S2176-66812017000200467
S2176-66812017000200467.pdf
url http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682
http://hdl.handle.net/11449/212185
identifier_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 98, n. 249, p. 467-488, 2017.
0034-7183
2176-6681
10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682
S2176-66812017000200467
S2176-66812017000200467.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 467-488
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129218442166272