O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682 http://hdl.handle.net/11449/212185 |
Resumo: | This article describes not only the elaboration of a Virtual Learning Environment (VLE), suited to the development and teaching of reading in public schools of the State of Ceará but also to the advancement of a scientific methodological proposal and its use by students and educators in three public schools. Initially, the content was organized in a lesson sequencing proposal; subsequently, a VLE was developed and structured in consonance with the necessities described in the proposal. Ultimately, the VLE was used in three public schools in the State of Ceará. After the term the learning environment was applied, the subjects filled a questionnaire about it and also about the methodological proposal. The analysis of the answers demonstrated that the environment and the methodological proposal contributed significantly to the improvement of the teaching of reading in public schools. |
id |
UNSP_cc40b2b017f4f2514df726fb15e40b78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/212185 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses*Teaching of reading in a virtual environment: the use of the platform Afiando Palavras in the public schools of CearáVirtual Learning Environment (VLE)teaching of readinglesson sequencing.ambiente virtual de aprendizagem (AVA)ensino de leiturasequências didáticas.This article describes not only the elaboration of a Virtual Learning Environment (VLE), suited to the development and teaching of reading in public schools of the State of Ceará but also to the advancement of a scientific methodological proposal and its use by students and educators in three public schools. Initially, the content was organized in a lesson sequencing proposal; subsequently, a VLE was developed and structured in consonance with the necessities described in the proposal. Ultimately, the VLE was used in three public schools in the State of Ceará. After the term the learning environment was applied, the subjects filled a questionnaire about it and also about the methodological proposal. The analysis of the answers demonstrated that the environment and the methodological proposal contributed significantly to the improvement of the teaching of reading in public schools.O artigo relata não apenas a construção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), voltado para o desenvolvimento e ensino da leitura em escolas públicas do estado do Ceará, mas também a construção de uma proposta metodológica própria e a sua utilização em três escolas públicas estaduais por professores e alunos. Inicialmente, idealizou-se a organização dos conteúdos numa proposta de sequência didática. No segundo momento, criou-se um AVA, estruturado de acordo com as necessidades da proposta idealizada. Por fim, fez-se uso do ambiente em três escolas da rede pública do estado do Ceará. Após esse período, os sujeitos da pesquisa preencheram um questionário avaliativo, a respeito de aspectos pertinentes ao ambiente e à proposta metodológica. Concluída a análise das respostas, constatou-se uma significativa contribuição do ambiente e da proposta metodológica para o desenvolvimento do ensino da leitura nas escolas.Faculdade Ateneu (Fate)Universidade Estadual do Ceará (UECE)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual do Ceará (Uece)Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio TeixeiraFaculdade Ateneu (Fate)Universidade Estadual do Ceará (UECE)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual do Ceará (Uece)Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Rocha, Jefrei AlmeidaBreves, José De Sousa [UNESP]Gomes, Marcos José Negreiros2021-07-14T10:36:01Z2021-07-14T10:36:01Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article467-488application/pdfhttp://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 98, n. 249, p. 467-488, 2017.0034-71832176-6681http://hdl.handle.net/11449/21218510.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682S2176-66812017000200467S2176-66812017000200467.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Estudos Pedagógicosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-17T06:17:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212185Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:32:52.730009Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses* Teaching of reading in a virtual environment: the use of the platform Afiando Palavras in the public schools of Ceará |
title |
O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses* |
spellingShingle |
O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses* Rocha, Jefrei Almeida Virtual Learning Environment (VLE) teaching of reading lesson sequencing. ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ensino de leitura sequências didáticas. |
title_short |
O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses* |
title_full |
O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses* |
title_fullStr |
O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses* |
title_full_unstemmed |
O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses* |
title_sort |
O ensino da leitura em ambiente virtual: o uso da plataforma “Afiando Palavras” em escolas públicas cearenses* |
author |
Rocha, Jefrei Almeida |
author_facet |
Rocha, Jefrei Almeida Breves, José De Sousa [UNESP] Gomes, Marcos José Negreiros |
author_role |
author |
author2 |
Breves, José De Sousa [UNESP] Gomes, Marcos José Negreiros |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faculdade Ateneu (Fate) Universidade Estadual do Ceará (UECE) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Estadual do Ceará (Uece) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Jefrei Almeida Breves, José De Sousa [UNESP] Gomes, Marcos José Negreiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Virtual Learning Environment (VLE) teaching of reading lesson sequencing. ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ensino de leitura sequências didáticas. |
topic |
Virtual Learning Environment (VLE) teaching of reading lesson sequencing. ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ensino de leitura sequências didáticas. |
description |
This article describes not only the elaboration of a Virtual Learning Environment (VLE), suited to the development and teaching of reading in public schools of the State of Ceará but also to the advancement of a scientific methodological proposal and its use by students and educators in three public schools. Initially, the content was organized in a lesson sequencing proposal; subsequently, a VLE was developed and structured in consonance with the necessities described in the proposal. Ultimately, the VLE was used in three public schools in the State of Ceará. After the term the learning environment was applied, the subjects filled a questionnaire about it and also about the methodological proposal. The analysis of the answers demonstrated that the environment and the methodological proposal contributed significantly to the improvement of the teaching of reading in public schools. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2021-07-14T10:36:01Z 2021-07-14T10:36:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 98, n. 249, p. 467-488, 2017. 0034-7183 2176-6681 http://hdl.handle.net/11449/212185 10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682 S2176-66812017000200467 S2176-66812017000200467.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682 http://hdl.handle.net/11449/212185 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 98, n. 249, p. 467-488, 2017. 0034-7183 2176-6681 10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2682 S2176-66812017000200467 S2176-66812017000200467.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
467-488 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129218442166272 |