A profissionalização docente: identidade e crise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane Paganini da [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90355
Resumo: Este trabalho pretendeu investigar se professores do II Ciclo do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) de uma escola de cidade do interior paulista, tinham consciência de suas responsabilidades como professor, suas funções e qual o seu valor atualmente. Entre outras coisas, pretendeu-se saber se a identidade dos professores se apresenta realmente em níveis, como avaliam a possível crise descrita na bibliografia educacional e, se estão conscientes dessa crise com seus determinantes. Juntamente com o referencial teórico de autores que tratam da identidade, dos saberes e das dificuldades do professor, utilizou-se como suporte para a análise a teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo e a tomada de consciência. Foram entrevistados 12 professores com base em um roteiro semi-estruturado, dividido em 3 eixos temáticos (Ser professor, Saberes docentes e Características e Consciência da crise) em que algumas das questões assentavam-se em situações contextualizadas. A partir de análise qualitativa e quantitativa, foi possível estabelecer níveis distintos da identidade profissional do professor (Nível I: Desvio de identidade, Nível II: Semi-identidade profissional, Nível III: Identidade e responsabilidade profissional), assim como níveis para a tomada de consciência da crise de identidade (Nível I: Consciência elementar ou periférica da crise de identidade profissional, Nível II: Consciência incipiente da crise de identidade profissional, Nível III: Consciência refletida da crise de identidade profissional) O trabalho possibilitou, também, entender quais as principais imagens que os próprios professores possuem de si como profissionais, assim como quais os atributos necessários para pertencer à profissão docente, a quem recorrem e onde buscam elementos para ser professor. Os resultados mostraram professores em muitos aspectos confusos, deixando entrever...
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