Evasão de jovens ingressantes pelo sistema de seleção unificada (SISU) no curso de administração da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Passos - MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, Inácio Ferreira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193296
Resumo: As políticas públicas de acesso ao ensino superior oferecem aos jovens a oportunidade de ingressarem em uma universidade e se prepararem para a vida profissional. Este trabalho é resultado de um estudo sobre a evasão escolar de jovens que ingressaram por meio do SISU, no curso de Administração de Empresas da Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade de Passos MG. A evasão representa um sério problema a ser enfrentado pelas universidades, resultante de fatores que pesam para o aluno permanecer ou não no curso. Diversas são as causas que levam os estudantes a abandonar a universidade: dificuldades financeiras, necessidade de trabalhar, troca de domicílio, orientação vocacional/profissional, mudança de curso, falta de interesse do aluno, dificuldades de acesso à universidade, desmotivação, entre outros. O objetivo da pesquisa se configura em conhecer as principais causas que levaram os jovens a abandonar o curso de Administração da UEMG - Passos. Para atingir esse propósito, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca do contexto histórico do ensino superior no Brasil, da evasão no ensino superior, das políticas públicas de juventude e de acesso ao ensino superior e políticas de assistência estudantil. A etapa posterior constituiu-se em uma pesquisa de campo, realizada com 11 estudantes evadidos do referido curso, e desse total oito estudantes aceitaram a participar das entrevistas. Os resultados apontaram fatores de ordem individual do estudante, de ordem interna e externa à universidade e que foram motivadores da evasão. Como fatores individuais do estudante, o estudo revelou a falta de interesse em frequentar às aulas, o desejo de mudar de curso, a falta de afinidade, desânimo e insatisfação com o curso. Como fatores internos à instituição revelou a necessidade de mudança na grade curricular do curso, as falhas do sistema informatizado Web giz, a falta de organização da universidade e a necessidade de integração dos professores e coordenador do curso com os alunos. Na dimensão externa à instituição, foram citados a necessidade de trabalhar. Por fim, foi sugerido uma proposta para o enfrentamento dos índices de evasão no curso de administração.
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Diversas são as causas que levam os estudantes a abandonar a universidade: dificuldades financeiras, necessidade de trabalhar, troca de domicílio, orientação vocacional/profissional, mudança de curso, falta de interesse do aluno, dificuldades de acesso à universidade, desmotivação, entre outros. O objetivo da pesquisa se configura em conhecer as principais causas que levaram os jovens a abandonar o curso de Administração da UEMG - Passos. Para atingir esse propósito, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca do contexto histórico do ensino superior no Brasil, da evasão no ensino superior, das políticas públicas de juventude e de acesso ao ensino superior e políticas de assistência estudantil. A etapa posterior constituiu-se em uma pesquisa de campo, realizada com 11 estudantes evadidos do referido curso, e desse total oito estudantes aceitaram a participar das entrevistas. Os resultados apontaram fatores de ordem individual do estudante, de ordem interna e externa à universidade e que foram motivadores da evasão. Como fatores individuais do estudante, o estudo revelou a falta de interesse em frequentar às aulas, o desejo de mudar de curso, a falta de afinidade, desânimo e insatisfação com o curso. Como fatores internos à instituição revelou a necessidade de mudança na grade curricular do curso, as falhas do sistema informatizado Web giz, a falta de organização da universidade e a necessidade de integração dos professores e coordenador do curso com os alunos. Na dimensão externa à instituição, foram citados a necessidade de trabalhar. Por fim, foi sugerido uma proposta para o enfrentamento dos índices de evasão no curso de administração.Public policies for access to higher education offer young people the opportunity to enter a university and prepare for professional life. This work is the result of a study on school dropout of young people who entered through SISU, in the Business Administration course at the University of the State of Minas Gerais - Passos MG unit. Evasion represents a serious problem to be faced by universities, resulting from factors that weigh on whether the student remains on the course or not. There are several causes that lead students to leave the university: financial difficulties, need to work, change of address, vocational / professional guidance, change of course, lack of student interest, difficulties in accessing the university, demotivation, among others. The objective of the research is to find out the main causes that led young people to abandon the UEMG - Passos Administration course. To achieve this purpose, a bibliographic review was carried out on the historical context of higher education in Brazil, evasion in higher education, public policies for youth and access to higher education and student assistance policies. The subsequent stage consisted of a field research, carried out with 11 students who had left the course, and of that total eight students accepted to participate in the interviews. The results pointed out factors of an individual student nature, internal and external to the university and which motivated dropout. As individual factors of the student, the study revealed the lack of interest in attending classes, the desire to change course, the lack of affinity, discouragement and dissatisfaction with the course. As factors internal to the institution, it revealed the need for a change in the curriculum of the course, the flaws in the computerized Web chalk system, the lack of organization at the university and the need to integrate teachers and the course coordinator with students. In the dimension external to the institution, the need to work was mentioned. Finally, a proposal was suggested to face the dropout rates in the administration course.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gracioli, Maria Madalena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva Júnior, Inácio Ferreira da2020-08-27T16:43:11Z2020-08-27T16:43:11Z2020-03-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19329633004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193296Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:59:15.160370Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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