O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico1 2
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0089 http://hdl.handle.net/11449/211472 |
Resumo: | A “teoria da reprodução”, enunciada por Bourdieu na década de 1960, sustentava que as classes menos favorecidas tinham acesso a oportunidades de menor prestígio no sistema escolar. No Brasil, desde então o sistema educacional sofreu uma grande ampliação qualitativa e quantitativa, gerando hierarquias de acordo com as classes sociais, inclusive entre modalidades de um mesmo curso de graduação. Neste trabalho, apresentaremos um caso que diverge dessa tradição no plano microssociológico em uma graduação em Química oferecida nas modalidades licenciatura e bacharelado. A partir de dados quantitativos, qualitativos e longitudinais, observamos que os licenciandos são originários de classes sociais menos favorecidas, mas concluem o curso com as mesmas oportunidades de inserção profissional e acadêmica que os bacharéis, de forma a alterar seu destino social mais provável. |
id |
UNSP_cc5ff99934f88e3beee2fd132a6c5089 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/211472 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico1 2ensino superiorsociologia da educaçãoPierre BourdieulicenciaturaA “teoria da reprodução”, enunciada por Bourdieu na década de 1960, sustentava que as classes menos favorecidas tinham acesso a oportunidades de menor prestígio no sistema escolar. No Brasil, desde então o sistema educacional sofreu uma grande ampliação qualitativa e quantitativa, gerando hierarquias de acordo com as classes sociais, inclusive entre modalidades de um mesmo curso de graduação. Neste trabalho, apresentaremos um caso que diverge dessa tradição no plano microssociológico em uma graduação em Química oferecida nas modalidades licenciatura e bacharelado. A partir de dados quantitativos, qualitativos e longitudinais, observamos que os licenciandos são originários de classes sociais menos favorecidas, mas concluem o curso com as mesmas oportunidades de inserção profissional e acadêmica que os bacharéis, de forma a alterar seu destino social mais provável.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUniversidade de São PauloUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoUNICAMP - Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Massi, Luciana [UNESP]Villani, Alberto2021-07-14T10:24:49Z2021-07-14T10:24:49Z2020-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article-application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0089Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 31, p. -, 2020.1980-6248http://hdl.handle.net/11449/21147210.1590/1980-6248-2017-0089S0103-73072020000100518S0103-73072020000100518.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-15T06:08:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/211472Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:01:45.798169Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico1 2 |
title |
O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico1 2 |
spellingShingle |
O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico1 2 Massi, Luciana [UNESP] ensino superior sociologia da educação Pierre Bourdieu licenciatura |
title_short |
O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico1 2 |
title_full |
O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico1 2 |
title_fullStr |
O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico1 2 |
title_full_unstemmed |
O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico1 2 |
title_sort |
O destino social de licenciandos e bacharéis em Química: um estudo de caso sobre a formação de professores no plano microssociológico1 2 |
author |
Massi, Luciana [UNESP] |
author_facet |
Massi, Luciana [UNESP] Villani, Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Villani, Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de São Paulo (USP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Massi, Luciana [UNESP] Villani, Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino superior sociologia da educação Pierre Bourdieu licenciatura |
topic |
ensino superior sociologia da educação Pierre Bourdieu licenciatura |
description |
A “teoria da reprodução”, enunciada por Bourdieu na década de 1960, sustentava que as classes menos favorecidas tinham acesso a oportunidades de menor prestígio no sistema escolar. No Brasil, desde então o sistema educacional sofreu uma grande ampliação qualitativa e quantitativa, gerando hierarquias de acordo com as classes sociais, inclusive entre modalidades de um mesmo curso de graduação. Neste trabalho, apresentaremos um caso que diverge dessa tradição no plano microssociológico em uma graduação em Química oferecida nas modalidades licenciatura e bacharelado. A partir de dados quantitativos, qualitativos e longitudinais, observamos que os licenciandos são originários de classes sociais menos favorecidas, mas concluem o curso com as mesmas oportunidades de inserção profissional e acadêmica que os bacharéis, de forma a alterar seu destino social mais provável. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-22 2021-07-14T10:24:49Z 2021-07-14T10:24:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0089 Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 31, p. -, 2020. 1980-6248 http://hdl.handle.net/11449/211472 10.1590/1980-6248-2017-0089 S0103-73072020000100518 S0103-73072020000100518.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0089 http://hdl.handle.net/11449/211472 |
identifier_str_mv |
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 31, p. -, 2020. 1980-6248 10.1590/1980-6248-2017-0089 S0103-73072020000100518 S0103-73072020000100518.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pro-Posições |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
- application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
UNICAMP - Faculdade de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128448846102528 |