Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vignoli, Jacqueline Costa Sanches [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86597
Resumo: A presente dissertação filia-se à Lingüística Textual, mais precisamente a uma abordagem sociocognitiva-interacionista, elegendo para objeto de estudo o texto, entendido como lugar de interação. Justificamos nosso recorte teórico pela opção de analisarmos, de maneira comparativa, as condições de produção e os textos delas resultantes, conjugando, portanto, o processo e seu produto. Nosso objetivo, então, é encontrar pistas nas produções escolares que remetam às orientações dadas em sala de aula, isto é, buscamos nos textos marcas que sinalizem as informações fornecidas em aulas de redação. Para tanto, observamos aulas em duas escolas particulares de São José do Rio Preto, ambas de terceiro ano do Ensino Médio, e relatamos os encaminhamentos dados para a produção textual. Essa descrição se baseou nos quatro sistemas cognitivos necessários para a produção textual – lingüístico, interacional, enciclopédico e sobre modelos textuais globais – descritos pela corrente sociocognitivista da Lingüística Textual, aos quais nós acrescentamos um outro saber - o conhecimento sobre organização tópica, pautado pelas propriedades da centração e da organicidade. Os textos coletados foram analisados a partir da categoria de tópico discursivo, com o intuito de observarmos a (des)organização tópica existente nas redação escolares. Quanto aos textos reescritos, além das aulas de orientação, levamos em conta as correções efetuadas pelos professores nos textos originais, a fim de verificar se esses novos direcionamentos contribuíam para a obtenção de textos organizados topicamente. Como resultado, percebemos que, apesar de algumas diferenças quanto ao modo de as aulas serem dadas nas duas salas informantes, a maioria dos textos não se apresentou dotado de organização tópica, fato que pôde ser explicitado pela natureza das orientações dadas em sala de aula.
id UNSP_cc73d2cd40aa766815be84c00fdbed54
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86597
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolaresLinguísticaAnálise do discursoLingüística textualTópico discursivoInteractionDiscursive topiTopical organizationKnowledge systemsSchool compositionA presente dissertação filia-se à Lingüística Textual, mais precisamente a uma abordagem sociocognitiva-interacionista, elegendo para objeto de estudo o texto, entendido como lugar de interação. Justificamos nosso recorte teórico pela opção de analisarmos, de maneira comparativa, as condições de produção e os textos delas resultantes, conjugando, portanto, o processo e seu produto. Nosso objetivo, então, é encontrar pistas nas produções escolares que remetam às orientações dadas em sala de aula, isto é, buscamos nos textos marcas que sinalizem as informações fornecidas em aulas de redação. Para tanto, observamos aulas em duas escolas particulares de São José do Rio Preto, ambas de terceiro ano do Ensino Médio, e relatamos os encaminhamentos dados para a produção textual. Essa descrição se baseou nos quatro sistemas cognitivos necessários para a produção textual – lingüístico, interacional, enciclopédico e sobre modelos textuais globais – descritos pela corrente sociocognitivista da Lingüística Textual, aos quais nós acrescentamos um outro saber - o conhecimento sobre organização tópica, pautado pelas propriedades da centração e da organicidade. Os textos coletados foram analisados a partir da categoria de tópico discursivo, com o intuito de observarmos a (des)organização tópica existente nas redação escolares. Quanto aos textos reescritos, além das aulas de orientação, levamos em conta as correções efetuadas pelos professores nos textos originais, a fim de verificar se esses novos direcionamentos contribuíam para a obtenção de textos organizados topicamente. Como resultado, percebemos que, apesar de algumas diferenças quanto ao modo de as aulas serem dadas nas duas salas informantes, a maioria dos textos não se apresentou dotado de organização tópica, fato que pôde ser explicitado pela natureza das orientações dadas em sala de aula.The current dissertation joins to the Textual Linguistics with a sociocognitive – interacting approach, choosing as study goal the text, seen as the interaction place. The theoretical clipping is justified by the comparative analysis of the production conditions and the resulting texts, therefore joining the process and the product. The goal is to find clues in the school productions that rely on the classroom orientation, that is, we seek for signs from the composition classes. So that we observed classes in two private school groups in Sao Jose do Rio Preto, both in the third year of High School, and enrolled the directions given to textual production – linguistics, interactive, encyclopedic and about the global textual models – as described by the sociocognitivist running of Textual Linguistics, to which we added another knowledge – about topical organization, regulated by the properties of “centration” and “organicity”. The collected texts were analysed in the category of discursive topic, with the intention of observing the topical (dis)organization in the school compositions. As for the rewritten texts, besides the orientation classes, the corrections made by the teachers into the original texts were taken into account, in order to verify if the new orientations contributed in obtaining texts with topical organization. As a result, it was noticed that, in spite of some differences in the way the classes were given in the two observed groups, most of the texts weren’t endowed with topical organization and this result could be explained by the nature of orientation that were given in the classes.Seed - Secretaria de Educação do Estado de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Jubran, Clélia Cândida Abreu Spinardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vignoli, Jacqueline Costa Sanches [UNESP]2014-06-11T19:22:20Z2014-06-11T19:22:20Z2007-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis98 f. : il.application/pdfVIGNOLI, Jacqueline Costa Sanches. Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares. 2007. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/86597000550050vignoli_jcs_me_sjrp.pdf33004153069P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-13T06:10:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86597Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-13T06:10:22Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares
title Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares
spellingShingle Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares
Vignoli, Jacqueline Costa Sanches [UNESP]
Linguística
Análise do discurso
Lingüística textual
Tópico discursivo
Interaction
Discursive topi
Topical organization
Knowledge systems
School composition
title_short Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares
title_full Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares
title_fullStr Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares
title_full_unstemmed Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares
title_sort Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares
author Vignoli, Jacqueline Costa Sanches [UNESP]
author_facet Vignoli, Jacqueline Costa Sanches [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jubran, Clélia Cândida Abreu Spinardi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vignoli, Jacqueline Costa Sanches [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Análise do discurso
Lingüística textual
Tópico discursivo
Interaction
Discursive topi
Topical organization
Knowledge systems
School composition
topic Linguística
Análise do discurso
Lingüística textual
Tópico discursivo
Interaction
Discursive topi
Topical organization
Knowledge systems
School composition
description A presente dissertação filia-se à Lingüística Textual, mais precisamente a uma abordagem sociocognitiva-interacionista, elegendo para objeto de estudo o texto, entendido como lugar de interação. Justificamos nosso recorte teórico pela opção de analisarmos, de maneira comparativa, as condições de produção e os textos delas resultantes, conjugando, portanto, o processo e seu produto. Nosso objetivo, então, é encontrar pistas nas produções escolares que remetam às orientações dadas em sala de aula, isto é, buscamos nos textos marcas que sinalizem as informações fornecidas em aulas de redação. Para tanto, observamos aulas em duas escolas particulares de São José do Rio Preto, ambas de terceiro ano do Ensino Médio, e relatamos os encaminhamentos dados para a produção textual. Essa descrição se baseou nos quatro sistemas cognitivos necessários para a produção textual – lingüístico, interacional, enciclopédico e sobre modelos textuais globais – descritos pela corrente sociocognitivista da Lingüística Textual, aos quais nós acrescentamos um outro saber - o conhecimento sobre organização tópica, pautado pelas propriedades da centração e da organicidade. Os textos coletados foram analisados a partir da categoria de tópico discursivo, com o intuito de observarmos a (des)organização tópica existente nas redação escolares. Quanto aos textos reescritos, além das aulas de orientação, levamos em conta as correções efetuadas pelos professores nos textos originais, a fim de verificar se esses novos direcionamentos contribuíam para a obtenção de textos organizados topicamente. Como resultado, percebemos que, apesar de algumas diferenças quanto ao modo de as aulas serem dadas nas duas salas informantes, a maioria dos textos não se apresentou dotado de organização tópica, fato que pôde ser explicitado pela natureza das orientações dadas em sala de aula.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-14
2014-06-11T19:22:20Z
2014-06-11T19:22:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIGNOLI, Jacqueline Costa Sanches. Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares. 2007. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/86597
000550050
vignoli_jcs_me_sjrp.pdf
33004153069P5
identifier_str_mv VIGNOLI, Jacqueline Costa Sanches. Os alunos não sabem escrever: a (des)organização tópica de redações escolares. 2007. 98 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2007.
000550050
vignoli_jcs_me_sjrp.pdf
33004153069P5
url http://hdl.handle.net/11449/86597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649405479288832