Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144490 |
Resumo: | Refletindo sobre o espaço de construção do saber antes permeado pelas discussões sobre produções artísticas e pelo diálogo e agora tomado por certezas e pelo monólogo, uma primeira evidência: o distanciamento entre minha prática pedagógica e minha prática artística. Diante desta fragmentação entre os pensamentos (theoria, práxis e poiesis) esta dissertação propõe discutir, a partir das fragmentações que circundam o ensino de arte seja na instituição através do tempo, do espaço e do saber, como também na figura do próprio educador - e como isto interfere no ato educativo. Propõe-se, então, uma reflexão sobre a relação dialógica que se constrói entre mestre e ‘aprendente’ através das relações entre Tarsila do Amaral e Antônio Carlos (Tuneu) Rodrigues; bem como entre Shoko Suzuki e Sumaya M. Moraes, aos olhos de Rancière e Freire, além de Bourriaud que ajudará a pensar a relação além do diálogo; Valente a partir do ‘Hidridismo Interformativo’ e Salles através da ‘Crítica Genética’ . E essas relações transpostas para a sala de aula pela figura do educador A/R/Tógrafo – a partir da A/R/Tografia de Irwin - apresenta-se como possibilidade de busca dessa transformação. |
id |
UNSP_cccb34bd6d1a7beda58ff8b5fc45d21d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/144490 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artísticaTeacher-researcher-artist: reflections for educational artistic practiceProposta colaborativaA/R/TografiaHíbridoProcessoArte/EducaçãoRefletindo sobre o espaço de construção do saber antes permeado pelas discussões sobre produções artísticas e pelo diálogo e agora tomado por certezas e pelo monólogo, uma primeira evidência: o distanciamento entre minha prática pedagógica e minha prática artística. Diante desta fragmentação entre os pensamentos (theoria, práxis e poiesis) esta dissertação propõe discutir, a partir das fragmentações que circundam o ensino de arte seja na instituição através do tempo, do espaço e do saber, como também na figura do próprio educador - e como isto interfere no ato educativo. Propõe-se, então, uma reflexão sobre a relação dialógica que se constrói entre mestre e ‘aprendente’ através das relações entre Tarsila do Amaral e Antônio Carlos (Tuneu) Rodrigues; bem como entre Shoko Suzuki e Sumaya M. Moraes, aos olhos de Rancière e Freire, além de Bourriaud que ajudará a pensar a relação além do diálogo; Valente a partir do ‘Hidridismo Interformativo’ e Salles através da ‘Crítica Genética’ . E essas relações transpostas para a sala de aula pela figura do educador A/R/Tógrafo – a partir da A/R/Tografia de Irwin - apresenta-se como possibilidade de busca dessa transformação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Agnaldo Valente Germano da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valim, Natália Cabrera Flores [UNESP]2016-11-01T15:44:41Z2016-11-01T15:44:41Z2016-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14449000087504241002016026P15634804722088553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-14T06:24:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144490Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:21:22.570517Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística Teacher-researcher-artist: reflections for educational artistic practice |
title |
Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística |
spellingShingle |
Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística Valim, Natália Cabrera Flores [UNESP] Proposta colaborativa A/R/Tografia Híbrido Processo Arte/Educação |
title_short |
Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística |
title_full |
Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística |
title_fullStr |
Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística |
title_full_unstemmed |
Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística |
title_sort |
Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística |
author |
Valim, Natália Cabrera Flores [UNESP] |
author_facet |
Valim, Natália Cabrera Flores [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Agnaldo Valente Germano da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valim, Natália Cabrera Flores [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proposta colaborativa A/R/Tografia Híbrido Processo Arte/Educação |
topic |
Proposta colaborativa A/R/Tografia Híbrido Processo Arte/Educação |
description |
Refletindo sobre o espaço de construção do saber antes permeado pelas discussões sobre produções artísticas e pelo diálogo e agora tomado por certezas e pelo monólogo, uma primeira evidência: o distanciamento entre minha prática pedagógica e minha prática artística. Diante desta fragmentação entre os pensamentos (theoria, práxis e poiesis) esta dissertação propõe discutir, a partir das fragmentações que circundam o ensino de arte seja na instituição através do tempo, do espaço e do saber, como também na figura do próprio educador - e como isto interfere no ato educativo. Propõe-se, então, uma reflexão sobre a relação dialógica que se constrói entre mestre e ‘aprendente’ através das relações entre Tarsila do Amaral e Antônio Carlos (Tuneu) Rodrigues; bem como entre Shoko Suzuki e Sumaya M. Moraes, aos olhos de Rancière e Freire, além de Bourriaud que ajudará a pensar a relação além do diálogo; Valente a partir do ‘Hidridismo Interformativo’ e Salles através da ‘Crítica Genética’ . E essas relações transpostas para a sala de aula pela figura do educador A/R/Tógrafo – a partir da A/R/Tografia de Irwin - apresenta-se como possibilidade de busca dessa transformação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-01T15:44:41Z 2016-11-01T15:44:41Z 2016-08-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/144490 000875042 41002016026P1 5634804722088553 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/144490 |
identifier_str_mv |
000875042 41002016026P1 5634804722088553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129192281243648 |