Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valim, Natália Cabrera Flores [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/144490
Resumo: Refletindo sobre o espaço de construção do saber antes permeado pelas discussões sobre produções artísticas e pelo diálogo e agora tomado por certezas e pelo monólogo, uma primeira evidência: o distanciamento entre minha prática pedagógica e minha prática artística. Diante desta fragmentação entre os pensamentos (theoria, práxis e poiesis) esta dissertação propõe discutir, a partir das fragmentações que circundam o ensino de arte seja na instituição através do tempo, do espaço e do saber, como também na figura do próprio educador - e como isto interfere no ato educativo. Propõe-se, então, uma reflexão sobre a relação dialógica que se constrói entre mestre e ‘aprendente’ através das relações entre Tarsila do Amaral e Antônio Carlos (Tuneu) Rodrigues; bem como entre Shoko Suzuki e Sumaya M. Moraes, aos olhos de Rancière e Freire, além de Bourriaud que ajudará a pensar a relação além do diálogo; Valente a partir do ‘Hidridismo Interformativo’ e Salles através da ‘Crítica Genética’ . E essas relações transpostas para a sala de aula pela figura do educador A/R/Tógrafo – a partir da A/R/Tografia de Irwin - apresenta-se como possibilidade de busca dessa transformação.
id UNSP_cccb34bd6d1a7beda58ff8b5fc45d21d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144490
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artísticaTeacher-researcher-artist: reflections for educational artistic practiceProposta colaborativaA/R/TografiaHíbridoProcessoArte/EducaçãoRefletindo sobre o espaço de construção do saber antes permeado pelas discussões sobre produções artísticas e pelo diálogo e agora tomado por certezas e pelo monólogo, uma primeira evidência: o distanciamento entre minha prática pedagógica e minha prática artística. Diante desta fragmentação entre os pensamentos (theoria, práxis e poiesis) esta dissertação propõe discutir, a partir das fragmentações que circundam o ensino de arte seja na instituição através do tempo, do espaço e do saber, como também na figura do próprio educador - e como isto interfere no ato educativo. Propõe-se, então, uma reflexão sobre a relação dialógica que se constrói entre mestre e ‘aprendente’ através das relações entre Tarsila do Amaral e Antônio Carlos (Tuneu) Rodrigues; bem como entre Shoko Suzuki e Sumaya M. Moraes, aos olhos de Rancière e Freire, além de Bourriaud que ajudará a pensar a relação além do diálogo; Valente a partir do ‘Hidridismo Interformativo’ e Salles através da ‘Crítica Genética’ . E essas relações transpostas para a sala de aula pela figura do educador A/R/Tógrafo – a partir da A/R/Tografia de Irwin - apresenta-se como possibilidade de busca dessa transformação.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Agnaldo Valente Germano da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valim, Natália Cabrera Flores [UNESP]2016-11-01T15:44:41Z2016-11-01T15:44:41Z2016-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14449000087504241002016026P15634804722088553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-14T06:24:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144490Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:21:22.570517Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística
Teacher-researcher-artist: reflections for educational artistic practice
title Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística
spellingShingle Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística
Valim, Natália Cabrera Flores [UNESP]
Proposta colaborativa
A/R/Tografia
Híbrido
Processo
Arte/Educação
title_short Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística
title_full Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística
title_fullStr Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística
title_full_unstemmed Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística
title_sort Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística
author Valim, Natália Cabrera Flores [UNESP]
author_facet Valim, Natália Cabrera Flores [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Agnaldo Valente Germano da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valim, Natália Cabrera Flores [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Proposta colaborativa
A/R/Tografia
Híbrido
Processo
Arte/Educação
topic Proposta colaborativa
A/R/Tografia
Híbrido
Processo
Arte/Educação
description Refletindo sobre o espaço de construção do saber antes permeado pelas discussões sobre produções artísticas e pelo diálogo e agora tomado por certezas e pelo monólogo, uma primeira evidência: o distanciamento entre minha prática pedagógica e minha prática artística. Diante desta fragmentação entre os pensamentos (theoria, práxis e poiesis) esta dissertação propõe discutir, a partir das fragmentações que circundam o ensino de arte seja na instituição através do tempo, do espaço e do saber, como também na figura do próprio educador - e como isto interfere no ato educativo. Propõe-se, então, uma reflexão sobre a relação dialógica que se constrói entre mestre e ‘aprendente’ através das relações entre Tarsila do Amaral e Antônio Carlos (Tuneu) Rodrigues; bem como entre Shoko Suzuki e Sumaya M. Moraes, aos olhos de Rancière e Freire, além de Bourriaud que ajudará a pensar a relação além do diálogo; Valente a partir do ‘Hidridismo Interformativo’ e Salles através da ‘Crítica Genética’ . E essas relações transpostas para a sala de aula pela figura do educador A/R/Tógrafo – a partir da A/R/Tografia de Irwin - apresenta-se como possibilidade de busca dessa transformação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-01T15:44:41Z
2016-11-01T15:44:41Z
2016-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144490
000875042
41002016026P1
5634804722088553
url http://hdl.handle.net/11449/144490
identifier_str_mv 000875042
41002016026P1
5634804722088553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129192281243648