A história africana e suas representações nos livros didáticos de uma escola pública de Botucatu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/152158 |
Resumo: | O presente trabalho analisa como a história africana está representada nos livros didáticos de uma escola pública estadual na cidade de Botucatu e sua utilização como recurso didático perante à Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História da África nas escolas brasileiras. Também procurou investigar como a história africana é tratada na perspectiva do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e como os professores da escola abordam as questões concernentes a História da África em suas aulas. |
id |
UNSP_cd0fe7e5fe499dd1135fb4b45cedb023 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/152158 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A história africana e suas representações nos livros didáticos de uma escola pública de BotucatuAfrican history and its representations in the textbooks of a public school in BotucatuEducação básicaCurrículo do Estado de São PauloEnsino de HistóriaMaterial didáticoHistória da ÁfricaBasic educationCurriculum of the State of São PauloHistory teachingCoursewareHistory of AfricaO presente trabalho analisa como a história africana está representada nos livros didáticos de uma escola pública estadual na cidade de Botucatu e sua utilização como recurso didático perante à Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História da África nas escolas brasileiras. Também procurou investigar como a história africana é tratada na perspectiva do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e como os professores da escola abordam as questões concernentes a História da África em suas aulas.The present work analyze how African history is represented in the textbooks of a state public school in the city of Botucatu and its use as a didactic resource before Law 10.639 / 2003, which establishes the obligation of teaching African history in schools Brazilians. It also sought to investigate how African history is treated from the perspective of the official curriculum of the State of São Paulo and how the school teachers approach the issues concerning the History of Africa in their classes.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Celeste Filho, Macioniro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Engela, Mario Alberto Gonçalves da Silva [UNESP]2017-11-28T17:00:50Z2017-11-28T17:00:50Z2017-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15215800089456833004056091P04837831739771633porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-17T06:22:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152158Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-17T06:22:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história africana e suas representações nos livros didáticos de uma escola pública de Botucatu African history and its representations in the textbooks of a public school in Botucatu |
title |
A história africana e suas representações nos livros didáticos de uma escola pública de Botucatu |
spellingShingle |
A história africana e suas representações nos livros didáticos de uma escola pública de Botucatu Engela, Mario Alberto Gonçalves da Silva [UNESP] Educação básica Currículo do Estado de São Paulo Ensino de História Material didático História da África Basic education Curriculum of the State of São Paulo History teaching Courseware History of Africa |
title_short |
A história africana e suas representações nos livros didáticos de uma escola pública de Botucatu |
title_full |
A história africana e suas representações nos livros didáticos de uma escola pública de Botucatu |
title_fullStr |
A história africana e suas representações nos livros didáticos de uma escola pública de Botucatu |
title_full_unstemmed |
A história africana e suas representações nos livros didáticos de uma escola pública de Botucatu |
title_sort |
A história africana e suas representações nos livros didáticos de uma escola pública de Botucatu |
author |
Engela, Mario Alberto Gonçalves da Silva [UNESP] |
author_facet |
Engela, Mario Alberto Gonçalves da Silva [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Celeste Filho, Macioniro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Engela, Mario Alberto Gonçalves da Silva [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica Currículo do Estado de São Paulo Ensino de História Material didático História da África Basic education Curriculum of the State of São Paulo History teaching Courseware History of Africa |
topic |
Educação básica Currículo do Estado de São Paulo Ensino de História Material didático História da África Basic education Curriculum of the State of São Paulo History teaching Courseware History of Africa |
description |
O presente trabalho analisa como a história africana está representada nos livros didáticos de uma escola pública estadual na cidade de Botucatu e sua utilização como recurso didático perante à Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História da África nas escolas brasileiras. Também procurou investigar como a história africana é tratada na perspectiva do Currículo Oficial do Estado de São Paulo e como os professores da escola abordam as questões concernentes a História da África em suas aulas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-28T17:00:50Z 2017-11-28T17:00:50Z 2017-03-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/152158 000894568 33004056091P0 4837831739771633 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/152158 |
identifier_str_mv |
000894568 33004056091P0 4837831739771633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650277935415296 |