Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mário José Van Thienen da [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102071
Resumo: O trabalho de doutorado trata do conceito de interatividade dos recursos virtuais fundamentada na interação/mediação de Lev Vygotski, em sua teoria Sócio-Histórica. Na busca por indícios que apontem para um incremento no nível de alfabetização em Ciências dos alunos, utilizou-se o apoio de recursos virtuais em aulas de física no ensino médio. A influência da escolha de um recurso virtual desenvolvido para a Educação à Distância, o AVEA - MOODLE, demonstrou-se eficiente nesta linha de trabalho, pois possibita momentos de interação entre os envolvidos, tanto em momentos síncronos (chats) e assíncronos (fóruns). Utilizou-se uma pesquisa qualitativa procedimental, que versava sobre os planejamentos, a ação e a análise dos encaminhamentos em sala de aula. A análise do processo baseia-se no mapeamento das mudanças alcançadas quanto ao nível de Alfabetização em Ciências dos alunos
id UNSP_cdc59b2557b498d52cf17d2a09353d58
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102071
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino MédioCiências - AlfabetizaçãoRecursos virtuaisO trabalho de doutorado trata do conceito de interatividade dos recursos virtuais fundamentada na interação/mediação de Lev Vygotski, em sua teoria Sócio-Histórica. Na busca por indícios que apontem para um incremento no nível de alfabetização em Ciências dos alunos, utilizou-se o apoio de recursos virtuais em aulas de física no ensino médio. A influência da escolha de um recurso virtual desenvolvido para a Educação à Distância, o AVEA - MOODLE, demonstrou-se eficiente nesta linha de trabalho, pois possibita momentos de interação entre os envolvidos, tanto em momentos síncronos (chats) e assíncronos (fóruns). Utilizou-se uma pesquisa qualitativa procedimental, que versava sobre os planejamentos, a ação e a análise dos encaminhamentos em sala de aula. A análise do processo baseia-se no mapeamento das mudanças alcançadas quanto ao nível de Alfabetização em Ciências dos alunosDoctoral work of this concept interactive virtual resource based on interaction lev Vygostsky in your social/historical theory. The search for signs that point to a level increase in sientific literacy students used up support for virtual resources in physics classes in high school. The influence of the choice of a virtual resource designed for distance education, the AVEA - MOODLE, be fruitful demonstrated in this line of work a possible moments of interaction between involved, whether in moments synchronous (chats) and asynchronous (forums). Used is a qualitative research procedural, which was about the planning, action and analysis of classroom referrals. Analysis of the process is based on the mapping of changes achieved on the level of sientific literacy studentsUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gaspar, Alberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Mário José Van Thienen da [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2012-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis183 f. : il.application/pdfSILVA, Mário José Van Thienen da. Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio. 2012. 183 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulsita, Faculdade de Ciências, 2012.http://hdl.handle.net/11449/102071000693935silva_mjt_dr_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-19T06:15:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102071Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-19T06:15:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio
title Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio
spellingShingle Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio
Silva, Mário José Van Thienen da [UNESP]
Ciências - Alfabetização
Recursos virtuais
title_short Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio
title_full Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio
title_fullStr Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio
title_full_unstemmed Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio
title_sort Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio
author Silva, Mário José Van Thienen da [UNESP]
author_facet Silva, Mário José Van Thienen da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaspar, Alberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mário José Van Thienen da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências - Alfabetização
Recursos virtuais
topic Ciências - Alfabetização
Recursos virtuais
description O trabalho de doutorado trata do conceito de interatividade dos recursos virtuais fundamentada na interação/mediação de Lev Vygotski, em sua teoria Sócio-Histórica. Na busca por indícios que apontem para um incremento no nível de alfabetização em Ciências dos alunos, utilizou-se o apoio de recursos virtuais em aulas de física no ensino médio. A influência da escolha de um recurso virtual desenvolvido para a Educação à Distância, o AVEA - MOODLE, demonstrou-se eficiente nesta linha de trabalho, pois possibita momentos de interação entre os envolvidos, tanto em momentos síncronos (chats) e assíncronos (fóruns). Utilizou-se uma pesquisa qualitativa procedimental, que versava sobre os planejamentos, a ação e a análise dos encaminhamentos em sala de aula. A análise do processo baseia-se no mapeamento das mudanças alcançadas quanto ao nível de Alfabetização em Ciências dos alunos
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-24
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Mário José Van Thienen da. Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio. 2012. 183 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulsita, Faculdade de Ciências, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/102071
000693935
silva_mjt_dr_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv SILVA, Mário José Van Thienen da. Aulas de física apoiadas por recursos virtuais: mapeando um projeto de alfabetização em Ciências no Ensino Médio. 2012. 183 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulsita, Faculdade de Ciências, 2012.
000693935
silva_mjt_dr_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/102071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046565773836288