Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139759 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na área de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa propõe aos seus bolsistas o contato direto e contínuo com o ambiente escolar, pois sendo um projeto pautado na metodologia pesquisa-ação promove aos licenciandos um contato com as problemáticas emergentes em que, a partir de um diagnóstico sócio-educacional da escola, traçam-se estratégias de planejamento para execução de ações na escola. Dentro das problemáticas emergentes a partir do diagnóstico, em conjunto com o resultado dos questionários aplicados e das entrevistas realizadas, surgiram temas relativos às desigualdades de gênero e respeito à construção das identidades sexuais. Como resultado, desenvolveu-se um plano de ação constituído por uma exposição prévia por meio de um discurso com base no enfoque biológico, seguido de um momento de discussão e culminando com uma produção dos educandos da escola sobre o tema. Assim, os mesmos terão a oportunidade de desfazer os conceitos preconcebidos para a construção do respeito e da compreensão da livre orientação sexual para o desenvolvimento individual e coletivo. |
id |
UNSP_cead678c07e6a74068ebdcf98e1131fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139759 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de açãoInclusãoPreconceitoDiversidade de gênerosO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na área de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa propõe aos seus bolsistas o contato direto e contínuo com o ambiente escolar, pois sendo um projeto pautado na metodologia pesquisa-ação promove aos licenciandos um contato com as problemáticas emergentes em que, a partir de um diagnóstico sócio-educacional da escola, traçam-se estratégias de planejamento para execução de ações na escola. Dentro das problemáticas emergentes a partir do diagnóstico, em conjunto com o resultado dos questionários aplicados e das entrevistas realizadas, surgiram temas relativos às desigualdades de gênero e respeito à construção das identidades sexuais. Como resultado, desenvolveu-se um plano de ação constituído por uma exposição prévia por meio de um discurso com base no enfoque biológico, seguido de um momento de discussão e culminando com uma produção dos educandos da escola sobre o tema. Assim, os mesmos terão a oportunidade de desfazer os conceitos preconcebidos para a construção do respeito e da compreensão da livre orientação sexual para o desenvolvimento individual e coletivo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Administração, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guilouski, Poliana Cristine AurelianoDuarte, Kelly CristinaRodrigues, Stella Maris BenincaNogueira, Melissa Koch F. SouzaAyub, Cristina Lúcia Sant`Ana CostaMorales, Angélica Góis [UNESP]2016-06-28T17:31:36Z2016-06-28T17:31:36Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5222-5228application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5222-52289708-2011http://hdl.handle.net/11449/139759ISSN2236-9708-2011-5222-5228.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-03T06:13:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139759Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:22:35.471454Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação |
title |
Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação |
spellingShingle |
Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação Guilouski, Poliana Cristine Aureliano Inclusão Preconceito Diversidade de gêneros |
title_short |
Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação |
title_full |
Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação |
title_fullStr |
Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação |
title_full_unstemmed |
Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação |
title_sort |
Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação |
author |
Guilouski, Poliana Cristine Aureliano |
author_facet |
Guilouski, Poliana Cristine Aureliano Duarte, Kelly Cristina Rodrigues, Stella Maris Beninca Nogueira, Melissa Koch F. Souza Ayub, Cristina Lúcia Sant`Ana Costa Morales, Angélica Góis [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Kelly Cristina Rodrigues, Stella Maris Beninca Nogueira, Melissa Koch F. Souza Ayub, Cristina Lúcia Sant`Ana Costa Morales, Angélica Góis [UNESP] |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guilouski, Poliana Cristine Aureliano Duarte, Kelly Cristina Rodrigues, Stella Maris Beninca Nogueira, Melissa Koch F. Souza Ayub, Cristina Lúcia Sant`Ana Costa Morales, Angélica Góis [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Preconceito Diversidade de gêneros |
topic |
Inclusão Preconceito Diversidade de gêneros |
description |
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na área de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa propõe aos seus bolsistas o contato direto e contínuo com o ambiente escolar, pois sendo um projeto pautado na metodologia pesquisa-ação promove aos licenciandos um contato com as problemáticas emergentes em que, a partir de um diagnóstico sócio-educacional da escola, traçam-se estratégias de planejamento para execução de ações na escola. Dentro das problemáticas emergentes a partir do diagnóstico, em conjunto com o resultado dos questionários aplicados e das entrevistas realizadas, surgiram temas relativos às desigualdades de gênero e respeito à construção das identidades sexuais. Como resultado, desenvolveu-se um plano de ação constituído por uma exposição prévia por meio de um discurso com base no enfoque biológico, seguido de um momento de discussão e culminando com uma produção dos educandos da escola sobre o tema. Assim, os mesmos terão a oportunidade de desfazer os conceitos preconcebidos para a construção do respeito e da compreensão da livre orientação sexual para o desenvolvimento individual e coletivo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:31:36Z 2016-06-28T17:31:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5222-5228 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139759 ISSN2236-9708-2011-5222-5228.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139759 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5222-5228 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-5222-5228.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5222-5228 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129061071880192 |