Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilouski, Poliana Cristine Aureliano
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Duarte, Kelly Cristina, Rodrigues, Stella Maris Beninca, Nogueira, Melissa Koch F. Souza, Ayub, Cristina Lúcia Sant`Ana Costa, Morales, Angélica Góis [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139759
Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na área de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa propõe aos seus bolsistas o contato direto e contínuo com o ambiente escolar, pois sendo um projeto pautado na metodologia pesquisa-ação promove aos licenciandos um contato com as problemáticas emergentes em que, a partir de um diagnóstico sócio-educacional da escola, traçam-se estratégias de planejamento para execução de ações na escola. Dentro das problemáticas emergentes a partir do diagnóstico, em conjunto com o resultado dos questionários aplicados e das entrevistas realizadas, surgiram temas relativos às desigualdades de gênero e respeito à construção das identidades sexuais. Como resultado, desenvolveu-se um plano de ação constituído por uma exposição prévia por meio de um discurso com base no enfoque biológico, seguido de um momento de discussão e culminando com uma produção dos educandos da escola sobre o tema. Assim, os mesmos terão a oportunidade de desfazer os conceitos preconcebidos para a construção do respeito e da compreensão da livre orientação sexual para o desenvolvimento individual e coletivo.
id UNSP_cead678c07e6a74068ebdcf98e1131fb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139759
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de açãoInclusãoPreconceitoDiversidade de gênerosO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na área de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa propõe aos seus bolsistas o contato direto e contínuo com o ambiente escolar, pois sendo um projeto pautado na metodologia pesquisa-ação promove aos licenciandos um contato com as problemáticas emergentes em que, a partir de um diagnóstico sócio-educacional da escola, traçam-se estratégias de planejamento para execução de ações na escola. Dentro das problemáticas emergentes a partir do diagnóstico, em conjunto com o resultado dos questionários aplicados e das entrevistas realizadas, surgiram temas relativos às desigualdades de gênero e respeito à construção das identidades sexuais. Como resultado, desenvolveu-se um plano de ação constituído por uma exposição prévia por meio de um discurso com base no enfoque biológico, seguido de um momento de discussão e culminando com uma produção dos educandos da escola sobre o tema. Assim, os mesmos terão a oportunidade de desfazer os conceitos preconcebidos para a construção do respeito e da compreensão da livre orientação sexual para o desenvolvimento individual e coletivo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Administração, Faculdade de Ciências e Engenharia (FCE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guilouski, Poliana Cristine AurelianoDuarte, Kelly CristinaRodrigues, Stella Maris BenincaNogueira, Melissa Koch F. SouzaAyub, Cristina Lúcia Sant`Ana CostaMorales, Angélica Góis [UNESP]2016-06-28T17:31:36Z2016-06-28T17:31:36Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5222-5228application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5222-52289708-2011http://hdl.handle.net/11449/139759ISSN2236-9708-2011-5222-5228.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-03T06:13:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139759Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:22:35.471454Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação
title Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação
spellingShingle Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação
Guilouski, Poliana Cristine Aureliano
Inclusão
Preconceito
Diversidade de gêneros
title_short Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação
title_full Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação
title_fullStr Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação
title_full_unstemmed Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação
title_sort Questões de gênero e diversidade na formação do adolescente: o ambiente escolar como espaço de ação
author Guilouski, Poliana Cristine Aureliano
author_facet Guilouski, Poliana Cristine Aureliano
Duarte, Kelly Cristina
Rodrigues, Stella Maris Beninca
Nogueira, Melissa Koch F. Souza
Ayub, Cristina Lúcia Sant`Ana Costa
Morales, Angélica Góis [UNESP]
author_role author
author2 Duarte, Kelly Cristina
Rodrigues, Stella Maris Beninca
Nogueira, Melissa Koch F. Souza
Ayub, Cristina Lúcia Sant`Ana Costa
Morales, Angélica Góis [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilouski, Poliana Cristine Aureliano
Duarte, Kelly Cristina
Rodrigues, Stella Maris Beninca
Nogueira, Melissa Koch F. Souza
Ayub, Cristina Lúcia Sant`Ana Costa
Morales, Angélica Góis [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Preconceito
Diversidade de gêneros
topic Inclusão
Preconceito
Diversidade de gêneros
description O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) na área de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa propõe aos seus bolsistas o contato direto e contínuo com o ambiente escolar, pois sendo um projeto pautado na metodologia pesquisa-ação promove aos licenciandos um contato com as problemáticas emergentes em que, a partir de um diagnóstico sócio-educacional da escola, traçam-se estratégias de planejamento para execução de ações na escola. Dentro das problemáticas emergentes a partir do diagnóstico, em conjunto com o resultado dos questionários aplicados e das entrevistas realizadas, surgiram temas relativos às desigualdades de gênero e respeito à construção das identidades sexuais. Como resultado, desenvolveu-se um plano de ação constituído por uma exposição prévia por meio de um discurso com base no enfoque biológico, seguido de um momento de discussão e culminando com uma produção dos educandos da escola sobre o tema. Assim, os mesmos terão a oportunidade de desfazer os conceitos preconcebidos para a construção do respeito e da compreensão da livre orientação sexual para o desenvolvimento individual e coletivo.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:31:36Z
2016-06-28T17:31:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5222-5228
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139759
ISSN2236-9708-2011-5222-5228.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139759
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5222-5228
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-5222-5228.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5222-5228
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129061071880192