O processo de materialidade da componente tecnologia e inovação como currículo nas escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ulloffo, Nathan Moreira [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/256973
Resumo: Com o passar dos séculos, o avanço do conhecimento científico possibilitou um desenvolvimento da tecnologia de forma cada vez mais veloz, potencializando-se com as Revoluções Industriais. Juntamente a esse processo ocorre uma exploração cada vez maior das dimensões culturais e dos costumes entre os povos, dando início ao fenômeno da globalização e iniciando uma cadeia de desenvolvimento de sistemas de comunicação e interação social. Partindo deste contexto, desde o século XX surgiram delimitações sobre a relação humana com a tecnologia e consequentemente com o acesso à informação e conhecimento, originando a Sociedade da Informação. Assim, em decorrência das mudanças oriundas deste processo global, a partir do ano de 2019, ocorre uma mudança na matriz curricular do estado de São Paulo, resultando na inserção de uma componente denominada Tecnologia e Inovação, e que se propõe a debater e proporcionar aos estudante uma formação para lidar com as demandas propiciadas pelo avanço da tecnologia do mundo moderno. Considerando este cenário, surge como questão norteadora desta tese investigar como se materializa a componente curricular Tecnologia e Inovação, oriunda do programa INOVA Educação no estado de São Paulo no âmbito da escola, considerando o discurso dos professores que a assumiram? Para responder a esse questionamento, utilizou-se como instrumento teórico-metodológica a Análise do Discurso, de linha francesa. Como forma de gerar os dados que constituem o corpus desta pesquisa, foi utilizado a entrevista com grupo focal, em que se reuniram professores de uma cidade do interior do estado de São Paulo, e que lecionam a componente Tecnologia e Inovação, por meio do Google Meet ao final de cada bimestre do ano letivo. Como resultado da investigação, observou-se elementos trazidos no discurso dos professores, como uma relação da materialidade da componente associada ao insegurança em lecionar conceitos de forma errônea; o reconhecimento da integração da componente para com diversas outras áreas do conhecimento; uma necessidade de infraestrutura e materiais adequados para o ensino na escola; a utilização da pesquisa na internet como uma ferramenta primordial para o planejamento das aulas; a existência de uma visão por parte dos professores de que a componente deve propiciar ao estudante o desenvolvimento de habilidade consideradas úteis para o mercado de trabalho; uma falta de utilidade trazida pelo curso de formação dada ao docente; dificuldades em dissociar o desenvolvimento da componente somente ao uso do computador, sendo necessário que ocorra o incentivo ao desenvolvimento de habilidade críticas e reflexivas sobre o uso da tecnologia e o aceso à informação; possibilitando identificar um ciclo de fatores que interferem no desenvolvimento de metodologias diversificadas, fazendo com que o professor sempre opte por utilizar um mesmo tipo de abordagem metodológica para o ensino. Ao final deste processo, os resultados observados possibilitaram refletir sobre o processo de implementação da componente para que essa nova componente curricular seja vista como uma oportunidade de desenvolvimento e não como uma obrigação a ser cumprida.
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Partindo deste contexto, desde o século XX surgiram delimitações sobre a relação humana com a tecnologia e consequentemente com o acesso à informação e conhecimento, originando a Sociedade da Informação. Assim, em decorrência das mudanças oriundas deste processo global, a partir do ano de 2019, ocorre uma mudança na matriz curricular do estado de São Paulo, resultando na inserção de uma componente denominada Tecnologia e Inovação, e que se propõe a debater e proporcionar aos estudante uma formação para lidar com as demandas propiciadas pelo avanço da tecnologia do mundo moderno. Considerando este cenário, surge como questão norteadora desta tese investigar como se materializa a componente curricular Tecnologia e Inovação, oriunda do programa INOVA Educação no estado de São Paulo no âmbito da escola, considerando o discurso dos professores que a assumiram? Para responder a esse questionamento, utilizou-se como instrumento teórico-metodológica a Análise do Discurso, de linha francesa. Como forma de gerar os dados que constituem o corpus desta pesquisa, foi utilizado a entrevista com grupo focal, em que se reuniram professores de uma cidade do interior do estado de São Paulo, e que lecionam a componente Tecnologia e Inovação, por meio do Google Meet ao final de cada bimestre do ano letivo. Como resultado da investigação, observou-se elementos trazidos no discurso dos professores, como uma relação da materialidade da componente associada ao insegurança em lecionar conceitos de forma errônea; o reconhecimento da integração da componente para com diversas outras áreas do conhecimento; uma necessidade de infraestrutura e materiais adequados para o ensino na escola; a utilização da pesquisa na internet como uma ferramenta primordial para o planejamento das aulas; a existência de uma visão por parte dos professores de que a componente deve propiciar ao estudante o desenvolvimento de habilidade consideradas úteis para o mercado de trabalho; uma falta de utilidade trazida pelo curso de formação dada ao docente; dificuldades em dissociar o desenvolvimento da componente somente ao uso do computador, sendo necessário que ocorra o incentivo ao desenvolvimento de habilidade críticas e reflexivas sobre o uso da tecnologia e o aceso à informação; possibilitando identificar um ciclo de fatores que interferem no desenvolvimento de metodologias diversificadas, fazendo com que o professor sempre opte por utilizar um mesmo tipo de abordagem metodológica para o ensino. Ao final deste processo, os resultados observados possibilitaram refletir sobre o processo de implementação da componente para que essa nova componente curricular seja vista como uma oportunidade de desenvolvimento e não como uma obrigação a ser cumprida.Over the centuries, the advancement of scientific knowledge has enabled technology to develop at an increasingly rapid pace, especially with the Industrial Revolutions. Alongside this process, there has been a growing exploration of cultural dimensions and customs among peoples, initiating the phenomenon of globalization and starting a chain of development in communication and social interaction systems. From this context, since the 20th century, there have been delineations regarding the human relationship with technology and consequently with access to information and knowledge, giving rise to the Information Society. Thus, as a result of changes arising from this global process, since 2019, there has been a change in the curriculum framework of the state of São Paulo, resulting in the introduction of a component called Technology and Innovation, which aims to debate and provide students with training to deal with the demands brought about by technological advancements in the modern world. Considering this scenario, this thesis aims to investigate how the curricular component Technology and Innovation, stemming from the INOVA Education program in the state of São Paulo, materializes within the school environment, considering the discourse of the teachers who teach it. To answer this question, French Discourse Analysis was used as the theoretical-methodological instrument. To generate the data that constitutes the corpus of this research, focus group interviews were conducted with teachers from a city in the interior of São Paulo who teach the Technology and Innovation component, through Google Meet at the end of each school term. As a result of the investigation, elements were observed in the teachers' discourse, such as the association of the component's materiality with the fear of teaching concepts incorrectly; recognition of the component's integration with various other knowledge areas; a need for adequate infrastructure and materials for teaching in schools; the use of internet research as a primary tool for lesson planning; the existence of a perception among teachers that the component should provide students with skills considered useful for the job market; a lack of usefulness brought by the training course given to the teachers; difficulties in dissociating the development of the component solely from computer use, necessitating the encouragement of critical and reflective skills regarding the use of technology and access to information; allowing the identification of a cycle of factors that interfere with the development of diverse methodologies, causing teachers to always opt for the same type of methodological approach for teaching. At the end of this process, the observed results allowed 11 reflection on the implementation process of the component so that this new curricular component is seen as an opportunity for development rather than an obligation to be fulfilled.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]Faculdade de Ciências (UNESP)Ulloffo, Nathan Moreira [UNESP]2024-08-09T11:37:08Z2024-08-09T11:37:08Z2024-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfULLOFFO, Nathan Moreira. O processo de materialidade da componente tecnologia e inovação como currículo nas escolas públicas. Orientadora: Fernanda Cátia Bozelli. 2024. 310 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25697333004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-10T06:05:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/256973Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-10T06:05:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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