Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102073
Resumo: Uma interface cérebro-computador (ICC) foi pesquisada com o objetivo de se tornar um recurso assistivo para facilitar o processo de conceitualização de pessoas com deficiência visual e física, em aulas de Física. Para avaliar esta tecnologia na práxis didática, utilizou-se a Teoria dos Campos Conceituais para sustentação epistemológica, aplicando-se estratégias multissensoriais de ensino-aprendizagem em aulas de Física, empregando-se uma unidade robótica como ferramenta didática. A análise técnica operacional dda ICC levou em consideração três aspectos que se constituíram os corpora de pesquisa: configuração didática, ergonômica cognitiva e neurociência cognitiva. Como resultado, mostramos que a ICC facilitou o mecanismo de elaboração dos esquemas cognitivos e o processo de conceitualização (invariantes operatórios, conceitos e teoremas-em-ação). Assim sendo, logrou-se o uso da ICC como 'tecnologia assistiva' para ampliação sensório-motora (controle da unidade robótica 'através do pensamento' nas aulas de Física). Com isto assegurou-se o processo de inclusão, acessibilidade e empowerment da pessoa dificiente visual e física. Além disso, a pesquisa trouxe outro resultado inédito na pesquisa em Ensino de Ciências, mostrando que a tecnologia da ICC foi funcional para o registro e acompanhamento das funções neurocognitivas em tarefas didáticas, através da análise da atividade elétrica cerebral via eletroencefalograma (EEG) e ritmos cerebrais. Para isto, realizamos quase-experimentos comparando-se uma tarefa com uma única estimulação sensorial, com outras tarefas utilizando-se estratégias multissensorias. A análise estatística dos dados neurocogntivos do EEG e ritmos cerebrais evidenciou que a aplicação das estratégias multissensoriais produziu correlação acima de 70% (com p<0,05)...
id UNSP_ceffdb86407663a65479ed8f4ff7a257
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102073
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computadorFísica - Estudo e ensinoDeficientes visuaisDeficientes físicosInterfaces (Computador)Equipamentos de autoajuda para deficientesNeurociência cognitivaPhysics - Study and teachingUma interface cérebro-computador (ICC) foi pesquisada com o objetivo de se tornar um recurso assistivo para facilitar o processo de conceitualização de pessoas com deficiência visual e física, em aulas de Física. Para avaliar esta tecnologia na práxis didática, utilizou-se a Teoria dos Campos Conceituais para sustentação epistemológica, aplicando-se estratégias multissensoriais de ensino-aprendizagem em aulas de Física, empregando-se uma unidade robótica como ferramenta didática. A análise técnica operacional dda ICC levou em consideração três aspectos que se constituíram os corpora de pesquisa: configuração didática, ergonômica cognitiva e neurociência cognitiva. Como resultado, mostramos que a ICC facilitou o mecanismo de elaboração dos esquemas cognitivos e o processo de conceitualização (invariantes operatórios, conceitos e teoremas-em-ação). Assim sendo, logrou-se o uso da ICC como 'tecnologia assistiva' para ampliação sensório-motora (controle da unidade robótica 'através do pensamento' nas aulas de Física). Com isto assegurou-se o processo de inclusão, acessibilidade e empowerment da pessoa dificiente visual e física. Além disso, a pesquisa trouxe outro resultado inédito na pesquisa em Ensino de Ciências, mostrando que a tecnologia da ICC foi funcional para o registro e acompanhamento das funções neurocognitivas em tarefas didáticas, através da análise da atividade elétrica cerebral via eletroencefalograma (EEG) e ritmos cerebrais. Para isto, realizamos quase-experimentos comparando-se uma tarefa com uma única estimulação sensorial, com outras tarefas utilizando-se estratégias multissensorias. A análise estatística dos dados neurocogntivos do EEG e ritmos cerebrais evidenciou que a aplicação das estratégias multissensoriais produziu correlação acima de 70% (com p<0,05)...A brain-computer interface (BCI) was investigated with the objective of becoming a assistive resource for facilitate the process of conceptualization of blind and physically handicapped, in Physics classes. To evaluate this technology in teaching practice, we used the conceptual fields theory to support epistemological applying multisensory strategies for teaching and learning in physics classes, using a robotics kit as a teaching tool. Operational technical analysis of BCI considered three aspects that formed the research corpora: setting didactic, cognitive ergonomics and cognitive neuroscience. As a result, we show that the BCI mechanism facilitated the devolopment of cognitive schemas and conceptualization process (operational invariants, concepts and theorems-in-action). Thus, succeeded to the use of the BCI as 'assistive technology to increase sensorimotor (robot control 'by thinking' in Physics classes). With this assured the process of inclusion, accessibility and empowerment of the blind and physically handicapped. Furthermore, the research brought another result unprecedented in research in Science Teaching, showing that the BCI's technology was functional for the registration and monitoring of neurocognitive functions in learning tasks, through the analysis of brain electrical activity via electroencephalogram (EEG) and brain rhythms. For this, we conducted quasi-experiments comparing a task with a single sensory stimulation with other tasks using multisensory strategies. The statistical analysis of EEG and neurocognitive brain rhythms suggested that the use of multisensory strategies produced correlation above 70% (p<00,5). The use of multisensory learning strategies led to the occurrence of significant events in the range of waves Alpha, Beta and Theta indicating strong participation of the mechanism of attention, memory and cognition with emotional positive valence... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Eder Pires de [UNESP]Vergnaud, Gérard [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2013-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis487 f. : il.application/pdfVIVEIROS, Edval Rodrigues de. Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador. 2013. 487 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.http://hdl.handle.net/11449/102073000716093viveiros_er_dr_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T06:18:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102073Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-30T06:18:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador
title Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador
spellingShingle Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador
Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]
Física - Estudo e ensino
Deficientes visuais
Deficientes físicos
Interfaces (Computador)
Equipamentos de autoajuda para deficientes
Neurociência cognitiva
Physics - Study and teaching
title_short Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador
title_full Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador
title_fullStr Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador
title_full_unstemmed Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador
title_sort Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador
author Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]
author_facet Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Eder Pires de [UNESP]
Vergnaud, Gérard [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Viveiros, Edval Rodrigues de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Deficientes visuais
Deficientes físicos
Interfaces (Computador)
Equipamentos de autoajuda para deficientes
Neurociência cognitiva
Physics - Study and teaching
topic Física - Estudo e ensino
Deficientes visuais
Deficientes físicos
Interfaces (Computador)
Equipamentos de autoajuda para deficientes
Neurociência cognitiva
Physics - Study and teaching
description Uma interface cérebro-computador (ICC) foi pesquisada com o objetivo de se tornar um recurso assistivo para facilitar o processo de conceitualização de pessoas com deficiência visual e física, em aulas de Física. Para avaliar esta tecnologia na práxis didática, utilizou-se a Teoria dos Campos Conceituais para sustentação epistemológica, aplicando-se estratégias multissensoriais de ensino-aprendizagem em aulas de Física, empregando-se uma unidade robótica como ferramenta didática. A análise técnica operacional dda ICC levou em consideração três aspectos que se constituíram os corpora de pesquisa: configuração didática, ergonômica cognitiva e neurociência cognitiva. Como resultado, mostramos que a ICC facilitou o mecanismo de elaboração dos esquemas cognitivos e o processo de conceitualização (invariantes operatórios, conceitos e teoremas-em-ação). Assim sendo, logrou-se o uso da ICC como 'tecnologia assistiva' para ampliação sensório-motora (controle da unidade robótica 'através do pensamento' nas aulas de Física). Com isto assegurou-se o processo de inclusão, acessibilidade e empowerment da pessoa dificiente visual e física. Além disso, a pesquisa trouxe outro resultado inédito na pesquisa em Ensino de Ciências, mostrando que a tecnologia da ICC foi funcional para o registro e acompanhamento das funções neurocognitivas em tarefas didáticas, através da análise da atividade elétrica cerebral via eletroencefalograma (EEG) e ritmos cerebrais. Para isto, realizamos quase-experimentos comparando-se uma tarefa com uma única estimulação sensorial, com outras tarefas utilizando-se estratégias multissensorias. A análise estatística dos dados neurocogntivos do EEG e ritmos cerebrais evidenciou que a aplicação das estratégias multissensoriais produziu correlação acima de 70% (com p<0,05)...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-19
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIVEIROS, Edval Rodrigues de. Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador. 2013. 487 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/102073
000716093
viveiros_er_dr_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv VIVEIROS, Edval Rodrigues de. Mindware semiótico-comunicativo: campos conceituais no ensino de física para deficientes visuais utilizando uma interface cérebro-computador. 2013. 487 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.
000716093
viveiros_er_dr_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/102073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 487 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649860625235968