As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Veloso dos [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96317
Resumo: O presente trabalho tem como preocupação central mapear as contribuições de Horace Manley Lane na constituição da escola republicana paulista, entre 1890 a 1910. O foco será a ação de Horace Lane junto aos administradores da instrução pública paulista, em especial, Caetano de Campos e Oscar Thompson. Além da revisão dos trabalhos que focam a influência protestante na organização da instrução pública paulista, tomamos como fontes privilegiadas os relatórios oficiais, artigos editados em periódicos educacionais produzidos no período, documentos pessoais de Horace Lane e a edição do livro Education in the State of São Paulo, de autoria do Oscar Thompson, Horace Lane e Carlos Reis, apresentado na Feira Internacional de Saint Louis em 1904. O objetivo central é analisar atuação de Lane na instrução pública e evidenciar a influência da ação protestante em terras paulistas. Esta pesquisa está apoiada nas premissas de Marta Carvalho de uma História Cultural dos Saberes Pedagógicos, dialogando em torno, de suas práticas, seus agentes, suas representações e apropriações para uma nova compreensão da escola. Como resultado, este estudo permite dar visibilidade às contribuições de Horace Lane na consolidação da instrução pública paulista proposta pelos republicanos
id UNSP_cf121d303fca96e30a1e92eda97458df
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96317
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910)Lane, Horace ManleyEnsino público (1890-1910) - São PauloProtestantismo - São Paulo (Estado)Protestantismo e ensino públicoHorace LaneProtestantismO presente trabalho tem como preocupação central mapear as contribuições de Horace Manley Lane na constituição da escola republicana paulista, entre 1890 a 1910. O foco será a ação de Horace Lane junto aos administradores da instrução pública paulista, em especial, Caetano de Campos e Oscar Thompson. Além da revisão dos trabalhos que focam a influência protestante na organização da instrução pública paulista, tomamos como fontes privilegiadas os relatórios oficiais, artigos editados em periódicos educacionais produzidos no período, documentos pessoais de Horace Lane e a edição do livro Education in the State of São Paulo, de autoria do Oscar Thompson, Horace Lane e Carlos Reis, apresentado na Feira Internacional de Saint Louis em 1904. O objetivo central é analisar atuação de Lane na instrução pública e evidenciar a influência da ação protestante em terras paulistas. Esta pesquisa está apoiada nas premissas de Marta Carvalho de uma História Cultural dos Saberes Pedagógicos, dialogando em torno, de suas práticas, seus agentes, suas representações e apropriações para uma nova compreensão da escola. Como resultado, este estudo permite dar visibilidade às contribuições de Horace Lane na consolidação da instrução pública paulista proposta pelos republicanosThe purpose of this study is to chart the contributions of Horce Manley in the constitution of the republican school of São Paulo, from around 1890 to 1910. The main focus is the actions of Horace Lane along the administrators of the public instruction of São Paulo, specially Caetano de Campos and Oscar Thompson. Besides the revision of studies that focus on the protestant influence in the organization of the public instruction of São Paulo, we used as privileged sources the official reports, personal documents of Horace Lane and the edition of the book „Eduaction in the State of São Paulo‟, whose authors are Oscar Thompson, Horace Lane and Carlos Reis. This book was presented at the Saint Louis International fair back in 1904. The main purpose is to analyze the interaction of Lane in the public instruction and to point the protestant influence of it. This research is supported in the assumptions of Marta Carvalho from the research “Cultural History of the pedagogical knowledge”, discussing around her practices, her agents, her representations and appropriations for a new comprehension of the school. As a result, this study allows us to highlight the contributions of Horace Lane in the consolidation of the public instruction of São Paulo from the RepublicansCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, José Veloso dos [UNESP]2014-06-11T19:28:16Z2014-06-11T19:28:16Z2011-10-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f, : il.application/pdfSANTOS, José Veloso dos. As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910). 2011. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/96317000685347santos_jv_me_mar.pdf33004110040P52576247757923028Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-06T06:25:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96317Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-06T06:25:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910)
title As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910)
spellingShingle As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910)
Santos, José Veloso dos [UNESP]
Lane, Horace Manley
Ensino público (1890-1910) - São Paulo
Protestantismo - São Paulo (Estado)
Protestantismo e ensino público
Horace Lane
Protestantism
title_short As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910)
title_full As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910)
title_fullStr As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910)
title_full_unstemmed As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910)
title_sort As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910)
author Santos, José Veloso dos [UNESP]
author_facet Santos, José Veloso dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nery, Ana Clara Bortoleto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Veloso dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lane, Horace Manley
Ensino público (1890-1910) - São Paulo
Protestantismo - São Paulo (Estado)
Protestantismo e ensino público
Horace Lane
Protestantism
topic Lane, Horace Manley
Ensino público (1890-1910) - São Paulo
Protestantismo - São Paulo (Estado)
Protestantismo e ensino público
Horace Lane
Protestantism
description O presente trabalho tem como preocupação central mapear as contribuições de Horace Manley Lane na constituição da escola republicana paulista, entre 1890 a 1910. O foco será a ação de Horace Lane junto aos administradores da instrução pública paulista, em especial, Caetano de Campos e Oscar Thompson. Além da revisão dos trabalhos que focam a influência protestante na organização da instrução pública paulista, tomamos como fontes privilegiadas os relatórios oficiais, artigos editados em periódicos educacionais produzidos no período, documentos pessoais de Horace Lane e a edição do livro Education in the State of São Paulo, de autoria do Oscar Thompson, Horace Lane e Carlos Reis, apresentado na Feira Internacional de Saint Louis em 1904. O objetivo central é analisar atuação de Lane na instrução pública e evidenciar a influência da ação protestante em terras paulistas. Esta pesquisa está apoiada nas premissas de Marta Carvalho de uma História Cultural dos Saberes Pedagógicos, dialogando em torno, de suas práticas, seus agentes, suas representações e apropriações para uma nova compreensão da escola. Como resultado, este estudo permite dar visibilidade às contribuições de Horace Lane na consolidação da instrução pública paulista proposta pelos republicanos
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-13
2014-06-11T19:28:16Z
2014-06-11T19:28:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, José Veloso dos. As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910). 2011. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/96317
000685347
santos_jv_me_mar.pdf
33004110040P5
2576247757923028
identifier_str_mv SANTOS, José Veloso dos. As contribuições de Horace Lane na instrução pública paulista (1890-1910). 2011. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
000685347
santos_jv_me_mar.pdf
33004110040P5
2576247757923028
url http://hdl.handle.net/11449/96317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133 f, : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650183446134784