Construção da interpretação do regente a partir da dramaturgia musical: cantata Mirjam’s Siegesgesang de Schubert

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Johnatan Henrique Duarte de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/215626
Resumo: O regente necessariamente deve se abastecer de inúmeras informações, estudos e conhecimentos antes de assumir a interpretação de uma obra musical, seja ela qual for, independente do período ou origem, gênero ou instrumentação. Este trabalho pretendeu investigar os caminhos que um diretor musical deve percorrer ao propor-se a executar uma determinada obra sob a ótica de uma dramaturgia musical, para que o resultado dos diversos entornos dos que cercam o autor da obra escolhida – a primeira parte deste trabalho, sob o ponto de vista musicológico – possa ser o resultado de sua proposta interpretativa – segunda parte deste trabalho, através da análise musical que dialoga com a narração da dramaturgia – visando que suas características façam sentido para um público contemporâneo. Para tanto, a cantata “Mirjam’s Siegesgesang – D.924” (O canto de vitória de Miriam) – para soprano solista, coro misto e piano, composta por Franz Schubert, foi a obra escolhida. Na última parte deste trabalho, estão presentes uma reflexão sobre diversos aspectos referentes aos ensaios e preparação da peça, mas que foram interrompidos devido à pandemia do coronavírus, e as citadas propostas interpretativas que visam o público ouvinte.
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spelling Construção da interpretação do regente a partir da dramaturgia musical: cantata Mirjam’s Siegesgesang de SchubertConstruction of the conductor's interpretation from musical dramaturgy: Mirjam’s Siegesgesang cantata by SchubertInterpretação musicalDireção musicalSchubertMirjam’s SiegesgesangRegência (Música)Música - ExecuçãoMúsica - Análise, apreciaçãoO regente necessariamente deve se abastecer de inúmeras informações, estudos e conhecimentos antes de assumir a interpretação de uma obra musical, seja ela qual for, independente do período ou origem, gênero ou instrumentação. Este trabalho pretendeu investigar os caminhos que um diretor musical deve percorrer ao propor-se a executar uma determinada obra sob a ótica de uma dramaturgia musical, para que o resultado dos diversos entornos dos que cercam o autor da obra escolhida – a primeira parte deste trabalho, sob o ponto de vista musicológico – possa ser o resultado de sua proposta interpretativa – segunda parte deste trabalho, através da análise musical que dialoga com a narração da dramaturgia – visando que suas características façam sentido para um público contemporâneo. Para tanto, a cantata “Mirjam’s Siegesgesang – D.924” (O canto de vitória de Miriam) – para soprano solista, coro misto e piano, composta por Franz Schubert, foi a obra escolhida. Na última parte deste trabalho, estão presentes uma reflexão sobre diversos aspectos referentes aos ensaios e preparação da peça, mas que foram interrompidos devido à pandemia do coronavírus, e as citadas propostas interpretativas que visam o público ouvinte.The conductor must necessarily obtain information, studies and knowledge before assuming the interpretation of a musical work, whatever it may be, regardless of the period or origin, genre or instrumentation. This work intended to investigate the paths that a musical director must follow when proposing to perform a certain work from the perspective of a musical dramaturgy, so that the result of the various environments that surround the author of the chosen work - the first part of this work, from the musicological point of view – may be the result of its interpretative proposal – the second part of this work, through musical analysis that dialogues with the dramaturgy's narration – aiming that its characteristics make sense for a contemporary audience. Therefore, the cantata “Mirjam’s Siegesgesang – D.924” (Miriam's victory song) – for solo soprano, mixed choir and piano, composed by Franz Schubert, was the chosen work. In the last part of this work, there is a reflection on several aspects related to the rehearsals and preparation of the piece, but which were interrupted due to the coronavirus pandemic, and the aforementioned interpretative proposals aimed at the listening public.Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe UNESP)53451Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rocha, Abel Luís Bernardo da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sousa, Johnatan Henrique Duarte de2021-12-23T13:58:19Z2021-12-23T13:58:19Z2021-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/215626porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-19T06:04:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215626Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:18:17.317126Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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