Um ensaio sobre as concepções de professores de Matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022008000300006
http://hdl.handle.net/11449/8574
Resumo: Este artigo tem como tema principal as concepções dos professores de Matemática. Considerando o termo concepção a partir do pragmatismo de Peirce, elabora-se um conjunto de parâmetros metodológicos - chamado de método indireto - a ser aplicado no estudo das concepções de professores de Matemática. Trata-se, em síntese, de investigar as concepções dos professores interpelando-os não sobre suas crenças, mas sobre suas práticas. Fundamentando essa abordagem indireta e explicitando-a em sua natureza qualitativa, o artigo segue apresentando, como exemplo, um exercício desse método indireto: um estudo sobre os critérios que os professores utilizam quando escolhem livros-texto para sua sala de aula, abordando, conseqüentemente, quais concepções de Matemática e de seu ensino e aprendizagem tais critérios desvendam. Partindo de depoimentos de professores de Matemática, o estudo indica que os professores agem com certa independência quando escolhem os materiais utilizados em suas atividades docentes. Buscam, ao mesmo tempo, apoio em uma vasta gama de livros didáticos, desconsiderando as particularidades de cada obra e as abordagens e perspectivas defendidas por seus autores. Embora submetam-se ao livro didático - considerado uma referência legítima e segura -, os professores o subvertem, buscando adequá-lo ao que consideram correto. Dessa constatação, algumas das concepções dos professores podem ser realçadas: o aluno, via de regra, é avaliado e classificado pelas lacunas que apresenta em relação aos conteúdos. Dessa postura, segue a valorização da precedência lógica dos conteúdos, de sua apresentação linear, e a defesa de pré-requisitos que viabilizariam o ensino e, conseqüentemente, implicam a legitimidade de aulas predominantemente expositivas.
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spelling Um ensaio sobre as concepções de professores de Matemática: possibilidades metodológicas e um exercício de pesquisaAn essay on the conceptions of Mathematics teachers: methodological possibilities and a research exerciseConcepçõesFormação de professoresEducação MatemáticaLivros didáticos de MatemáticaConceptionsTeacher educationMathematical educationMathematics textbooksEste artigo tem como tema principal as concepções dos professores de Matemática. Considerando o termo concepção a partir do pragmatismo de Peirce, elabora-se um conjunto de parâmetros metodológicos - chamado de método indireto - a ser aplicado no estudo das concepções de professores de Matemática. Trata-se, em síntese, de investigar as concepções dos professores interpelando-os não sobre suas crenças, mas sobre suas práticas. Fundamentando essa abordagem indireta e explicitando-a em sua natureza qualitativa, o artigo segue apresentando, como exemplo, um exercício desse método indireto: um estudo sobre os critérios que os professores utilizam quando escolhem livros-texto para sua sala de aula, abordando, conseqüentemente, quais concepções de Matemática e de seu ensino e aprendizagem tais critérios desvendam. Partindo de depoimentos de professores de Matemática, o estudo indica que os professores agem com certa independência quando escolhem os materiais utilizados em suas atividades docentes. Buscam, ao mesmo tempo, apoio em uma vasta gama de livros didáticos, desconsiderando as particularidades de cada obra e as abordagens e perspectivas defendidas por seus autores. Embora submetam-se ao livro didático - considerado uma referência legítima e segura -, os professores o subvertem, buscando adequá-lo ao que consideram correto. Dessa constatação, algumas das concepções dos professores podem ser realçadas: o aluno, via de regra, é avaliado e classificado pelas lacunas que apresenta em relação aos conteúdos. Dessa postura, segue a valorização da precedência lógica dos conteúdos, de sua apresentação linear, e a defesa de pré-requisitos que viabilizariam o ensino e, conseqüentemente, implicam a legitimidade de aulas predominantemente expositivas.This article has as its main theme the conceptions held by Mathematics teachers. By understanding the term conception on the basis of Peirce's pragmatism, a set of methodological parameters are produced - denominated indirect method - to be applied in the study of Mathematics teachers' conceptions. In summary, we want to investigate teachers' conceptions asking them not about their beliefs, but about their practices. After presenting the foundations of this indirect approach, and of making explicit its qualitative nature, the study proceeds to exemplify it with an exercise of this indirect method, a study about the criteria used by teachers to select textbooks for their classes, thereby dealing with the conceptions of Mathematics and of its teaching and learning that such criteria disclose. Based on testimonies of Mathematics teachers, the study suggests that teachers act with some independence when they choose the materials to be used in their classes. At the same time, they draw from a wide range of textbooks, disregarding the specificities of each work and the approaches and perspectives espoused by their authors. Although they submit to textbooks - regarded as a legitimate and reliable source - teachers subvert them, trying to making them adequate to what they consider correct. From this observation, some of the teachers' conceptions can be highlighted: the pupil is usually evaluated and classified according to their deficiencies with respect to the contents. From this position follows the high value placed upon the logical precedence of the contents, their linear presentation, and the defense of prerequisites that would make teaching possible and, consequently, imply the legitimacy of predominantly expository classes.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de São Paulo (USP), Faculdade de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]2014-05-20T13:26:33Z2014-05-20T13:26:33Z2008-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article495-510application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022008000300006Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, v. 34, n. 3, p. 495-510, 2008.1517-9702http://hdl.handle.net/11449/857410.1590/S1517-97022008000300006S1517-97022008000300006S1517-97022008000300006.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação e Pesquisa0,163info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T14:59:42Zoai:repositorio.unesp.br:11449/8574Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-29T14:59:42Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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