Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciene de Fátima da [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90917
Resumo: A presente dissertação buscou investigar e diagnosticar a qualidade da formação docente de licenciandos de um curso de Física por meio de sua atuação como monitores em um centro de ciências. Participaram da pesquisa seis alunos do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFF - aos quais foram propostas a apresentação, a alunos do ensino fundamental de escolas da região, de duas demonstrações experimentais disponíveis no centro de ciências dessa universidade: 1) Arrepiar cabelos e II) Cama e banco de pregos. Foram investigadas as estratégias didáticas utilizadas pelos licenciandos-monitores e o domínio conceitual dos conteúdos apresentados, utilizando-se material empírico por mieo de anotação das apresentaçõpes das demonstrações experimentais. A análise das apresentações baseou-se no processo de formação de conceitos e na interrelação entre conceitos científicos apresentados pela Teoria Sócio-hiostórica de Vygostsky e nos construtos teóricos, definição de situação, a intersubjetividade e mediação semiótica, sugerido por Werstch (1984) para a melhor compreensão do conceito de Vygotskyano de zona de desenvolvimento imediato. Os resultados mostraram, de um lado, a deficiente formação pedagógica e conceitual dos licenciandos investigados em relação as demonstrações apresentadas e, de outro, a validade da utilização do ambiente de um centro de ciências para diagnosticar e aprimorar a qualidade da formação inicial de licenciados em Física
id UNSP_cf5b6be353731452a710cc0630274a21
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90917
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de físicaVygotskii, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934CienciaProfessores - FormaçãoProfessores de físicaSciencePhysics teachersA presente dissertação buscou investigar e diagnosticar a qualidade da formação docente de licenciandos de um curso de Física por meio de sua atuação como monitores em um centro de ciências. Participaram da pesquisa seis alunos do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFF - aos quais foram propostas a apresentação, a alunos do ensino fundamental de escolas da região, de duas demonstrações experimentais disponíveis no centro de ciências dessa universidade: 1) Arrepiar cabelos e II) Cama e banco de pregos. Foram investigadas as estratégias didáticas utilizadas pelos licenciandos-monitores e o domínio conceitual dos conteúdos apresentados, utilizando-se material empírico por mieo de anotação das apresentaçõpes das demonstrações experimentais. A análise das apresentações baseou-se no processo de formação de conceitos e na interrelação entre conceitos científicos apresentados pela Teoria Sócio-hiostórica de Vygostsky e nos construtos teóricos, definição de situação, a intersubjetividade e mediação semiótica, sugerido por Werstch (1984) para a melhor compreensão do conceito de Vygotskyano de zona de desenvolvimento imediato. Os resultados mostraram, de um lado, a deficiente formação pedagógica e conceitual dos licenciandos investigados em relação as demonstrações apresentadas e, de outro, a validade da utilização do ambiente de um centro de ciências para diagnosticar e aprimorar a qualidade da formação inicial de licenciados em FísicaIn this work, we sought to investigate and diagnose the quality of teacher education of undergraduates in courses in Physics, through their role as monitors in a science center. Six students of Physics form the Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participated of research, to whom where proposed presentation, to elementary students from area schools, of two experimental demonstrations available at the Science Center of this University: (a) ruffling hairs and (b) bank and bed of nails. Some teaching strategies used by undergraduates-monitors and conceptual domain of content submitted were investigated, using empirical data obtained data obtained by the annotation of presentations of experimental demonstrations. The analysis of the presentations was based on the process of formation of concepts and the interrelationship between scientific conceps presented by Socio-historical Theory of Vygotsky and the theoretical constructs, definition of situation, intersubjectivity and semiotic mediation, suggested by Wertsch (1984) for a better understanding of the concept Vygotskian of the Zone of Proximal Development. The results showed, on the one hand, a defective conceptual and pedagogical training of undergraduates investigated in relation to statements made and, on the other hand, the validity of using the environment of a science center to diagnose and improve the quality of training of undergraduates in PhysicsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gaspar, Alberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciene de Fátima da [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2012-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis85 f. : il.application/pdfSILVA, Luciene de Fátima da. Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física. 2012. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.http://hdl.handle.net/11449/90917000705405silva_lf_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T06:23:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90917Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-19T06:23:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física
title Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física
spellingShingle Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física
Silva, Luciene de Fátima da [UNESP]
Vygotskii, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Ciencia
Professores - Formação
Professores de física
Science
Physics teachers
title_short Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física
title_full Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física
title_fullStr Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física
title_full_unstemmed Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física
title_sort Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física
author Silva, Luciene de Fátima da [UNESP]
author_facet Silva, Luciene de Fátima da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaspar, Alberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciene de Fátima da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Vygotskii, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Ciencia
Professores - Formação
Professores de física
Science
Physics teachers
topic Vygotskii, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Ciencia
Professores - Formação
Professores de física
Science
Physics teachers
description A presente dissertação buscou investigar e diagnosticar a qualidade da formação docente de licenciandos de um curso de Física por meio de sua atuação como monitores em um centro de ciências. Participaram da pesquisa seis alunos do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFF - aos quais foram propostas a apresentação, a alunos do ensino fundamental de escolas da região, de duas demonstrações experimentais disponíveis no centro de ciências dessa universidade: 1) Arrepiar cabelos e II) Cama e banco de pregos. Foram investigadas as estratégias didáticas utilizadas pelos licenciandos-monitores e o domínio conceitual dos conteúdos apresentados, utilizando-se material empírico por mieo de anotação das apresentaçõpes das demonstrações experimentais. A análise das apresentações baseou-se no processo de formação de conceitos e na interrelação entre conceitos científicos apresentados pela Teoria Sócio-hiostórica de Vygostsky e nos construtos teóricos, definição de situação, a intersubjetividade e mediação semiótica, sugerido por Werstch (1984) para a melhor compreensão do conceito de Vygotskyano de zona de desenvolvimento imediato. Os resultados mostraram, de um lado, a deficiente formação pedagógica e conceitual dos licenciandos investigados em relação as demonstrações apresentadas e, de outro, a validade da utilização do ambiente de um centro de ciências para diagnosticar e aprimorar a qualidade da formação inicial de licenciados em Física
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-31
2014-06-11T19:24:49Z
2014-06-11T19:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luciene de Fátima da. Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física. 2012. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/90917
000705405
silva_lf_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv SILVA, Luciene de Fátima da. Um estudo da monitoria de licenciandos em um centro de ciências para a melhoria da formação inicial de professores de física. 2012. 85 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.
000705405
silva_lf_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 85 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047020676513792