Atividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'ana Regiane Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/99182
Resumo: A dificuldade no ensino da matemática, reiteradamente apontada pelos professores, é evidenciada pelos baixos índices de aprendizagem dos alunos, segundo os dados divulgados pelas avaliações externas que recaem sobre a educação escolar brasileira. Investigar a organização das aulas, para então discutir sobre uma proposição teórica e metodológica para as mesmas, é o objetivo central desta dissertação. Diante do exposto, e por entender que uma correta organização e desenvolvimento dos conceitos pode colaborar para a aprendizagem destes, visamos desenvolver uma proposição metodológica para a aula coerente com o materialismo histórico dialético, a partir de atividade que desenvolva conceitos e esteja fundamentada nas categorias atividade mediada1 e mediação dialética e pedagógica2, as quais serão estudadas no decorrer dos capítulos. A intenção desta investigação é a de colaborar com as discussões atuais sobre o ensino e aprendizagem de matemática em sala de aula, elaborando, a partir das categorias citadas, um corpo teórico que envolva a organização metodológica do conceito, o seu desenvolvimento e a sua avaliação como alternativa metodológica que proporciona aos alunos a elaboração dos conceitos matemáticos por meio da superação
id UNSP_e5331c33c4cbbb4d574f034437562e90
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/99182
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Atividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de VigotskiVygotskii, L.S, Lev Semenovich, 1896-1934Matemática - Estudo e ensinoEducaçãoDialeticaMathematicsA dificuldade no ensino da matemática, reiteradamente apontada pelos professores, é evidenciada pelos baixos índices de aprendizagem dos alunos, segundo os dados divulgados pelas avaliações externas que recaem sobre a educação escolar brasileira. Investigar a organização das aulas, para então discutir sobre uma proposição teórica e metodológica para as mesmas, é o objetivo central desta dissertação. Diante do exposto, e por entender que uma correta organização e desenvolvimento dos conceitos pode colaborar para a aprendizagem destes, visamos desenvolver uma proposição metodológica para a aula coerente com o materialismo histórico dialético, a partir de atividade que desenvolva conceitos e esteja fundamentada nas categorias atividade mediada1 e mediação dialética e pedagógica2, as quais serão estudadas no decorrer dos capítulos. A intenção desta investigação é a de colaborar com as discussões atuais sobre o ensino e aprendizagem de matemática em sala de aula, elaborando, a partir das categorias citadas, um corpo teórico que envolva a organização metodológica do conceito, o seu desenvolvimento e a sua avaliação como alternativa metodológica que proporciona aos alunos a elaboração dos conceitos matemáticos por meio da superaçãoThe difficulty in teaching mathematics, repeatedly pointed out by teachers, is evidenced by low levels of students’ learning, according to data released through the ratings that are attributed to Brazilian education. To investigate classes organization and then discuss about a theoretical and methodological proposition for these classes is the fundamental objective of this essay. Considering the above and our belief (that the correct organization and development of concepts can help their learning), we aim to develop a methodological proposition for the math class as an educational activity that develops concepts from the categories mediated activity1 and dialectical and educational mediation2. The intent of this research is to collaborate with the current discussions about teaching and learning mathematics preparing, from the categories mentioned above, a theoretical methodology involving the organization of the concept, its development and its evaluation as a methodological alternative, which provides students with the creation of mathematical concepts by overcoming their difficultiesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Arnoni, Maria Eliza Brefere [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sant'ana Regiane Ferreira [UNESP]2014-06-11T19:29:51Z2014-06-11T19:29:51Z2013-01-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis86 p. : il. color.application/pdfAtividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski. 2013. 86 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/99182000709668santana_rf_me_arafcl.pdf33004030079P27966298304820370Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:55Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99182Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:40:39.207316Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski
title Atividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski
spellingShingle Atividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski
Sant'ana Regiane Ferreira [UNESP]
Vygotskii, L.S, Lev Semenovich, 1896-1934
Matemática - Estudo e ensino
Educação
Dialetica
Mathematics
title_short Atividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski
title_full Atividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski
title_fullStr Atividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski
title_full_unstemmed Atividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski
title_sort Atividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski
author Sant'ana Regiane Ferreira [UNESP]
author_facet Sant'ana Regiane Ferreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arnoni, Maria Eliza Brefere [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'ana Regiane Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Vygotskii, L.S, Lev Semenovich, 1896-1934
Matemática - Estudo e ensino
Educação
Dialetica
Mathematics
topic Vygotskii, L.S, Lev Semenovich, 1896-1934
Matemática - Estudo e ensino
Educação
Dialetica
Mathematics
description A dificuldade no ensino da matemática, reiteradamente apontada pelos professores, é evidenciada pelos baixos índices de aprendizagem dos alunos, segundo os dados divulgados pelas avaliações externas que recaem sobre a educação escolar brasileira. Investigar a organização das aulas, para então discutir sobre uma proposição teórica e metodológica para as mesmas, é o objetivo central desta dissertação. Diante do exposto, e por entender que uma correta organização e desenvolvimento dos conceitos pode colaborar para a aprendizagem destes, visamos desenvolver uma proposição metodológica para a aula coerente com o materialismo histórico dialético, a partir de atividade que desenvolva conceitos e esteja fundamentada nas categorias atividade mediada1 e mediação dialética e pedagógica2, as quais serão estudadas no decorrer dos capítulos. A intenção desta investigação é a de colaborar com as discussões atuais sobre o ensino e aprendizagem de matemática em sala de aula, elaborando, a partir das categorias citadas, um corpo teórico que envolva a organização metodológica do conceito, o seu desenvolvimento e a sua avaliação como alternativa metodológica que proporciona aos alunos a elaboração dos conceitos matemáticos por meio da superação
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-28
2014-06-11T19:29:51Z
2014-06-11T19:29:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Atividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski. 2013. 86 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/99182
000709668
santana_rf_me_arafcl.pdf
33004030079P2
7966298304820370
identifier_str_mv Atividade humana e atividade da mediação dialético-pedagógica: colaborações de Vigotski. 2013. 86 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
000709668
santana_rf_me_arafcl.pdf
33004030079P2
7966298304820370
url http://hdl.handle.net/11449/99182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 86 p. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129541920522240