O ensino para a compreensão, emancipação e inclusão social nas reflexões em rodas de conversa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181571 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo refletir e sugerir práticas pedagógicas em rodas de conversa que auxiliem no desenvolvimento da linguagem e do pensamento como também na formação de conceitos pelos alunos, tendo em vista a aprendizagem compreensiva e crítica, realizada por meio do diálogo, reflexões e ações embasadas no conhecimento científico, porém relacionados ao contexto sócio-histórico-cultural dos alunos, assim como a sua situação nesse contexto, propondo a discussão de diferentes visões, pontos de vista e conhecimentos para a significação ou ressignificação dos conhecimentos sobre o mundo. O debate sobre a educação dialógica parte de Freire (1977, 1996, 2005), fundamentando a importância das relações de diálogo, da linguagem e das trocas de conhecimentos baseadas não somente em conteúdo, em depósito de conhecimentos, mas em situações reais que, ao serem discutidas, trazem novas reflexões que possibilitem aos educandos a autonomia e a emancipação pela formação de futuros cidadãos ativos e críticos para a efetivação de uma sociedade democrática e solidária. O estudo se fundamenta na teoria Histórico-Cultural, partindo da perspectiva da linguagem como discurso interior e intrapsíquico de cada sujeito, formada inicialmente pelas atividades exteriores e interpsíquicas que o indivíduo estabelece com as outras pessoas através do diálogo, fundamental na formação do pensamento e na mediação entre o ser humano e a sociedade. A proposta da pesquisa tem como principal característica o planejamento das rodas embasado no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2009) e nas modelizações do gênero oral de Dolz e Schneuwly (2004), partindo de conteúdos científicos, visando a compreensão dos fatos, fenômenos e conhecimentos historicamente construídos e a reflexão da realidade vivenciada pelos alunos, pontos essenciais para a emancipação e inclusão social. Como resultado, foi realizada uma pesquisa-ação, sendo a pesquisadora também professora da sala de aula pesquisada. Como pesquisa qualitativa e seguindo o método dialético, foram aplicadas sete rodas de conversa sobre o tema bairro com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que foram gravadas em áudios e transcritas. Os trechos mais significativos foram utilizados para a análise dos resultados e confirmação de que as rodas de conversas contribuem para a aprendizagem compreensiva, para a emancipação e inclusão social dos alunos. Espera-se, com esta pesquisa, que mais professores possam utilizar as rodas de conversa, nessa mesma perspectiva, em suas aulas e em qualquer disciplina. |
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O ensino para a compreensão, emancipação e inclusão social nas reflexões em rodas de conversaTeaching for understanding, emancipation and social inclusion in reflections in conversationRoda de conversaPensamento e linguagemEducação dialógicaFormação de conceitosEmancipação e inclusão socialWheel of conversationThought and languageDialogical educationFormation of conceptEmancipation and social inclusionEsta pesquisa tem como objetivo refletir e sugerir práticas pedagógicas em rodas de conversa que auxiliem no desenvolvimento da linguagem e do pensamento como também na formação de conceitos pelos alunos, tendo em vista a aprendizagem compreensiva e crítica, realizada por meio do diálogo, reflexões e ações embasadas no conhecimento científico, porém relacionados ao contexto sócio-histórico-cultural dos alunos, assim como a sua situação nesse contexto, propondo a discussão de diferentes visões, pontos de vista e conhecimentos para a significação ou ressignificação dos conhecimentos sobre o mundo. O debate sobre a educação dialógica parte de Freire (1977, 1996, 2005), fundamentando a importância das relações de diálogo, da linguagem e das trocas de conhecimentos baseadas não somente em conteúdo, em depósito de conhecimentos, mas em situações reais que, ao serem discutidas, trazem novas reflexões que possibilitem aos educandos a autonomia e a emancipação pela formação de futuros cidadãos ativos e críticos para a efetivação de uma sociedade democrática e solidária. O estudo se fundamenta na teoria Histórico-Cultural, partindo da perspectiva da linguagem como discurso interior e intrapsíquico de cada sujeito, formada inicialmente pelas atividades exteriores e interpsíquicas que o indivíduo estabelece com as outras pessoas através do diálogo, fundamental na formação do pensamento e na mediação entre o ser humano e a sociedade. A proposta da pesquisa tem como principal característica o planejamento das rodas embasado no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2009) e nas modelizações do gênero oral de Dolz e Schneuwly (2004), partindo de conteúdos científicos, visando a compreensão dos fatos, fenômenos e conhecimentos historicamente construídos e a reflexão da realidade vivenciada pelos alunos, pontos essenciais para a emancipação e inclusão social. Como resultado, foi realizada uma pesquisa-ação, sendo a pesquisadora também professora da sala de aula pesquisada. Como pesquisa qualitativa e seguindo o método dialético, foram aplicadas sete rodas de conversa sobre o tema bairro com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental que foram gravadas em áudios e transcritas. Os trechos mais significativos foram utilizados para a análise dos resultados e confirmação de que as rodas de conversas contribuem para a aprendizagem compreensiva, para a emancipação e inclusão social dos alunos. Espera-se, com esta pesquisa, que mais professores possam utilizar as rodas de conversa, nessa mesma perspectiva, em suas aulas e em qualquer disciplina.This research aims at reflecting and suggesting pedagogical practices in conversation wheels that help in the development of language and thought as well as in the formation of students' concepts, with a view to comprehensive and critical learning, through dialogue, reflections and actions based on the scientific knowledge, but related to the socio-historical-cultural context of the students, as well as their situation in this context, proposing the discussion of different visions, points of view and knowledge for the meaning or re-signification of knowledge about the world. The debate on dialogic education starts from Freire (1977, 1996, 2005), basing the importance of relations of dialogue, language and exchanges of knowledge based not only on content, on deposit of knowledge, but on real situations that, when discussed bring new reflections that enable the students to autonomy and emancipation for the formation of future citizens active and critical for the realization of a democratic society and solidarity. The study is based on Historical-Cultural theory starting from the perspective of language as an inner and intrapsychic discourse of each subject, initially formed by the external and interpsychic activities that the individual establishes with other people through dialogue, fundamental in the formation of thought and mediation between the human being and society. The research proposal has as its main characteristic the planning of the wheels based on the Sociodiscursive Interactionism of Bronckart (2009) and the modeling of the oral genre of Dolz and Schneuwly (2004), starting from scientific contents, aiming at the understanding of historical facts, phenomena and knowledge constructed and the reflection of the reality lived by the students, essential points for the emancipation and social inclusion. As a result an action research was carried out, being the researcher also a teacher of the classroom researched. As a qualitative research and following the dialectical method, seven wheels of conversation on the neighborhood theme were applied with the students of the 4th year of Elementary School who were recorded in audios, transcribed and the most significant sections were used for the analysis of the results and confirmation of that the wheels of conversation contribute to the comprehensive learning, to the emancipation and social inclusion of the students. It is hoped by this research that more teachers can use the wheels of conversation, in that same perspective, in their classes and in any discipline.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Antonio Francisco [UNESP]Minguili, Maria da Glória [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Aline Cristina Pedrozo2019-04-17T12:41:23Z2019-04-17T12:41:23Z2019-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18157100091524033004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-30T06:15:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181571Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:08:43.127187Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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