O uso de experimentos didáticos como ferramenta para o ensino de física nos anos iniciais da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141815 |
Resumo: | Quando se trata de Ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o primeiro questionamento é: mas existem possibilidades em ensinar conceitos de tamanha complexidade para crianças? Esse trabalho procurou analisar abordagens e estratégias para inserir a Física na Educação Básica. Para tal, foram utilizados materiais de baixo custo na experimentação , tomando como ponto de partida o trabalho de FERREIRA (1978) com instrumentação para o Ensino de Física, particularmente com a temática eletrostática. A realização desse estudo foi feita a partir da utilização de protótipos desenvolvidos com os materiais citados. Foram realizadas observações em sala de aula procurando, a partir dos registros de docência, analisar o comportamento das crianças e suas argumentações, possibilidades para o Ensino de Física nesta faixa etária bem como alguns indícios de seu desenvolvimento cognitivo. Nas atividades de ensino foram realizadas discussões com os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que envolviam aspectos conceituais e fenomenológicos, adequando-se tais conhecimentos ao nível do raciocínio lógico-matemático que ainda estava em desenvolvimento. O trabalho realizado mostra que é possível trabalhar conceitos físicos sobre eletrostática com crianças pertencentes à faixa etária de nove a dez anos. Com o apoio do grupo PIBID de Física da cidade de Rio Claro, pude realizar minhas observações e práticas na Escola Municipal Marcelo Schmidt, a qual se mostrou disponível e aberta à aceitação dessa proposta. |
id |
UNSP_cfb0fc39c88104abed3064250db78ccd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141815 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O uso de experimentos didáticos como ferramenta para o ensino de física nos anos iniciais da educação básicaQuando se trata de Ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o primeiro questionamento é: mas existem possibilidades em ensinar conceitos de tamanha complexidade para crianças? Esse trabalho procurou analisar abordagens e estratégias para inserir a Física na Educação Básica. Para tal, foram utilizados materiais de baixo custo na experimentação , tomando como ponto de partida o trabalho de FERREIRA (1978) com instrumentação para o Ensino de Física, particularmente com a temática eletrostática. A realização desse estudo foi feita a partir da utilização de protótipos desenvolvidos com os materiais citados. Foram realizadas observações em sala de aula procurando, a partir dos registros de docência, analisar o comportamento das crianças e suas argumentações, possibilidades para o Ensino de Física nesta faixa etária bem como alguns indícios de seu desenvolvimento cognitivo. Nas atividades de ensino foram realizadas discussões com os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que envolviam aspectos conceituais e fenomenológicos, adequando-se tais conhecimentos ao nível do raciocínio lógico-matemático que ainda estava em desenvolvimento. O trabalho realizado mostra que é possível trabalhar conceitos físicos sobre eletrostática com crianças pertencentes à faixa etária de nove a dez anos. Com o apoio do grupo PIBID de Física da cidade de Rio Claro, pude realizar minhas observações e práticas na Escola Municipal Marcelo Schmidt, a qual se mostrou disponível e aberta à aceitação dessa proposta.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dal Ri, Carla Signori [UNESP]2016-07-19T13:00:34Z2016-07-19T13:00:34Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1475-1484application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1475-14842357-7819http://hdl.handle.net/11449/141815ISSN2357-7819-2014-1475-1484.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:29:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141815Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:21:47.523146Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de experimentos didáticos como ferramenta para o ensino de física nos anos iniciais da educação básica |
title |
O uso de experimentos didáticos como ferramenta para o ensino de física nos anos iniciais da educação básica |
spellingShingle |
O uso de experimentos didáticos como ferramenta para o ensino de física nos anos iniciais da educação básica Dal Ri, Carla Signori [UNESP] |
title_short |
O uso de experimentos didáticos como ferramenta para o ensino de física nos anos iniciais da educação básica |
title_full |
O uso de experimentos didáticos como ferramenta para o ensino de física nos anos iniciais da educação básica |
title_fullStr |
O uso de experimentos didáticos como ferramenta para o ensino de física nos anos iniciais da educação básica |
title_full_unstemmed |
O uso de experimentos didáticos como ferramenta para o ensino de física nos anos iniciais da educação básica |
title_sort |
O uso de experimentos didáticos como ferramenta para o ensino de física nos anos iniciais da educação básica |
author |
Dal Ri, Carla Signori [UNESP] |
author_facet |
Dal Ri, Carla Signori [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dal Ri, Carla Signori [UNESP] |
description |
Quando se trata de Ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o primeiro questionamento é: mas existem possibilidades em ensinar conceitos de tamanha complexidade para crianças? Esse trabalho procurou analisar abordagens e estratégias para inserir a Física na Educação Básica. Para tal, foram utilizados materiais de baixo custo na experimentação , tomando como ponto de partida o trabalho de FERREIRA (1978) com instrumentação para o Ensino de Física, particularmente com a temática eletrostática. A realização desse estudo foi feita a partir da utilização de protótipos desenvolvidos com os materiais citados. Foram realizadas observações em sala de aula procurando, a partir dos registros de docência, analisar o comportamento das crianças e suas argumentações, possibilidades para o Ensino de Física nesta faixa etária bem como alguns indícios de seu desenvolvimento cognitivo. Nas atividades de ensino foram realizadas discussões com os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que envolviam aspectos conceituais e fenomenológicos, adequando-se tais conhecimentos ao nível do raciocínio lógico-matemático que ainda estava em desenvolvimento. O trabalho realizado mostra que é possível trabalhar conceitos físicos sobre eletrostática com crianças pertencentes à faixa etária de nove a dez anos. Com o apoio do grupo PIBID de Física da cidade de Rio Claro, pude realizar minhas observações e práticas na Escola Municipal Marcelo Schmidt, a qual se mostrou disponível e aberta à aceitação dessa proposta. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:34Z 2016-07-19T13:00:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1475-1484 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141815 ISSN2357-7819-2014-1475-1484.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141815 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1475-1484 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-1475-1484.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1475-1484 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129192484667393 |