A formação profissional na manutenção industrial: uma abordagem sociointeracionista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Carlos Alberto de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204324
Resumo: A dissertação discute se os cursos superiores de engenharia e de tecnologia no Brasil preparam o aluno para o exercício profissional no segmento da manutenção, sob o ponto de vista de um referencial teórico educacional e, para tanto, pesquisou-se a importância do tema nas bases Scopus e Science Direct. A proposta de trabalho é fundamentada nos conceitos de ensino e aprendizagem de Vygotsky, confrontando com os métodos utilizados pelos professores engenheiros, os quais multiplicam o que aprenderam nos cursos superiores. Na pesquisa planejada, buscou-se entender os paradigmas e habilidades do manutentor considerando-se os métodos de pesquisa-ação, por intermédio do instrumento ILS – Index of Learning Styles de Felder e Solomon, bem como analisar o perfil de aprendizagem dos alunos quanto as suas preferências em receber informações, discutir os cenários gerados, considerando conceber um processo de ensino e aprendizagem centrado nos estudantes, pressuposto baseado na teoria cognitivista de Vygotsky, na qual o processo de aprendizagem de um indivíduo está relacionado com a sua interação no meio social que se encontra. Como resultado, propostas as práticas de ensino, que possibilitaram aumentar o interesse pessoal em aprender, apresentou-se uma menor diferença entre os estilos de aprendizagem do aluno e um mesmo perfil nas quatro dimensões nos cenários matutino e noturno. Os alunos se consideraram ativos, sensoriais, visuais e globais.
id UNSP_cfbfec6aa7a0ced80b6647276d6adfe2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204324
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação profissional na manutenção industrial: uma abordagem sociointeracionistaProfessional training in industrial maintenance: a sociointeractionist approachEnsino da manutenção industrialEducaçãoInstrumento ILSSociointeracionismoEstratégias de aprendizagemFormação profissionalProcesso de aprendizagemTeaching of industrial maintenanceEducationILS instrumentSocial interactionismA dissertação discute se os cursos superiores de engenharia e de tecnologia no Brasil preparam o aluno para o exercício profissional no segmento da manutenção, sob o ponto de vista de um referencial teórico educacional e, para tanto, pesquisou-se a importância do tema nas bases Scopus e Science Direct. A proposta de trabalho é fundamentada nos conceitos de ensino e aprendizagem de Vygotsky, confrontando com os métodos utilizados pelos professores engenheiros, os quais multiplicam o que aprenderam nos cursos superiores. Na pesquisa planejada, buscou-se entender os paradigmas e habilidades do manutentor considerando-se os métodos de pesquisa-ação, por intermédio do instrumento ILS – Index of Learning Styles de Felder e Solomon, bem como analisar o perfil de aprendizagem dos alunos quanto as suas preferências em receber informações, discutir os cenários gerados, considerando conceber um processo de ensino e aprendizagem centrado nos estudantes, pressuposto baseado na teoria cognitivista de Vygotsky, na qual o processo de aprendizagem de um indivíduo está relacionado com a sua interação no meio social que se encontra. Como resultado, propostas as práticas de ensino, que possibilitaram aumentar o interesse pessoal em aprender, apresentou-se uma menor diferença entre os estilos de aprendizagem do aluno e um mesmo perfil nas quatro dimensões nos cenários matutino e noturno. Os alunos se consideraram ativos, sensoriais, visuais e globais.The dissertation discusses whether higher engineering and technology courses in Brazil prepare students for professional practice in the maintenance segment, from the point of view of an educational theoretical framework and, for that, the importance of the theme was researched in the bases Scopus and Science Direct. The work proposal is based on the concepts of teaching and learning by Vygotsky, confronting with the methods used by professors’ engineers, which multiply what they learned in higher education courses. In the planned research, we intend to understand the paradigms and skills of the maintainer considering the methods of action research, through the instrument ILS - Index of Learning Styles by Felder and Solomon, as well as analyzing the learning profiles of the students regarding their preferences for receiving information, discussing the scenarios generated, considering designing a teaching and learning process centred on students, an assumption based on Vygotsky’s cognitive theory, in which an individual’s learning process is related to their interaction in the social environment that you are. As a result, proposed teaching practices, which made it possible to increase personal interest in learning, there was less difference between the student's learning styles and the same profile in the four dimensions in the morning and evening scenarios. The students considered themselves active, sensory, visual and global.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Rubens Alves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Carlos Alberto de2021-04-10T13:43:20Z2021-04-10T13:43:20Z2021-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20432433004080052P082424990787777690000-0003-3472-9089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-16T06:09:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204324Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-16T06:09:31Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação profissional na manutenção industrial: uma abordagem sociointeracionista
Professional training in industrial maintenance: a sociointeractionist approach
title A formação profissional na manutenção industrial: uma abordagem sociointeracionista
spellingShingle A formação profissional na manutenção industrial: uma abordagem sociointeracionista
Freitas, Carlos Alberto de
Ensino da manutenção industrial
Educação
Instrumento ILS
Sociointeracionismo
Estratégias de aprendizagem
Formação profissional
Processo de aprendizagem
Teaching of industrial maintenance
Education
ILS instrument
Social interactionism
title_short A formação profissional na manutenção industrial: uma abordagem sociointeracionista
title_full A formação profissional na manutenção industrial: uma abordagem sociointeracionista
title_fullStr A formação profissional na manutenção industrial: uma abordagem sociointeracionista
title_full_unstemmed A formação profissional na manutenção industrial: uma abordagem sociointeracionista
title_sort A formação profissional na manutenção industrial: uma abordagem sociointeracionista
author Freitas, Carlos Alberto de
author_facet Freitas, Carlos Alberto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Rubens Alves [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Carlos Alberto de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da manutenção industrial
Educação
Instrumento ILS
Sociointeracionismo
Estratégias de aprendizagem
Formação profissional
Processo de aprendizagem
Teaching of industrial maintenance
Education
ILS instrument
Social interactionism
topic Ensino da manutenção industrial
Educação
Instrumento ILS
Sociointeracionismo
Estratégias de aprendizagem
Formação profissional
Processo de aprendizagem
Teaching of industrial maintenance
Education
ILS instrument
Social interactionism
description A dissertação discute se os cursos superiores de engenharia e de tecnologia no Brasil preparam o aluno para o exercício profissional no segmento da manutenção, sob o ponto de vista de um referencial teórico educacional e, para tanto, pesquisou-se a importância do tema nas bases Scopus e Science Direct. A proposta de trabalho é fundamentada nos conceitos de ensino e aprendizagem de Vygotsky, confrontando com os métodos utilizados pelos professores engenheiros, os quais multiplicam o que aprenderam nos cursos superiores. Na pesquisa planejada, buscou-se entender os paradigmas e habilidades do manutentor considerando-se os métodos de pesquisa-ação, por intermédio do instrumento ILS – Index of Learning Styles de Felder e Solomon, bem como analisar o perfil de aprendizagem dos alunos quanto as suas preferências em receber informações, discutir os cenários gerados, considerando conceber um processo de ensino e aprendizagem centrado nos estudantes, pressuposto baseado na teoria cognitivista de Vygotsky, na qual o processo de aprendizagem de um indivíduo está relacionado com a sua interação no meio social que se encontra. Como resultado, propostas as práticas de ensino, que possibilitaram aumentar o interesse pessoal em aprender, apresentou-se uma menor diferença entre os estilos de aprendizagem do aluno e um mesmo perfil nas quatro dimensões nos cenários matutino e noturno. Os alunos se consideraram ativos, sensoriais, visuais e globais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-10T13:43:20Z
2021-04-10T13:43:20Z
2021-03-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204324
33004080052P0
8242499078777769
0000-0003-3472-9089
url http://hdl.handle.net/11449/204324
identifier_str_mv 33004080052P0
8242499078777769
0000-0003-3472-9089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046506178019328