A formação profissional na manutenção industrial: uma abordagem sociointeracionista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204324 |
Resumo: | A dissertação discute se os cursos superiores de engenharia e de tecnologia no Brasil preparam o aluno para o exercício profissional no segmento da manutenção, sob o ponto de vista de um referencial teórico educacional e, para tanto, pesquisou-se a importância do tema nas bases Scopus e Science Direct. A proposta de trabalho é fundamentada nos conceitos de ensino e aprendizagem de Vygotsky, confrontando com os métodos utilizados pelos professores engenheiros, os quais multiplicam o que aprenderam nos cursos superiores. Na pesquisa planejada, buscou-se entender os paradigmas e habilidades do manutentor considerando-se os métodos de pesquisa-ação, por intermédio do instrumento ILS – Index of Learning Styles de Felder e Solomon, bem como analisar o perfil de aprendizagem dos alunos quanto as suas preferências em receber informações, discutir os cenários gerados, considerando conceber um processo de ensino e aprendizagem centrado nos estudantes, pressuposto baseado na teoria cognitivista de Vygotsky, na qual o processo de aprendizagem de um indivíduo está relacionado com a sua interação no meio social que se encontra. Como resultado, propostas as práticas de ensino, que possibilitaram aumentar o interesse pessoal em aprender, apresentou-se uma menor diferença entre os estilos de aprendizagem do aluno e um mesmo perfil nas quatro dimensões nos cenários matutino e noturno. Os alunos se consideraram ativos, sensoriais, visuais e globais. |
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A formação profissional na manutenção industrial: uma abordagem sociointeracionistaProfessional training in industrial maintenance: a sociointeractionist approachEnsino da manutenção industrialEducaçãoInstrumento ILSSociointeracionismoEstratégias de aprendizagemFormação profissionalProcesso de aprendizagemTeaching of industrial maintenanceEducationILS instrumentSocial interactionismA dissertação discute se os cursos superiores de engenharia e de tecnologia no Brasil preparam o aluno para o exercício profissional no segmento da manutenção, sob o ponto de vista de um referencial teórico educacional e, para tanto, pesquisou-se a importância do tema nas bases Scopus e Science Direct. A proposta de trabalho é fundamentada nos conceitos de ensino e aprendizagem de Vygotsky, confrontando com os métodos utilizados pelos professores engenheiros, os quais multiplicam o que aprenderam nos cursos superiores. Na pesquisa planejada, buscou-se entender os paradigmas e habilidades do manutentor considerando-se os métodos de pesquisa-ação, por intermédio do instrumento ILS – Index of Learning Styles de Felder e Solomon, bem como analisar o perfil de aprendizagem dos alunos quanto as suas preferências em receber informações, discutir os cenários gerados, considerando conceber um processo de ensino e aprendizagem centrado nos estudantes, pressuposto baseado na teoria cognitivista de Vygotsky, na qual o processo de aprendizagem de um indivíduo está relacionado com a sua interação no meio social que se encontra. Como resultado, propostas as práticas de ensino, que possibilitaram aumentar o interesse pessoal em aprender, apresentou-se uma menor diferença entre os estilos de aprendizagem do aluno e um mesmo perfil nas quatro dimensões nos cenários matutino e noturno. Os alunos se consideraram ativos, sensoriais, visuais e globais.The dissertation discusses whether higher engineering and technology courses in Brazil prepare students for professional practice in the maintenance segment, from the point of view of an educational theoretical framework and, for that, the importance of the theme was researched in the bases Scopus and Science Direct. The work proposal is based on the concepts of teaching and learning by Vygotsky, confronting with the methods used by professors’ engineers, which multiply what they learned in higher education courses. In the planned research, we intend to understand the paradigms and skills of the maintainer considering the methods of action research, through the instrument ILS - Index of Learning Styles by Felder and Solomon, as well as analyzing the learning profiles of the students regarding their preferences for receiving information, discussing the scenarios generated, considering designing a teaching and learning process centred on students, an assumption based on Vygotsky’s cognitive theory, in which an individual’s learning process is related to their interaction in the social environment that you are. As a result, proposed teaching practices, which made it possible to increase personal interest in learning, there was less difference between the student's learning styles and the same profile in the four dimensions in the morning and evening scenarios. The students considered themselves active, sensory, visual and global.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Rubens Alves [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Freitas, Carlos Alberto de2021-04-10T13:43:20Z2021-04-10T13:43:20Z2021-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20432433004080052P082424990787777690000-0003-3472-9089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:52:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204324Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:49:15.394672Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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