Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Fernanda Motta de Paula [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/104792
Resumo: O presente estudo faz parte da Linha de Pesquisa sobre Política Educacional, Gestão de Sistemas Educativos e Unidades Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista ―Julio de Mesquita Filho‖ e insere-se no campo de investigação sobre as questões referentes à gestão democrática da escola pública brasileira e às políticas educacionais implantadas no contexto da reconfiguração do Estado brasileiro ao longo dos anos de 1990. Seu objetivo é analisar a relação existente entre gestão democrática, forma de provimento do cargo de gestor escolar e participação na gestão da escola pública ludovicense. Tal objetivo foi perseguido devido à necessidade de aprofundamento e proliferação dos estudos em torno da gestão democrática da escola pública maranhense e a necessidade intrínseca de mudança na forma de provimento do cargo de gestor escolar na Rede Estadual de Ensino. Para tanto, buscou-se especificamente, demarcar os fundamentos teóricos acerca da temática em questão; delinear os limites e possibilidades das formas de provimento do cargo de gestor escolar; e diagnosticar a percepção dos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino de São Luís sobre a gestão da escola pública ludovicense. A pesquisa se baseou em dois tipos de levantamento. Para o primeiro, de caráter bibliográfico e documental, foram consultados estudos e pesquisas que tratam da temática da gestão democrática da escola pública maranhense, especialmente, os que foram elaborados após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). O segundo, de caráter empírico, buscou a percepção dos sujeitos – as autoridades educacionais da SEEDUC/MA e dos gestores das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de São Luís – a cerca da gestão...
id UNSP_d01ab1f0bdbd88e4b2df21402642aed0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/104792
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participaçãoEscola Pública LudovicenceRede Estadual de Ensino de São Luíz (MA)Escolas publicas - Organização e administraçãoGestão democráticaDemocratização da educaçãoGestão escolarEducational politicsO presente estudo faz parte da Linha de Pesquisa sobre Política Educacional, Gestão de Sistemas Educativos e Unidades Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista ―Julio de Mesquita Filho‖ e insere-se no campo de investigação sobre as questões referentes à gestão democrática da escola pública brasileira e às políticas educacionais implantadas no contexto da reconfiguração do Estado brasileiro ao longo dos anos de 1990. Seu objetivo é analisar a relação existente entre gestão democrática, forma de provimento do cargo de gestor escolar e participação na gestão da escola pública ludovicense. Tal objetivo foi perseguido devido à necessidade de aprofundamento e proliferação dos estudos em torno da gestão democrática da escola pública maranhense e a necessidade intrínseca de mudança na forma de provimento do cargo de gestor escolar na Rede Estadual de Ensino. Para tanto, buscou-se especificamente, demarcar os fundamentos teóricos acerca da temática em questão; delinear os limites e possibilidades das formas de provimento do cargo de gestor escolar; e diagnosticar a percepção dos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino de São Luís sobre a gestão da escola pública ludovicense. A pesquisa se baseou em dois tipos de levantamento. Para o primeiro, de caráter bibliográfico e documental, foram consultados estudos e pesquisas que tratam da temática da gestão democrática da escola pública maranhense, especialmente, os que foram elaborados após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). O segundo, de caráter empírico, buscou a percepção dos sujeitos – as autoridades educacionais da SEEDUC/MA e dos gestores das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de São Luís – a cerca da gestão...This present paper interpolates itself in the research line on Education Politics, management of Education Systems and School Unities of the Programme of Post-graduation on Education of the Paulista State University ―Julio Mesquita Filho‖ and also interpolates itself in the field of investigation about the questions refering the democratical management of Brazilian public school and the educational politics established in the context of the reconfiguration of the Brazilian State during the 1990‘s. Its goal is to analyse the relation between democratical management a way of providing positon of school manager and participation in the management of the Ludovicense public school. Such a goal was pursued because of the need of deepening and enlarging the studies around the democratical management of the Maranhense public school and the inherent need of changing in the form of providing the position of school manager in the State Web of Schooling, to it was aimed especifically to bound the theorical bases about the thematic taken into consideration. To outline the limits and possibilities of the forms of providing the function os school manager. To diagnose the perception of the school managers in the State Web of Schooling in São Luís (MA) about management of Ludovicense public school. The research based itself on two kinds of survey. The first one from bibliographical and documental character, when it was consulted studied and researchs wich treat of the thematical matters of the Maranhense public school‘s democratical management especifically those ones wich were elaborated after the promulgation of Law of Directives and Bases of National Education (LDBEN). The second one, from empirical character, aimed to get the perception of the actors – the education authorities at SEEDUC/MA and that one of managers... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Lourdes Marcelino [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Resende, Fernanda Motta de Paula [UNESP]2014-06-11T19:33:29Z2014-06-11T19:33:29Z2011-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis120 f. : il. color.application/pdfRESENDE, Fernanda Motta de Paula. Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação. 2011. 120 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/104792000650782resende_fmp_dr_mar.pdf33004110040P554808642341753330000-0002-7435-6937Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104792Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação
title Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação
spellingShingle Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação
Resende, Fernanda Motta de Paula [UNESP]
Escola Pública Ludovicence
Rede Estadual de Ensino de São Luíz (MA)
Escolas publicas - Organização e administração
Gestão democrática
Democratização da educação
Gestão escolar
Educational politics
title_short Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação
title_full Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação
title_fullStr Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação
title_full_unstemmed Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação
title_sort Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação
author Resende, Fernanda Motta de Paula [UNESP]
author_facet Resende, Fernanda Motta de Paula [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Lourdes Marcelino [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Fernanda Motta de Paula [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Pública Ludovicence
Rede Estadual de Ensino de São Luíz (MA)
Escolas publicas - Organização e administração
Gestão democrática
Democratização da educação
Gestão escolar
Educational politics
topic Escola Pública Ludovicence
Rede Estadual de Ensino de São Luíz (MA)
Escolas publicas - Organização e administração
Gestão democrática
Democratização da educação
Gestão escolar
Educational politics
description O presente estudo faz parte da Linha de Pesquisa sobre Política Educacional, Gestão de Sistemas Educativos e Unidades Escolares do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista ―Julio de Mesquita Filho‖ e insere-se no campo de investigação sobre as questões referentes à gestão democrática da escola pública brasileira e às políticas educacionais implantadas no contexto da reconfiguração do Estado brasileiro ao longo dos anos de 1990. Seu objetivo é analisar a relação existente entre gestão democrática, forma de provimento do cargo de gestor escolar e participação na gestão da escola pública ludovicense. Tal objetivo foi perseguido devido à necessidade de aprofundamento e proliferação dos estudos em torno da gestão democrática da escola pública maranhense e a necessidade intrínseca de mudança na forma de provimento do cargo de gestor escolar na Rede Estadual de Ensino. Para tanto, buscou-se especificamente, demarcar os fundamentos teóricos acerca da temática em questão; delinear os limites e possibilidades das formas de provimento do cargo de gestor escolar; e diagnosticar a percepção dos gestores escolares da Rede Estadual de Ensino de São Luís sobre a gestão da escola pública ludovicense. A pesquisa se baseou em dois tipos de levantamento. Para o primeiro, de caráter bibliográfico e documental, foram consultados estudos e pesquisas que tratam da temática da gestão democrática da escola pública maranhense, especialmente, os que foram elaborados após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). O segundo, de caráter empírico, buscou a percepção dos sujeitos – as autoridades educacionais da SEEDUC/MA e dos gestores das unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de São Luís – a cerca da gestão...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-25
2014-06-11T19:33:29Z
2014-06-11T19:33:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RESENDE, Fernanda Motta de Paula. Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação. 2011. 120 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/104792
000650782
resende_fmp_dr_mar.pdf
33004110040P5
5480864234175333
0000-0002-7435-6937
identifier_str_mv RESENDE, Fernanda Motta de Paula. Gestão da escola pública ludovicence: democratização, forma de provimento e participação. 2011. 120 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
000650782
resende_fmp_dr_mar.pdf
33004110040P5
5480864234175333
0000-0002-7435-6937
url http://hdl.handle.net/11449/104792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128178088050688