A democratização do governo das escolas públicas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Licínio C.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11727
Resumo: Tomando por base a investigação realizada sobre a gestão democrático-participativa das escolas públicas após o 25 de Abril de 1974, o autor apresenta uma interpretação do processo de democratização do governo das escolas que ocorreu a partir de 1974, apontando os principais períodos, as orientação políticas, os conflitos e as contradições desse processo, e discutindo alguns dos mais recentes impactos do “novo gerencialismo” nas escolas e instituições de ensino superior portuguesas.
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spelling A democratização do governo das escolas públicas em PortugalDemocratização escolarGestão democráticaOrganização da escolaTomando por base a investigação realizada sobre a gestão democrático-participativa das escolas públicas após o 25 de Abril de 1974, o autor apresenta uma interpretação do processo de democratização do governo das escolas que ocorreu a partir de 1974, apontando os principais períodos, as orientação políticas, os conflitos e as contradições desse processo, e discutindo alguns dos mais recentes impactos do “novo gerencialismo” nas escolas e instituições de ensino superior portuguesas.Based on the revision of research data about the democratic-participatory management of state schools after the Portuguese revolution of 1974, the author presents an interpretation of the democratization process of the governance of schools which took place after 1974, pointing out the main periods, policies, conflicts and contradictions, and discussing some of the more recent impacts of “new managerialism” on Portuguese schools and higher education institutions.En prenant par base la recherche réalisée sur la gestion démocratique-participative des écoles publiques après le 25 avril 1974, l’auteur présente une interprétation du processus de démocratisation du gouvernement des écoles qui s’est produit à partir de 1974, en indiquant les principales périodes, l’orientations politiques, les conflits et les contradictions de ce processus, et en discutant certains des plus récents impacts du «nouveau managerialisme» dans les écoles et les institutions d’enseignement supérieur portugaises.Universidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP)Universidade do MinhoLima, Licínio C.20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11727por"Sociologia : revista da Faculdade de Letras". ISSN 0872-3419. 19 (2009) 227-253.0872-3419info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:14:07.412218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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