A educação ambiental na perspectiva filosófica de Hans Jonas: por uma ética do cuidado e da responsabilidade escolar em Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mungulume, Manuel João [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202199
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com uma Filosofia da Educação na perspectiva de Hans Jonas, filósofo alemão que se preocupou em diagnosticar os perigos decorrentes do agir humano. As formulações de Jonas contêm grandes potencialidades para defender a natureza que está sendo ameaçada pelo uso desenfreado da técnica, assim é necessária uma ética de responsabilidade para medir, mediar e orientar as ações humanas. É nessa perspectiva que o presente trabalho se insere e pretende ser desenvolvido a partir de uma realidade em degradação, como é o meio ambiente em Moçambique. E de maneira a trazer conceitos e a pensar sobre práticas em educação ambiental nas escolas, que este trabalho se propõe a dialogar entre professor e aluno na sala de aula, suscitando a pergunta chave na mente dos alunos: ―Como a educação pode contribuir para a construção de uma sociedade justa e sustentável em Moçambique? Os procedimentos metodológicos serão delineados a partir de pesquisas bibliográficas e documentais, desenvolvidas através do levantamento e da análise dos assuntos que abordam sobre a temática em destaque, tendo como base principal a obra prima de Hans Jonas, O princípio de responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica (2006). Neste contexto, espera-se que as práticas pedagógicas sejam desenvolvidas a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência ética e global sobre o meio ambiente e, assim, assumirem posições que proteja o meio ambiente. Espera-se ainda nesta dissertação que a Educação Ambiental seja considerada e contemplada como parte importante nos conteúdos educacionais em Moçambique; em todos os níveis de ensino-aprendizagem, visto que este conteúdo ainda enfrenta deficiências, e não é pensado e discutido de forma ativa e constante na sala de aula.
id UNSP_d0c811774d84a572d173cd573b5e9406
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202199
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A educação ambiental na perspectiva filosófica de Hans Jonas: por uma ética do cuidado e da responsabilidade escolar em MoçambiqueEnvironmental education in the philosophical perspective of Hans Jonas: for an ethics of school care and responsibility in MozambiqueFilosofia da educaçãoCurrículo escolarÉtica ambientalHans JonasMoçambiquePhilosophy of educationSchool curriculumEnvironmental ethicsMozambiqueEste trabalho tem como objetivo principal contribuir com uma Filosofia da Educação na perspectiva de Hans Jonas, filósofo alemão que se preocupou em diagnosticar os perigos decorrentes do agir humano. As formulações de Jonas contêm grandes potencialidades para defender a natureza que está sendo ameaçada pelo uso desenfreado da técnica, assim é necessária uma ética de responsabilidade para medir, mediar e orientar as ações humanas. É nessa perspectiva que o presente trabalho se insere e pretende ser desenvolvido a partir de uma realidade em degradação, como é o meio ambiente em Moçambique. E de maneira a trazer conceitos e a pensar sobre práticas em educação ambiental nas escolas, que este trabalho se propõe a dialogar entre professor e aluno na sala de aula, suscitando a pergunta chave na mente dos alunos: ―Como a educação pode contribuir para a construção de uma sociedade justa e sustentável em Moçambique? Os procedimentos metodológicos serão delineados a partir de pesquisas bibliográficas e documentais, desenvolvidas através do levantamento e da análise dos assuntos que abordam sobre a temática em destaque, tendo como base principal a obra prima de Hans Jonas, O princípio de responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica (2006). Neste contexto, espera-se que as práticas pedagógicas sejam desenvolvidas a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência ética e global sobre o meio ambiente e, assim, assumirem posições que proteja o meio ambiente. Espera-se ainda nesta dissertação que a Educação Ambiental seja considerada e contemplada como parte importante nos conteúdos educacionais em Moçambique; em todos os níveis de ensino-aprendizagem, visto que este conteúdo ainda enfrenta deficiências, e não é pensado e discutido de forma ativa e constante na sala de aula.This work has as main objective to contribute with a Philosophy of Education in the perspective of Hans Jonas, German philosopher who was concerned with diagnosing the dangers arising from human action. Jonas' formulations have great potential to defend the nature that is being threatened by the unbridled use of the technique, so an ethics of responsibility is needed to measure, mediate and guide human actions. It is in this perspective that the present work is inserted and intends to be developed from a reality in degradation, as is the environment in Mozambique. And in order to bring concepts and to think about environmental education practices in schools, this work proposes to dialogue between teacher and student in the classroom, raising the key question in the students' mind: ―How can education contribute to the building a fair and sustainable society in Mozambique? The methodological procedures will be outlined based on bibliographic and documentary research, developed through the survey and analysis of the subjects that address the highlighted theme, having as main base the Hans Jonas masterpiece, The principle of responsibility: an ethics test for technological civilization (2006). In this context, it is expected that pedagogical practices will be developed in order to help students build an ethical and global awareness about the environment and, thus, take positions that protect the environment. It is also expected in this dissertation that Environmental Education is considered and contemplated as an important part of educational content in Mozambique; at all levels of teaching and learning, as this content still faces deficiencies, and is not actively thought and discussed in the classroom.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mungulume, Manuel João [UNESP]2020-12-22T15:25:36Z2020-12-22T15:25:36Z2020-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20219933004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:11:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202199Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação ambiental na perspectiva filosófica de Hans Jonas: por uma ética do cuidado e da responsabilidade escolar em Moçambique
Environmental education in the philosophical perspective of Hans Jonas: for an ethics of school care and responsibility in Mozambique
title A educação ambiental na perspectiva filosófica de Hans Jonas: por uma ética do cuidado e da responsabilidade escolar em Moçambique
spellingShingle A educação ambiental na perspectiva filosófica de Hans Jonas: por uma ética do cuidado e da responsabilidade escolar em Moçambique
Mungulume, Manuel João [UNESP]
Filosofia da educação
Currículo escolar
Ética ambiental
Hans Jonas
Moçambique
Philosophy of education
School curriculum
Environmental ethics
Mozambique
title_short A educação ambiental na perspectiva filosófica de Hans Jonas: por uma ética do cuidado e da responsabilidade escolar em Moçambique
title_full A educação ambiental na perspectiva filosófica de Hans Jonas: por uma ética do cuidado e da responsabilidade escolar em Moçambique
title_fullStr A educação ambiental na perspectiva filosófica de Hans Jonas: por uma ética do cuidado e da responsabilidade escolar em Moçambique
title_full_unstemmed A educação ambiental na perspectiva filosófica de Hans Jonas: por uma ética do cuidado e da responsabilidade escolar em Moçambique
title_sort A educação ambiental na perspectiva filosófica de Hans Jonas: por uma ética do cuidado e da responsabilidade escolar em Moçambique
author Mungulume, Manuel João [UNESP]
author_facet Mungulume, Manuel João [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mungulume, Manuel João [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da educação
Currículo escolar
Ética ambiental
Hans Jonas
Moçambique
Philosophy of education
School curriculum
Environmental ethics
Mozambique
topic Filosofia da educação
Currículo escolar
Ética ambiental
Hans Jonas
Moçambique
Philosophy of education
School curriculum
Environmental ethics
Mozambique
description Este trabalho tem como objetivo principal contribuir com uma Filosofia da Educação na perspectiva de Hans Jonas, filósofo alemão que se preocupou em diagnosticar os perigos decorrentes do agir humano. As formulações de Jonas contêm grandes potencialidades para defender a natureza que está sendo ameaçada pelo uso desenfreado da técnica, assim é necessária uma ética de responsabilidade para medir, mediar e orientar as ações humanas. É nessa perspectiva que o presente trabalho se insere e pretende ser desenvolvido a partir de uma realidade em degradação, como é o meio ambiente em Moçambique. E de maneira a trazer conceitos e a pensar sobre práticas em educação ambiental nas escolas, que este trabalho se propõe a dialogar entre professor e aluno na sala de aula, suscitando a pergunta chave na mente dos alunos: ―Como a educação pode contribuir para a construção de uma sociedade justa e sustentável em Moçambique? Os procedimentos metodológicos serão delineados a partir de pesquisas bibliográficas e documentais, desenvolvidas através do levantamento e da análise dos assuntos que abordam sobre a temática em destaque, tendo como base principal a obra prima de Hans Jonas, O princípio de responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica (2006). Neste contexto, espera-se que as práticas pedagógicas sejam desenvolvidas a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência ética e global sobre o meio ambiente e, assim, assumirem posições que proteja o meio ambiente. Espera-se ainda nesta dissertação que a Educação Ambiental seja considerada e contemplada como parte importante nos conteúdos educacionais em Moçambique; em todos os níveis de ensino-aprendizagem, visto que este conteúdo ainda enfrenta deficiências, e não é pensado e discutido de forma ativa e constante na sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22T15:25:36Z
2020-12-22T15:25:36Z
2020-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202199
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/202199
identifier_str_mv 33004110040P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128213283504128