Impacto da avaliação externa (ENC 1996-2003) sobre o habitus de docentes do ensino superior: estudo de uma fundação municipal no interior do estado de S. Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Studer, Caren Elisabeth [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101598
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre duas categorias do campo educacional: por um lado, o habitus de docentes de uma instituição não-pública de ensino superior, a Fundação Educacional de Barretos (FEB) e a experiência de avaliação externa, através do projeto do Exame Nacional de Cursos (ENC) de 1996 a 2003. Para a sua realização, optou-se pelo uso dos métodos qualitativos de análise a partir da aplicação de questionário e entrevistas junto a professores e coordenadores, que passaram pela experiência do “Provão” e estiveram presentes na instituição desde 1995. A aproximação ao objeto se deu via a abordagem sociológica de Pierre Bourdieu (1930 – 2002), a partir da qual se caracterizou a dinâmica de influências para a constituição da relação habitus – avaliação externa. São vários os elementos considerados: a tensão permanente entre os capitais políticos - sociais e os acadêmicos marcam esta fundação de ensino desde a sua criação, contextualizadas pela intersecção dos processos históricos de expansão do ensino superior nas décadas 60-70 e os efeitos dos mecanismos de globalização capitalista regionalizada no interior do estado de S. Paulo. Por outro lado, a proposta de avaliação do ENC interfere na formação do habitus dos docentes entrevistados, pela especificidade de organização de seus diferentes capitais. O estudo indica vários níveis de repercussões, como o das práticas dos docentes, da gestão dos cursos por parte dos coordenadores e da autoridade científica institucional. Elementos estes com diferentes níveis de influência sobre a constituição do habitus investigado.
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spelling Impacto da avaliação externa (ENC 1996-2003) sobre o habitus de docentes do ensino superior: estudo de uma fundação municipal no interior do estado de S. PauloEducação - Barretos (SP) - 1996-2003Ensino superiores - IndicadoresEnsino superior - AvaliaçãoProfessores - AtitudesEsta pesquisa tem como objetivo investigar a relação entre duas categorias do campo educacional: por um lado, o habitus de docentes de uma instituição não-pública de ensino superior, a Fundação Educacional de Barretos (FEB) e a experiência de avaliação externa, através do projeto do Exame Nacional de Cursos (ENC) de 1996 a 2003. Para a sua realização, optou-se pelo uso dos métodos qualitativos de análise a partir da aplicação de questionário e entrevistas junto a professores e coordenadores, que passaram pela experiência do “Provão” e estiveram presentes na instituição desde 1995. A aproximação ao objeto se deu via a abordagem sociológica de Pierre Bourdieu (1930 – 2002), a partir da qual se caracterizou a dinâmica de influências para a constituição da relação habitus – avaliação externa. São vários os elementos considerados: a tensão permanente entre os capitais políticos - sociais e os acadêmicos marcam esta fundação de ensino desde a sua criação, contextualizadas pela intersecção dos processos históricos de expansão do ensino superior nas décadas 60-70 e os efeitos dos mecanismos de globalização capitalista regionalizada no interior do estado de S. Paulo. Por outro lado, a proposta de avaliação do ENC interfere na formação do habitus dos docentes entrevistados, pela especificidade de organização de seus diferentes capitais. O estudo indica vários níveis de repercussões, como o das práticas dos docentes, da gestão dos cursos por parte dos coordenadores e da autoridade científica institucional. Elementos estes com diferentes níveis de influência sobre a constituição do habitus investigado.This research aims at investigating the relationship between two categories of the educational field: on one hand, the habitus of professors at a non-public institution of higher education, Fundação Educacional de Barretos (FEB), and the experience of external evaluation, through the Exame Nacional de Cursos (National Examination of Courses) project (1996-2003). For its accomplishment, the choice has been the qualitative analysis method based on the application of questionnaires and interviews as to professors and coordinators who had gone through the experience of ‘Provão’ and had been working at the institution since 1995. The objective has been searched through the sociologic approach by Pierre Bordieu (1930-2002), from which the dynamics for the constitution of the habitus relationship – external evaluation, has been characterized. There are a number of elements taken into consideration: the permanent tension among political, social, and academic capitals is set within this educational foundation since its creation, they are contextualized by the intersection of historical processes of higher education expansion during the 60’s and 70’s and the effects of the mechanisms for capitalist globalization in the countryside of São Paulo state. On the other hand, the proposal for the National Examination of Courses interferes on the formation of the habitus of professors interviewed, by the organization specificity of their different capitals. The study indicates several levels of repercussions, such as the practice of professors, the management of courses regarding coordinators and the institutional scientific authority. Such elements have different levels of influence on the constitution of the habitus investigated.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Inforsato, Edson do Carmo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Studer, Caren Elisabeth [UNESP]2014-06-11T19:31:31Z2014-06-11T19:31:31Z2008-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis239 f. : il.application/pdfSTUDER, Caren Elisabeth. Impacto da avaliação externa (ENC 1996-2003) sobre o habitus de docentes do ensino superior: estudo de uma fundação municipal no interior do estado de S. Paulo. 2008. 239 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/101598000547018studer_ce_dr_arafcl.pdf33004030079P207923096242704670000-0003-1939-3580Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:10:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101598Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:52:53.047944Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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