Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ35.htm http://hdl.handle.net/11449/148308 |
Resumo: | Introdução. O projeto de educação de jovens e adultos, vem sendo desenvolvido no campus de Rio Claro, e tem se constituído em constantes desafios: de um ângulo, focalizamos as atividades de ensino propostas aos jovens e adultos; de outro ângulo, focalizamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos bolsistas que atuam no projeto, quanto ao aspecto da formação. Compõem o eixo norteador do projeto, a concepção de sujeito – jovens e adultos plenos de história, auto-estima, necessidades, expectativas, afetividades, memórias e saberes; o caráter interdisciplinar – que se consolida nos aportes das atitudes interdisciplinares e no fazer; e a formação de educadores – pensada no entrelaçamento entre a atuação, a busca teórica e o registro de conhecimentos produzidos. Objetivos. Resgatar e propor práticas educativas que venham a contribuir para uma participação mais efetiva de jovens e adultos que ficaram à margem da escolarização formal; propor espaços de atuação que venham a contribuir para a formação de educadores, alunos graduandos provenientes de diferentes cursos da UNESP. Métodos. O projeto desenvolve-se em cinco turmas, compostas por funcionários da UNESP e pessoas da comunidade externa; atuam, como educadores, sete bolsistas alunos de graduação. Destacamos o registro escrito como instrumento utilizado pelo aluno-adulto, para o acompanhamento de sua própria aprendizagem; como material que permite a retomada de relatos de situações do cotidiano e transformá-las em situações de ensino; e utilizado pelos bolsistas para coleta de dados, na modalidade de diário de pesquisa. Resultados. As diferenças marcantes dos motivos e interesses em estar numa sala de aula, por parte dos educandos, têm significado verdadeiros desafios pedagógicos e teóricos para os bolsistas, o que vem delimitar uma característica fundamental do Projeto UNESP de Educação de Jovens e Adultos: ser um Projeto pautado, igualmente, pelas preocupações com o ensino e com a pesquisa. Na atuação educativa junto aos jovens e adultos, oportuniza-se uma formação de educadores que têm que estar, e estão, em contínua busca para a compreensão do objeto de sua atuação: conhecer cada vez mais profundamente o que vem a ser educação de jovens e adultos, no momento histórico e na sociedade em que vivemos. Os desafios de ensinar jovens e adultos, não escolarizados, vão sendo transformados em matéria de estudo, em projetos de pesquisa, pelos jovens educadores. |
id |
UNSP_d0f9ff2e0460597c6fe5423ab32cc0f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148308 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadoresIntrodução. O projeto de educação de jovens e adultos, vem sendo desenvolvido no campus de Rio Claro, e tem se constituído em constantes desafios: de um ângulo, focalizamos as atividades de ensino propostas aos jovens e adultos; de outro ângulo, focalizamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos bolsistas que atuam no projeto, quanto ao aspecto da formação. Compõem o eixo norteador do projeto, a concepção de sujeito – jovens e adultos plenos de história, auto-estima, necessidades, expectativas, afetividades, memórias e saberes; o caráter interdisciplinar – que se consolida nos aportes das atitudes interdisciplinares e no fazer; e a formação de educadores – pensada no entrelaçamento entre a atuação, a busca teórica e o registro de conhecimentos produzidos. Objetivos. Resgatar e propor práticas educativas que venham a contribuir para uma participação mais efetiva de jovens e adultos que ficaram à margem da escolarização formal; propor espaços de atuação que venham a contribuir para a formação de educadores, alunos graduandos provenientes de diferentes cursos da UNESP. Métodos. O projeto desenvolve-se em cinco turmas, compostas por funcionários da UNESP e pessoas da comunidade externa; atuam, como educadores, sete bolsistas alunos de graduação. Destacamos o registro escrito como instrumento utilizado pelo aluno-adulto, para o acompanhamento de sua própria aprendizagem; como material que permite a retomada de relatos de situações do cotidiano e transformá-las em situações de ensino; e utilizado pelos bolsistas para coleta de dados, na modalidade de diário de pesquisa. Resultados. As diferenças marcantes dos motivos e interesses em estar numa sala de aula, por parte dos educandos, têm significado verdadeiros desafios pedagógicos e teóricos para os bolsistas, o que vem delimitar uma característica fundamental do Projeto UNESP de Educação de Jovens e Adultos: ser um Projeto pautado, igualmente, pelas preocupações com o ensino e com a pesquisa. Na atuação educativa junto aos jovens e adultos, oportuniza-se uma formação de educadores que têm que estar, e estão, em contínua busca para a compreensão do objeto de sua atuação: conhecer cada vez mais profundamente o que vem a ser educação de jovens e adultos, no momento histórico e na sociedade em que vivemos. Os desafios de ensinar jovens e adultos, não escolarizados, vão sendo transformados em matéria de estudo, em projetos de pesquisa, pelos jovens educadores.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Mazza, Débora [UNESP]2017-01-18T18:09:38Z2017-01-18T18:09:38Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ35.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1483083060869388251465PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T07:40:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148308Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:09.271395Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores |
title |
Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores |
spellingShingle |
Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] |
title_short |
Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores |
title_full |
Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores |
title_fullStr |
Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores |
title_full_unstemmed |
Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores |
title_sort |
Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores |
author |
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] |
author_facet |
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] Mazza, Débora [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Mazza, Débora [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP] Mazza, Débora [UNESP] |
description |
Introdução. O projeto de educação de jovens e adultos, vem sendo desenvolvido no campus de Rio Claro, e tem se constituído em constantes desafios: de um ângulo, focalizamos as atividades de ensino propostas aos jovens e adultos; de outro ângulo, focalizamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos bolsistas que atuam no projeto, quanto ao aspecto da formação. Compõem o eixo norteador do projeto, a concepção de sujeito – jovens e adultos plenos de história, auto-estima, necessidades, expectativas, afetividades, memórias e saberes; o caráter interdisciplinar – que se consolida nos aportes das atitudes interdisciplinares e no fazer; e a formação de educadores – pensada no entrelaçamento entre a atuação, a busca teórica e o registro de conhecimentos produzidos. Objetivos. Resgatar e propor práticas educativas que venham a contribuir para uma participação mais efetiva de jovens e adultos que ficaram à margem da escolarização formal; propor espaços de atuação que venham a contribuir para a formação de educadores, alunos graduandos provenientes de diferentes cursos da UNESP. Métodos. O projeto desenvolve-se em cinco turmas, compostas por funcionários da UNESP e pessoas da comunidade externa; atuam, como educadores, sete bolsistas alunos de graduação. Destacamos o registro escrito como instrumento utilizado pelo aluno-adulto, para o acompanhamento de sua própria aprendizagem; como material que permite a retomada de relatos de situações do cotidiano e transformá-las em situações de ensino; e utilizado pelos bolsistas para coleta de dados, na modalidade de diário de pesquisa. Resultados. As diferenças marcantes dos motivos e interesses em estar numa sala de aula, por parte dos educandos, têm significado verdadeiros desafios pedagógicos e teóricos para os bolsistas, o que vem delimitar uma característica fundamental do Projeto UNESP de Educação de Jovens e Adultos: ser um Projeto pautado, igualmente, pelas preocupações com o ensino e com a pesquisa. Na atuação educativa junto aos jovens e adultos, oportuniza-se uma formação de educadores que têm que estar, e estão, em contínua busca para a compreensão do objeto de sua atuação: conhecer cada vez mais profundamente o que vem a ser educação de jovens e adultos, no momento histórico e na sociedade em que vivemos. Os desafios de ensinar jovens e adultos, não escolarizados, vão sendo transformados em matéria de estudo, em projetos de pesquisa, pelos jovens educadores. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2017-01-18T18:09:38Z 2017-01-18T18:09:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ35.htm http://hdl.handle.net/11449/148308 3060869388251465 |
url |
http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ35.htm http://hdl.handle.net/11449/148308 |
identifier_str_mv |
3060869388251465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128770343698432 |