Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Mazza, Débora [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ35.htm
http://hdl.handle.net/11449/148308
Resumo: Introdução. O projeto de educação de jovens e adultos, vem sendo desenvolvido no campus de Rio Claro, e tem se constituído em constantes desafios: de um ângulo, focalizamos as atividades de ensino propostas aos jovens e adultos; de outro ângulo, focalizamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos bolsistas que atuam no projeto, quanto ao aspecto da formação. Compõem o eixo norteador do projeto, a concepção de sujeito – jovens e adultos plenos de história, auto-estima, necessidades, expectativas, afetividades, memórias e saberes; o caráter interdisciplinar – que se consolida nos aportes das atitudes interdisciplinares e no fazer; e a formação de educadores – pensada no entrelaçamento entre a atuação, a busca teórica e o registro de conhecimentos produzidos. Objetivos. Resgatar e propor práticas educativas que venham a contribuir para uma participação mais efetiva de jovens e adultos que ficaram à margem da escolarização formal; propor espaços de atuação que venham a contribuir para a formação de educadores, alunos graduandos provenientes de diferentes cursos da UNESP. Métodos. O projeto desenvolve-se em cinco turmas, compostas por funcionários da UNESP e pessoas da comunidade externa; atuam, como educadores, sete bolsistas alunos de graduação. Destacamos o registro escrito como instrumento utilizado pelo aluno-adulto, para o acompanhamento de sua própria aprendizagem; como material que permite a retomada de relatos de situações do cotidiano e transformá-las em situações de ensino; e utilizado pelos bolsistas para coleta de dados, na modalidade de diário de pesquisa. Resultados. As diferenças marcantes dos motivos e interesses em estar numa sala de aula, por parte dos educandos, têm significado verdadeiros desafios pedagógicos e teóricos para os bolsistas, o que vem delimitar uma característica fundamental do Projeto UNESP de Educação de Jovens e Adultos: ser um Projeto pautado, igualmente, pelas preocupações com o ensino e com a pesquisa. Na atuação educativa junto aos jovens e adultos, oportuniza-se uma formação de educadores que têm que estar, e estão, em contínua busca para a compreensão do objeto de sua atuação: conhecer cada vez mais profundamente o que vem a ser educação de jovens e adultos, no momento histórico e na sociedade em que vivemos. Os desafios de ensinar jovens e adultos, não escolarizados, vão sendo transformados em matéria de estudo, em projetos de pesquisa, pelos jovens educadores.
id UNSP_d0f9ff2e0460597c6fe5423ab32cc0f0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148308
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadoresIntrodução. O projeto de educação de jovens e adultos, vem sendo desenvolvido no campus de Rio Claro, e tem se constituído em constantes desafios: de um ângulo, focalizamos as atividades de ensino propostas aos jovens e adultos; de outro ângulo, focalizamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos bolsistas que atuam no projeto, quanto ao aspecto da formação. Compõem o eixo norteador do projeto, a concepção de sujeito – jovens e adultos plenos de história, auto-estima, necessidades, expectativas, afetividades, memórias e saberes; o caráter interdisciplinar – que se consolida nos aportes das atitudes interdisciplinares e no fazer; e a formação de educadores – pensada no entrelaçamento entre a atuação, a busca teórica e o registro de conhecimentos produzidos. Objetivos. Resgatar e propor práticas educativas que venham a contribuir para uma participação mais efetiva de jovens e adultos que ficaram à margem da escolarização formal; propor espaços de atuação que venham a contribuir para a formação de educadores, alunos graduandos provenientes de diferentes cursos da UNESP. Métodos. O projeto desenvolve-se em cinco turmas, compostas por funcionários da UNESP e pessoas da comunidade externa; atuam, como educadores, sete bolsistas alunos de graduação. Destacamos o registro escrito como instrumento utilizado pelo aluno-adulto, para o acompanhamento de sua própria aprendizagem; como material que permite a retomada de relatos de situações do cotidiano e transformá-las em situações de ensino; e utilizado pelos bolsistas para coleta de dados, na modalidade de diário de pesquisa. Resultados. As diferenças marcantes dos motivos e interesses em estar numa sala de aula, por parte dos educandos, têm significado verdadeiros desafios pedagógicos e teóricos para os bolsistas, o que vem delimitar uma característica fundamental do Projeto UNESP de Educação de Jovens e Adultos: ser um Projeto pautado, igualmente, pelas preocupações com o ensino e com a pesquisa. Na atuação educativa junto aos jovens e adultos, oportuniza-se uma formação de educadores que têm que estar, e estão, em contínua busca para a compreensão do objeto de sua atuação: conhecer cada vez mais profundamente o que vem a ser educação de jovens e adultos, no momento histórico e na sociedade em que vivemos. Os desafios de ensinar jovens e adultos, não escolarizados, vão sendo transformados em matéria de estudo, em projetos de pesquisa, pelos jovens educadores.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Mazza, Débora [UNESP]2017-01-18T18:09:38Z2017-01-18T18:09:38Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ35.htmhttp://hdl.handle.net/11449/1483083060869388251465PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-23T07:40:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148308Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:09.271395Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores
title Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores
spellingShingle Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores
Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
title_short Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores
title_full Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores
title_fullStr Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores
title_full_unstemmed Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores
title_sort Práticas e desafios na educação de jovens e adultos: do ensino à formação de educadores
author Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
author_facet Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Mazza, Débora [UNESP]
author_role author
author2 Mazza, Débora [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Mazza, Débora [UNESP]
description Introdução. O projeto de educação de jovens e adultos, vem sendo desenvolvido no campus de Rio Claro, e tem se constituído em constantes desafios: de um ângulo, focalizamos as atividades de ensino propostas aos jovens e adultos; de outro ângulo, focalizamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos bolsistas que atuam no projeto, quanto ao aspecto da formação. Compõem o eixo norteador do projeto, a concepção de sujeito – jovens e adultos plenos de história, auto-estima, necessidades, expectativas, afetividades, memórias e saberes; o caráter interdisciplinar – que se consolida nos aportes das atitudes interdisciplinares e no fazer; e a formação de educadores – pensada no entrelaçamento entre a atuação, a busca teórica e o registro de conhecimentos produzidos. Objetivos. Resgatar e propor práticas educativas que venham a contribuir para uma participação mais efetiva de jovens e adultos que ficaram à margem da escolarização formal; propor espaços de atuação que venham a contribuir para a formação de educadores, alunos graduandos provenientes de diferentes cursos da UNESP. Métodos. O projeto desenvolve-se em cinco turmas, compostas por funcionários da UNESP e pessoas da comunidade externa; atuam, como educadores, sete bolsistas alunos de graduação. Destacamos o registro escrito como instrumento utilizado pelo aluno-adulto, para o acompanhamento de sua própria aprendizagem; como material que permite a retomada de relatos de situações do cotidiano e transformá-las em situações de ensino; e utilizado pelos bolsistas para coleta de dados, na modalidade de diário de pesquisa. Resultados. As diferenças marcantes dos motivos e interesses em estar numa sala de aula, por parte dos educandos, têm significado verdadeiros desafios pedagógicos e teóricos para os bolsistas, o que vem delimitar uma característica fundamental do Projeto UNESP de Educação de Jovens e Adultos: ser um Projeto pautado, igualmente, pelas preocupações com o ensino e com a pesquisa. Na atuação educativa junto aos jovens e adultos, oportuniza-se uma formação de educadores que têm que estar, e estão, em contínua busca para a compreensão do objeto de sua atuação: conhecer cada vez mais profundamente o que vem a ser educação de jovens e adultos, no momento histórico e na sociedade em que vivemos. Os desafios de ensinar jovens e adultos, não escolarizados, vão sendo transformados em matéria de estudo, em projetos de pesquisa, pelos jovens educadores.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-01-18T18:09:38Z
2017-01-18T18:09:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ35.htm
http://hdl.handle.net/11449/148308
3060869388251465
url http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/2__Congresso/Educa__o/Educ35.htm
http://hdl.handle.net/11449/148308
identifier_str_mv 3060869388251465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128770343698432