Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos, Julio Cesar Augustus de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000100012
http://hdl.handle.net/11449/26481
Resumo: Este artigo traz uma reflexão acerca da avaliação em Matemática, destacando os modos pelos quais essa avaliação pode vir a ser compreendida e discutida em um curso de formação de professores da área. Explicita-se como, a partir das situações de sala de aula, o olhar para as possibilidades da avaliação pode contribuir para a formação desse professor no que diz respeito ao compreendido pelos alunos. São analisadas três situações-problema, propostas aos alunos do curso de graduação em Matemática, cujo foco é o modo de avaliar. O olhar avaliativo e o fazer Matemática são entendidos como uma forma de o aluno voltar-se para o conteúdo matemático, abrindo-se ao que, no seu lidar cotidiano, se mostra. Diz-se da importância de se considerarem os dados relevantes e o a ser conhecido nas situações de avaliação que permitem, ao professor, ler a aprendizagem do aluno em seu modo de se expressar.
id UNSP_d112909daf25c44308297f34832dd6e9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26481
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aulaEvaluation in Mathematics: a reading of conceptions and an analysis of what is lived in the classroomEducação MatemáticaAvaliação da Aprendizagem EscolarConhecimento MatemáticoMathematical EducationSchool Learning EvaluationMathematical KnowledgeEste artigo traz uma reflexão acerca da avaliação em Matemática, destacando os modos pelos quais essa avaliação pode vir a ser compreendida e discutida em um curso de formação de professores da área. Explicita-se como, a partir das situações de sala de aula, o olhar para as possibilidades da avaliação pode contribuir para a formação desse professor no que diz respeito ao compreendido pelos alunos. São analisadas três situações-problema, propostas aos alunos do curso de graduação em Matemática, cujo foco é o modo de avaliar. O olhar avaliativo e o fazer Matemática são entendidos como uma forma de o aluno voltar-se para o conteúdo matemático, abrindo-se ao que, no seu lidar cotidiano, se mostra. Diz-se da importância de se considerarem os dados relevantes e o a ser conhecido nas situações de avaliação que permitem, ao professor, ler a aprendizagem do aluno em seu modo de se expressar.This article allows some reflection on evaluation in Mathematics, highlighting the ways such evaluation may come to be understood and discussed in a Teacher Formation course. An attempt is made to unveil - in classroom situations - how looking at evaluation contributes to the formation of such teachers especially with regard to the analysis of what is understood by his/her students. Three problem situations have been analyzed, and discussed with Mathematics college degree students - whose focus is on the process of evaluation. The Evaluating look and taking up Mathematics are understood as ways for the student teacher to address the mathematical content, with him / her opening himself / herself to what his/her daily teaching shows. It shows the importance of considering the relevant data and that to be known in the evaluation situation allows the teacher to read the student's learning and ways of expression..Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de MatemáticaUniversidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Santos, Julio Cesar Augustus de Paula2014-05-20T15:07:22Z2014-05-20T15:07:22Z2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article183-197application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000100012Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 1, p. 183-197, 2011.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2648110.1590/S1516-73132011000100012S1516-73132011000100012S1516-73132011000100012.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-21T06:03:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26481Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:30:09.533619Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
Evaluation in Mathematics: a reading of conceptions and an analysis of what is lived in the classroom
title Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
spellingShingle Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Educação Matemática
Avaliação da Aprendizagem Escolar
Conhecimento Matemático
Mathematical Education
School Learning Evaluation
Mathematical Knowledge
title_short Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
title_full Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
title_fullStr Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
title_full_unstemmed Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
title_sort Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
author Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
author_facet Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Santos, Julio Cesar Augustus de Paula
author_role author
author2 Santos, Julio Cesar Augustus de Paula
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Santos, Julio Cesar Augustus de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Avaliação da Aprendizagem Escolar
Conhecimento Matemático
Mathematical Education
School Learning Evaluation
Mathematical Knowledge
topic Educação Matemática
Avaliação da Aprendizagem Escolar
Conhecimento Matemático
Mathematical Education
School Learning Evaluation
Mathematical Knowledge
description Este artigo traz uma reflexão acerca da avaliação em Matemática, destacando os modos pelos quais essa avaliação pode vir a ser compreendida e discutida em um curso de formação de professores da área. Explicita-se como, a partir das situações de sala de aula, o olhar para as possibilidades da avaliação pode contribuir para a formação desse professor no que diz respeito ao compreendido pelos alunos. São analisadas três situações-problema, propostas aos alunos do curso de graduação em Matemática, cujo foco é o modo de avaliar. O olhar avaliativo e o fazer Matemática são entendidos como uma forma de o aluno voltar-se para o conteúdo matemático, abrindo-se ao que, no seu lidar cotidiano, se mostra. Diz-se da importância de se considerarem os dados relevantes e o a ser conhecido nas situações de avaliação que permitem, ao professor, ler a aprendizagem do aluno em seu modo de se expressar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
2014-05-20T15:07:22Z
2014-05-20T15:07:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000100012
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 1, p. 183-197, 2011.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26481
10.1590/S1516-73132011000100012
S1516-73132011000100012
S1516-73132011000100012.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000100012
http://hdl.handle.net/11449/26481
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 1, p. 183-197, 2011.
1516-7313
10.1590/S1516-73132011000100012
S1516-73132011000100012
S1516-73132011000100012.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 183-197
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128521380298752