Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
DOI: | 10.1590/S1516-73132011000100012 |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000100012 http://hdl.handle.net/11449/26481 |
Resumo: | Este artigo traz uma reflexão acerca da avaliação em Matemática, destacando os modos pelos quais essa avaliação pode vir a ser compreendida e discutida em um curso de formação de professores da área. Explicita-se como, a partir das situações de sala de aula, o olhar para as possibilidades da avaliação pode contribuir para a formação desse professor no que diz respeito ao compreendido pelos alunos. São analisadas três situações-problema, propostas aos alunos do curso de graduação em Matemática, cujo foco é o modo de avaliar. O olhar avaliativo e o fazer Matemática são entendidos como uma forma de o aluno voltar-se para o conteúdo matemático, abrindo-se ao que, no seu lidar cotidiano, se mostra. Diz-se da importância de se considerarem os dados relevantes e o a ser conhecido nas situações de avaliação que permitem, ao professor, ler a aprendizagem do aluno em seu modo de se expressar. |
id |
UNSP_d112909daf25c44308297f34832dd6e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26481 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aulaEvaluation in Mathematics: a reading of conceptions and an analysis of what is lived in the classroomEducação MatemáticaAvaliação da Aprendizagem EscolarConhecimento MatemáticoMathematical EducationSchool Learning EvaluationMathematical KnowledgeEste artigo traz uma reflexão acerca da avaliação em Matemática, destacando os modos pelos quais essa avaliação pode vir a ser compreendida e discutida em um curso de formação de professores da área. Explicita-se como, a partir das situações de sala de aula, o olhar para as possibilidades da avaliação pode contribuir para a formação desse professor no que diz respeito ao compreendido pelos alunos. São analisadas três situações-problema, propostas aos alunos do curso de graduação em Matemática, cujo foco é o modo de avaliar. O olhar avaliativo e o fazer Matemática são entendidos como uma forma de o aluno voltar-se para o conteúdo matemático, abrindo-se ao que, no seu lidar cotidiano, se mostra. Diz-se da importância de se considerarem os dados relevantes e o a ser conhecido nas situações de avaliação que permitem, ao professor, ler a aprendizagem do aluno em seu modo de se expressar.This article allows some reflection on evaluation in Mathematics, highlighting the ways such evaluation may come to be understood and discussed in a Teacher Formation course. An attempt is made to unveil - in classroom situations - how looking at evaluation contributes to the formation of such teachers especially with regard to the analysis of what is understood by his/her students. Three problem situations have been analyzed, and discussed with Mathematics college degree students - whose focus is on the process of evaluation. The Evaluating look and taking up Mathematics are understood as ways for the student teacher to address the mathematical content, with him / her opening himself / herself to what his/her daily teaching shows. It shows the importance of considering the relevant data and that to be known in the evaluation situation allows the teacher to read the student's learning and ways of expression..Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de MatemáticaUniversidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]Santos, Julio Cesar Augustus de Paula2014-05-20T15:07:22Z2014-05-20T15:07:22Z2011-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article183-197application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000100012Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 1, p. 183-197, 2011.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2648110.1590/S1516-73132011000100012S1516-73132011000100012S1516-73132011000100012.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-21T06:03:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26481Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:30:09.533619Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula Evaluation in Mathematics: a reading of conceptions and an analysis of what is lived in the classroom |
title |
Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula |
spellingShingle |
Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula Paulo, Rosa Monteiro [UNESP] Educação Matemática Avaliação da Aprendizagem Escolar Conhecimento Matemático Mathematical Education School Learning Evaluation Mathematical Knowledge Paulo, Rosa Monteiro [UNESP] Educação Matemática Avaliação da Aprendizagem Escolar Conhecimento Matemático Mathematical Education School Learning Evaluation Mathematical Knowledge |
title_short |
Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula |
title_full |
Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula |
title_fullStr |
Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula |
title_sort |
Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula |
author |
Paulo, Rosa Monteiro [UNESP] |
author_facet |
Paulo, Rosa Monteiro [UNESP] Paulo, Rosa Monteiro [UNESP] Santos, Julio Cesar Augustus de Paula Santos, Julio Cesar Augustus de Paula |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Julio Cesar Augustus de Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade de São Paulo (USP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo, Rosa Monteiro [UNESP] Santos, Julio Cesar Augustus de Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Avaliação da Aprendizagem Escolar Conhecimento Matemático Mathematical Education School Learning Evaluation Mathematical Knowledge |
topic |
Educação Matemática Avaliação da Aprendizagem Escolar Conhecimento Matemático Mathematical Education School Learning Evaluation Mathematical Knowledge |
description |
Este artigo traz uma reflexão acerca da avaliação em Matemática, destacando os modos pelos quais essa avaliação pode vir a ser compreendida e discutida em um curso de formação de professores da área. Explicita-se como, a partir das situações de sala de aula, o olhar para as possibilidades da avaliação pode contribuir para a formação desse professor no que diz respeito ao compreendido pelos alunos. São analisadas três situações-problema, propostas aos alunos do curso de graduação em Matemática, cujo foco é o modo de avaliar. O olhar avaliativo e o fazer Matemática são entendidos como uma forma de o aluno voltar-se para o conteúdo matemático, abrindo-se ao que, no seu lidar cotidiano, se mostra. Diz-se da importância de se considerarem os dados relevantes e o a ser conhecido nas situações de avaliação que permitem, ao professor, ler a aprendizagem do aluno em seu modo de se expressar. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 2014-05-20T15:07:22Z 2014-05-20T15:07:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000100012 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 1, p. 183-197, 2011. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26481 10.1590/S1516-73132011000100012 S1516-73132011000100012 S1516-73132011000100012.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132011000100012 http://hdl.handle.net/11449/26481 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 17, n. 1, p. 183-197, 2011. 1516-7313 10.1590/S1516-73132011000100012 S1516-73132011000100012 S1516-73132011000100012.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
183-197 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1822182468765089792 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132011000100012 |