Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo,Rosa Monteiro
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Santos,Julio Cesar Augustus de Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100012
Resumo: Este artigo traz uma reflexão acerca da avaliação em Matemática, destacando os modos pelos quais essa avaliação pode vir a ser compreendida e discutida em um curso de formação de professores da área. Explicita-se como, a partir das situações de sala de aula, o olhar para as possibilidades da avaliação pode contribuir para a formação desse professor no que diz respeito ao compreendido pelos alunos. São analisadas três situações-problema, propostas aos alunos do curso de graduação em Matemática, cujo foco é o modo de avaliar. O olhar avaliativo e o fazer Matemática são entendidos como uma forma de o aluno voltar-se para o conteúdo matemático, abrindo-se ao que, no seu lidar cotidiano, se mostra. Diz-se da importância de se considerarem os "dados relevantes" e o "a ser conhecido" nas situações de avaliação que permitem, ao professor, ler a aprendizagem do aluno em seu modo de se expressar.
id UNESP-22_1b8805cc5eb4a07e8240d13436c5120c
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132011000100012
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aulaEducação MatemáticaAvaliação da Aprendizagem EscolarConhecimento MatemáticoEste artigo traz uma reflexão acerca da avaliação em Matemática, destacando os modos pelos quais essa avaliação pode vir a ser compreendida e discutida em um curso de formação de professores da área. Explicita-se como, a partir das situações de sala de aula, o olhar para as possibilidades da avaliação pode contribuir para a formação desse professor no que diz respeito ao compreendido pelos alunos. São analisadas três situações-problema, propostas aos alunos do curso de graduação em Matemática, cujo foco é o modo de avaliar. O olhar avaliativo e o fazer Matemática são entendidos como uma forma de o aluno voltar-se para o conteúdo matemático, abrindo-se ao que, no seu lidar cotidiano, se mostra. Diz-se da importância de se considerarem os "dados relevantes" e o "a ser conhecido" nas situações de avaliação que permitem, ao professor, ler a aprendizagem do aluno em seu modo de se expressar.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100012Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.1 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000100012info:eu-repo/semantics/openAccessPaulo,Rosa MonteiroSantos,Julio Cesar Augustus de Paulapor2011-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000100012Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:39.918975Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
title Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
spellingShingle Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
Paulo,Rosa Monteiro
Educação Matemática
Avaliação da Aprendizagem Escolar
Conhecimento Matemático
title_short Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
title_full Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
title_fullStr Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
title_full_unstemmed Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
title_sort Avaliação em matemática: uma leitura de concepções e análise do vivido na sala de aula
author Paulo,Rosa Monteiro
author_facet Paulo,Rosa Monteiro
Santos,Julio Cesar Augustus de Paula
author_role author
author2 Santos,Julio Cesar Augustus de Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo,Rosa Monteiro
Santos,Julio Cesar Augustus de Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Avaliação da Aprendizagem Escolar
Conhecimento Matemático
topic Educação Matemática
Avaliação da Aprendizagem Escolar
Conhecimento Matemático
description Este artigo traz uma reflexão acerca da avaliação em Matemática, destacando os modos pelos quais essa avaliação pode vir a ser compreendida e discutida em um curso de formação de professores da área. Explicita-se como, a partir das situações de sala de aula, o olhar para as possibilidades da avaliação pode contribuir para a formação desse professor no que diz respeito ao compreendido pelos alunos. São analisadas três situações-problema, propostas aos alunos do curso de graduação em Matemática, cujo foco é o modo de avaliar. O olhar avaliativo e o fazer Matemática são entendidos como uma forma de o aluno voltar-se para o conteúdo matemático, abrindo-se ao que, no seu lidar cotidiano, se mostra. Diz-se da importância de se considerarem os "dados relevantes" e o "a ser conhecido" nas situações de avaliação que permitem, ao professor, ler a aprendizagem do aluno em seu modo de se expressar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132011000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.1 2011
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956174262272