Repertório de ensino docente de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Taynara Daniel de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192679
Resumo: A presente pesquisa, realizada à luz da análise do comportamento, apresenta como escopo principal identificar, descrever e analisar quais comportamentos de Ensino de uma docente no primeiro Ano do Ensino Fundamental de nove anos viabilizam o desenvolvimento da alfabetização e da aprendizagem, tendo como base de análise a expectativa de aprendizagem de número 2 (ler ainda que não convencionalmente) da disciplina de Língua Portuguesa, pertencente ao documento: “Expectativas de Aprendizagem para o Primeiro Ano do Ensino Fundamental de nove Anos”, considerando as especificidades presentes nesta etapa de transição. Como foco metodológico utilizou-se de uma estratégia muito empregada no âmbito científico, denominada Estudo de Caso, a qual contemplou visitas e observações in loco, utilização de vídeo-filmagens e informações transcritas em um caderno de campo, em uma escola estadual que atende ao público do primeiro ano do Ensino fundamental na cidade de Bauru. A obtenção bem como análise dos dados foi realizada sob um viés qualitativo, com foco na descrição dos comportamentos emitidos pela docente em relação às respostas apresentadas no repertório dos discentes. Observou-se a partir dos dados coletados que as ações da docente não somente contemplavam as expectativas de aprendizagem do documento, como também iam para além deste. Atividades planejadas, com objetivos claros e delimitados, a flexibilidade e variabilidade comportamental para o ensino foram fatores indispensáveis para o alcance do sucesso escolar dos discentes do primeiro ano do ensino fundamental, considerando todo o contexto de adaptação e especificidades pertencentes a este grupo neste período de transição.
id UNSP_d11b17880ec02e8a5419f41305307393
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192679
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Repertório de ensino docente de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de casoRepertoire of teaching literacy in the first year of elementary school: a case studyRepertório de ensinoPrimeiro anoAprendizagem escolarTeaching directoryFirst gradeSchool learningA presente pesquisa, realizada à luz da análise do comportamento, apresenta como escopo principal identificar, descrever e analisar quais comportamentos de Ensino de uma docente no primeiro Ano do Ensino Fundamental de nove anos viabilizam o desenvolvimento da alfabetização e da aprendizagem, tendo como base de análise a expectativa de aprendizagem de número 2 (ler ainda que não convencionalmente) da disciplina de Língua Portuguesa, pertencente ao documento: “Expectativas de Aprendizagem para o Primeiro Ano do Ensino Fundamental de nove Anos”, considerando as especificidades presentes nesta etapa de transição. Como foco metodológico utilizou-se de uma estratégia muito empregada no âmbito científico, denominada Estudo de Caso, a qual contemplou visitas e observações in loco, utilização de vídeo-filmagens e informações transcritas em um caderno de campo, em uma escola estadual que atende ao público do primeiro ano do Ensino fundamental na cidade de Bauru. A obtenção bem como análise dos dados foi realizada sob um viés qualitativo, com foco na descrição dos comportamentos emitidos pela docente em relação às respostas apresentadas no repertório dos discentes. Observou-se a partir dos dados coletados que as ações da docente não somente contemplavam as expectativas de aprendizagem do documento, como também iam para além deste. Atividades planejadas, com objetivos claros e delimitados, a flexibilidade e variabilidade comportamental para o ensino foram fatores indispensáveis para o alcance do sucesso escolar dos discentes do primeiro ano do ensino fundamental, considerando todo o contexto de adaptação e especificidades pertencentes a este grupo neste período de transição.The present study, based on the behavior analysis, presents as its main scope to identify, describe and analyze which teaching behaviors of a teacher in the first year of Elementary School nine years enable the development of literacy and learning, based on the analysis the expectation of learning number 2 (read even if not conventionally) of the Portuguese language subject, which belongs to the document: "Learning Expectations for the First Year of Nine-Year Elementary School"," considering the specificities present at this transitional stage. As a methodological focus, it used a strategy widely used in the scientific field, called Case Study, which included on-the-spot visits and observations, use of video-filming and information transcribed in a field book, in a state school that meets the public of the first year of elementary school in the city of Bauru. The acquisition as well as data analysis was performed under a qualitative bias, focusing on the description of the behaviors emitted by the teacher in relation to the responses presented in the student repertoire. It was observed from the data collected that the actions of the teacher not only contemplated the expectations of learning of the document, but also went beyond this. Planned activities, with clear and limited objectives, the flexibility and behavioral variability for teaching were indispensable factors for the attainment of the educational success of the first year students of elementary school, considering the whole context of adaptation and specificities belonging to this group in this transitional period.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Asbahr, Flávia da Silva Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Taynara Daniel de2020-05-31T19:36:18Z2020-05-31T19:36:18Z2020-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19267900093154033004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-19T06:28:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192679Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:23:46.141681Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Repertório de ensino docente de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso
Repertoire of teaching literacy in the first year of elementary school: a case study
title Repertório de ensino docente de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso
spellingShingle Repertório de ensino docente de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso
Oliveira, Taynara Daniel de
Repertório de ensino
Primeiro ano
Aprendizagem escolar
Teaching directory
First grade
School learning
title_short Repertório de ensino docente de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso
title_full Repertório de ensino docente de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso
title_fullStr Repertório de ensino docente de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso
title_full_unstemmed Repertório de ensino docente de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso
title_sort Repertório de ensino docente de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso
author Oliveira, Taynara Daniel de
author_facet Oliveira, Taynara Daniel de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Asbahr, Flávia da Silva Ferreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Taynara Daniel de
dc.subject.por.fl_str_mv Repertório de ensino
Primeiro ano
Aprendizagem escolar
Teaching directory
First grade
School learning
topic Repertório de ensino
Primeiro ano
Aprendizagem escolar
Teaching directory
First grade
School learning
description A presente pesquisa, realizada à luz da análise do comportamento, apresenta como escopo principal identificar, descrever e analisar quais comportamentos de Ensino de uma docente no primeiro Ano do Ensino Fundamental de nove anos viabilizam o desenvolvimento da alfabetização e da aprendizagem, tendo como base de análise a expectativa de aprendizagem de número 2 (ler ainda que não convencionalmente) da disciplina de Língua Portuguesa, pertencente ao documento: “Expectativas de Aprendizagem para o Primeiro Ano do Ensino Fundamental de nove Anos”, considerando as especificidades presentes nesta etapa de transição. Como foco metodológico utilizou-se de uma estratégia muito empregada no âmbito científico, denominada Estudo de Caso, a qual contemplou visitas e observações in loco, utilização de vídeo-filmagens e informações transcritas em um caderno de campo, em uma escola estadual que atende ao público do primeiro ano do Ensino fundamental na cidade de Bauru. A obtenção bem como análise dos dados foi realizada sob um viés qualitativo, com foco na descrição dos comportamentos emitidos pela docente em relação às respostas apresentadas no repertório dos discentes. Observou-se a partir dos dados coletados que as ações da docente não somente contemplavam as expectativas de aprendizagem do documento, como também iam para além deste. Atividades planejadas, com objetivos claros e delimitados, a flexibilidade e variabilidade comportamental para o ensino foram fatores indispensáveis para o alcance do sucesso escolar dos discentes do primeiro ano do ensino fundamental, considerando todo o contexto de adaptação e especificidades pertencentes a este grupo neste período de transição.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-31T19:36:18Z
2020-05-31T19:36:18Z
2020-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192679
000931540
33004056085P0
url http://hdl.handle.net/11449/192679
identifier_str_mv 000931540
33004056085P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129516038520832