Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-16052016-104326/ |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo compreender as vivências da Geografia Escolar pelas crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental a partir do seu protagonismo. Inspirada em princípios qualitativos, tem na Etnografia sua base metodológica, enfocando especialmente o trabalho realizado em duas escolas públicas de Juiz de Fora (MG). Assim, busca aproximar-se dos significados que as crianças atribuem a este campo de saber nas práticas escolares, colocando-os em diálogo com alguns discursos adultos constituintes da Geografia Escolar. Tomando como referencial teórico os estudos da infância e, em especial, a Geografia da Infância, traz as vozes das crianças, sujeitos centrais no processo de antecipação do ingresso obrigatório no Ensino Fundamental para os seis anos de idade. Os achados da investigação foram organizados em três campos interpretativos que reorientam o olhar sobre a política de antecipação do ingresso obrigatório no Ensino Fundamental, bem como a Geografia Escolar com crianças. |
id |
USP_0884d58bad6a62555860c9da05f72885 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16052016-104326 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG)School Geography: children and childhood in the first year of Elementary School in Juiz de Fora (MG)ChildhoodChildhood GeographyChildrenCriançasFirst grade of Elementary SchoolGeografia da infânciaGeografia escolarInfânciasPrimeiro ano do ensino fundamentalSchool GeographyEsta pesquisa tem como objetivo compreender as vivências da Geografia Escolar pelas crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental a partir do seu protagonismo. Inspirada em princípios qualitativos, tem na Etnografia sua base metodológica, enfocando especialmente o trabalho realizado em duas escolas públicas de Juiz de Fora (MG). Assim, busca aproximar-se dos significados que as crianças atribuem a este campo de saber nas práticas escolares, colocando-os em diálogo com alguns discursos adultos constituintes da Geografia Escolar. Tomando como referencial teórico os estudos da infância e, em especial, a Geografia da Infância, traz as vozes das crianças, sujeitos centrais no processo de antecipação do ingresso obrigatório no Ensino Fundamental para os seis anos de idade. Os achados da investigação foram organizados em três campos interpretativos que reorientam o olhar sobre a política de antecipação do ingresso obrigatório no Ensino Fundamental, bem como a Geografia Escolar com crianças.This work has aimed to understand the experiences of School Geography by children in the first grade of Elementary School from their role. Inspired by qualitative principles, it has in Ethnography its methodological basis, especially focusing on the work carried out in two public schools in Juiz de Fora (MG). Thus, it seeks to approximate the meanings that children attribute to this field of knowledge in school practices, putting them in dialogue with adults speeches constituents of School Geography. Taking as the theoretical reference childhood studies and in particular the Geography of Childhood, it brings children\'s voices, central subjects in anticipation process of compulsory admission to the Elementary school for six years of age. The findings of the investigation were organized in three interpretative fields that redirect the look on anticipating policy of compulsory entry in Elementary Education, as well as the School Geography with children.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPontuschka, Nidia NacibCosta, Bruno Muniz Figueiredo2016-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-16052016-104326/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-16052016-104326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG) School Geography: children and childhood in the first year of Elementary School in Juiz de Fora (MG) |
title |
Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG) |
spellingShingle |
Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG) Costa, Bruno Muniz Figueiredo Childhood Childhood Geography Children Crianças First grade of Elementary School Geografia da infância Geografia escolar Infâncias Primeiro ano do ensino fundamental School Geography |
title_short |
Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG) |
title_full |
Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG) |
title_fullStr |
Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG) |
title_full_unstemmed |
Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG) |
title_sort |
Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG) |
author |
Costa, Bruno Muniz Figueiredo |
author_facet |
Costa, Bruno Muniz Figueiredo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pontuschka, Nidia Nacib |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Bruno Muniz Figueiredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Childhood Childhood Geography Children Crianças First grade of Elementary School Geografia da infância Geografia escolar Infâncias Primeiro ano do ensino fundamental School Geography |
topic |
Childhood Childhood Geography Children Crianças First grade of Elementary School Geografia da infância Geografia escolar Infâncias Primeiro ano do ensino fundamental School Geography |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo compreender as vivências da Geografia Escolar pelas crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental a partir do seu protagonismo. Inspirada em princípios qualitativos, tem na Etnografia sua base metodológica, enfocando especialmente o trabalho realizado em duas escolas públicas de Juiz de Fora (MG). Assim, busca aproximar-se dos significados que as crianças atribuem a este campo de saber nas práticas escolares, colocando-os em diálogo com alguns discursos adultos constituintes da Geografia Escolar. Tomando como referencial teórico os estudos da infância e, em especial, a Geografia da Infância, traz as vozes das crianças, sujeitos centrais no processo de antecipação do ingresso obrigatório no Ensino Fundamental para os seis anos de idade. Os achados da investigação foram organizados em três campos interpretativos que reorientam o olhar sobre a política de antecipação do ingresso obrigatório no Ensino Fundamental, bem como a Geografia Escolar com crianças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-16052016-104326/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-16052016-104326/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257069675085824 |