Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Bruno Muniz Figueiredo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-16052016-104326/
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender as vivências da Geografia Escolar pelas crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental a partir do seu protagonismo. Inspirada em princípios qualitativos, tem na Etnografia sua base metodológica, enfocando especialmente o trabalho realizado em duas escolas públicas de Juiz de Fora (MG). Assim, busca aproximar-se dos significados que as crianças atribuem a este campo de saber nas práticas escolares, colocando-os em diálogo com alguns discursos adultos constituintes da Geografia Escolar. Tomando como referencial teórico os estudos da infância e, em especial, a Geografia da Infância, traz as vozes das crianças, sujeitos centrais no processo de antecipação do ingresso obrigatório no Ensino Fundamental para os seis anos de idade. Os achados da investigação foram organizados em três campos interpretativos que reorientam o olhar sobre a política de antecipação do ingresso obrigatório no Ensino Fundamental, bem como a Geografia Escolar com crianças.
id USP_0884d58bad6a62555860c9da05f72885
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16052016-104326
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG)School Geography: children and childhood in the first year of Elementary School in Juiz de Fora (MG)ChildhoodChildhood GeographyChildrenCriançasFirst grade of Elementary SchoolGeografia da infânciaGeografia escolarInfânciasPrimeiro ano do ensino fundamentalSchool GeographyEsta pesquisa tem como objetivo compreender as vivências da Geografia Escolar pelas crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental a partir do seu protagonismo. Inspirada em princípios qualitativos, tem na Etnografia sua base metodológica, enfocando especialmente o trabalho realizado em duas escolas públicas de Juiz de Fora (MG). Assim, busca aproximar-se dos significados que as crianças atribuem a este campo de saber nas práticas escolares, colocando-os em diálogo com alguns discursos adultos constituintes da Geografia Escolar. Tomando como referencial teórico os estudos da infância e, em especial, a Geografia da Infância, traz as vozes das crianças, sujeitos centrais no processo de antecipação do ingresso obrigatório no Ensino Fundamental para os seis anos de idade. Os achados da investigação foram organizados em três campos interpretativos que reorientam o olhar sobre a política de antecipação do ingresso obrigatório no Ensino Fundamental, bem como a Geografia Escolar com crianças.This work has aimed to understand the experiences of School Geography by children in the first grade of Elementary School from their role. Inspired by qualitative principles, it has in Ethnography its methodological basis, especially focusing on the work carried out in two public schools in Juiz de Fora (MG). Thus, it seeks to approximate the meanings that children attribute to this field of knowledge in school practices, putting them in dialogue with adults speeches constituents of School Geography. Taking as the theoretical reference childhood studies and in particular the Geography of Childhood, it brings children\'s voices, central subjects in anticipation process of compulsory admission to the Elementary school for six years of age. The findings of the investigation were organized in three interpretative fields that redirect the look on anticipating policy of compulsory entry in Elementary Education, as well as the School Geography with children.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPontuschka, Nidia NacibCosta, Bruno Muniz Figueiredo2016-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-16052016-104326/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-16052016-104326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG)
School Geography: children and childhood in the first year of Elementary School in Juiz de Fora (MG)
title Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG)
spellingShingle Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG)
Costa, Bruno Muniz Figueiredo
Childhood
Childhood Geography
Children
Crianças
First grade of Elementary School
Geografia da infância
Geografia escolar
Infâncias
Primeiro ano do ensino fundamental
School Geography
title_short Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG)
title_full Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG)
title_fullStr Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG)
title_full_unstemmed Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG)
title_sort Geografia Escolar: crianças e infâncias no primeiro ano do ensino fundamental em Juiz de Fora (MG)
author Costa, Bruno Muniz Figueiredo
author_facet Costa, Bruno Muniz Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pontuschka, Nidia Nacib
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bruno Muniz Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Childhood
Childhood Geography
Children
Crianças
First grade of Elementary School
Geografia da infância
Geografia escolar
Infâncias
Primeiro ano do ensino fundamental
School Geography
topic Childhood
Childhood Geography
Children
Crianças
First grade of Elementary School
Geografia da infância
Geografia escolar
Infâncias
Primeiro ano do ensino fundamental
School Geography
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender as vivências da Geografia Escolar pelas crianças no primeiro ano do Ensino Fundamental a partir do seu protagonismo. Inspirada em princípios qualitativos, tem na Etnografia sua base metodológica, enfocando especialmente o trabalho realizado em duas escolas públicas de Juiz de Fora (MG). Assim, busca aproximar-se dos significados que as crianças atribuem a este campo de saber nas práticas escolares, colocando-os em diálogo com alguns discursos adultos constituintes da Geografia Escolar. Tomando como referencial teórico os estudos da infância e, em especial, a Geografia da Infância, traz as vozes das crianças, sujeitos centrais no processo de antecipação do ingresso obrigatório no Ensino Fundamental para os seis anos de idade. Os achados da investigação foram organizados em três campos interpretativos que reorientam o olhar sobre a política de antecipação do ingresso obrigatório no Ensino Fundamental, bem como a Geografia Escolar com crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-16052016-104326/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-16052016-104326/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257069675085824