A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101617
Resumo: Como a maioria das escolas brasileiras, as escolas públicas estaduais paulistas passaram por profundas mudanças oriundas de sucessivas reformas educacionais que se apoiaram em princípios gerencialistas e performáticos que alteraram tanto a organização das escolas quanto o trabalho de seus sujeitos. Introduzida, a partir de 1996, a função de professor coordenador (PC), reivindicação histórica do magistério paulista, foi se transfigurando na figura de um gerente para a implementação das reformas atuais. Considerando tal contexto, esta tese analisa - a partir de estudo tanto documental quanto empírico - as recentes reformas educacionais paulistas e seus impactos sobre os professores e a coordenação pedagógica. A partir da contribuição de pesquisas relacionadas às políticas públicas e trabalho docente em diferentes países, foram analisadas as alterações ocorridas na função mediante a publicação de sucessivas resoluções oficiais no período 1996-2007. Os resultados confirmam que a função, símbolo da democratização das relações do trabalho escolar, foi sendo alterada pelas reformas que promovem tanto o controle do trabalho do professor em sala de aula quanto a imposição de medidas e projetos. A pesquisa empírica, de base qualitativa, recorreu à realização de entrevistas com 30 professores secundários da rede pública, de 22 escolas distribuídas por 3 diferentes Diretorias Regionais de Ensino do interior do estado. A análise quali-quantitativa das entrevistas permitiu dar ‘voz’ aos professores possibilitando construir um panorama geral do cenário paulista pós-reformas educacionais, desvelando uma ‘escola do espetáculo’ controlada pela implantação do ‘bônus mérito’ que tem permitido um desvirtuamento do rumo histórico da educação escolar. Por indicação dos 30 entrevistados, 3 PCs apontados como bem sucedidos foram...
id UNSP_d12915ad764ef47fb26051f3a0b7c71f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101617
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007)Educação - BrasilReforma do ensino - 1996-2007Politicas publicasEducação e EstadoEducation reformPublic schoolTeacher educationPerformativityComo a maioria das escolas brasileiras, as escolas públicas estaduais paulistas passaram por profundas mudanças oriundas de sucessivas reformas educacionais que se apoiaram em princípios gerencialistas e performáticos que alteraram tanto a organização das escolas quanto o trabalho de seus sujeitos. Introduzida, a partir de 1996, a função de professor coordenador (PC), reivindicação histórica do magistério paulista, foi se transfigurando na figura de um gerente para a implementação das reformas atuais. Considerando tal contexto, esta tese analisa - a partir de estudo tanto documental quanto empírico - as recentes reformas educacionais paulistas e seus impactos sobre os professores e a coordenação pedagógica. A partir da contribuição de pesquisas relacionadas às políticas públicas e trabalho docente em diferentes países, foram analisadas as alterações ocorridas na função mediante a publicação de sucessivas resoluções oficiais no período 1996-2007. Os resultados confirmam que a função, símbolo da democratização das relações do trabalho escolar, foi sendo alterada pelas reformas que promovem tanto o controle do trabalho do professor em sala de aula quanto a imposição de medidas e projetos. A pesquisa empírica, de base qualitativa, recorreu à realização de entrevistas com 30 professores secundários da rede pública, de 22 escolas distribuídas por 3 diferentes Diretorias Regionais de Ensino do interior do estado. A análise quali-quantitativa das entrevistas permitiu dar ‘voz’ aos professores possibilitando construir um panorama geral do cenário paulista pós-reformas educacionais, desvelando uma ‘escola do espetáculo’ controlada pela implantação do ‘bônus mérito’ que tem permitido um desvirtuamento do rumo histórico da educação escolar. Por indicação dos 30 entrevistados, 3 PCs apontados como bem sucedidos foram...São Paulo state public schools on a par with most Brazilian schools have undergone deep changes due to education reforms that incorporated managerialism and performing principles that changed both school organization and the work of its agents. The Coordinator Teachers (CT) of São Paulo state public schools, a historical position demanded by teachers, were instantiated in 1996, but were transfigured into school managers that took over the task of implementing the current education reforms. Against this backdrop, this Ph.D. dissertation analyzes the latest São Paulo state education reforms and their impact on teachers and pedagogical coordinators. Changes in the CT position that occurred as a consequence of official acts in force in 1996-2007 were analyzed in the framework of research related to public policies and teacher work in different countries. The results confirm that the CT position – a symbol o democratization of school work relations, has been gradually transmuted by education reforms that have not only forced control on classroom work of teachers but also imposed regulations and projects. The empirical research resorted to the qualitative analysis of 30 interviews with 30 middle school teachers in 22 schools spread over 3 different São Paulo state school districts. The interview analysis gave voice to teachers, which permitted the construction of the post-reform scenario of São Paulo state public schools: “show business” schools controlled by “merit bonuses” that have derailed school education form its historical track. The thorough analysis of both the interviews and the everyday school work in three different towns of 3 successful CTs that were appointed by their peers demonstrate that, despite their approval of school innovations, they defend the leading role of school and its agents in the definition of the job to be done, and do not assign the pedagogical... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias-da-Silva, Maria Helena Galvão Frem [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]2014-06-11T19:31:32Z2014-06-11T19:31:32Z2008-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis282 f.application/pdfFERNANDES, Maria José da Silva. A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007). 2008. 282 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/101617000582552fernandes_mjs_dr_arafcl.pdf33004030079P204326073322894522394025583164116Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T14:10:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101617Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:10:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007)
title A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007)
spellingShingle A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007)
Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
Educação - Brasil
Reforma do ensino - 1996-2007
Politicas publicas
Educação e Estado
Education reform
Public school
Teacher education
Performativity
title_short A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007)
title_full A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007)
title_fullStr A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007)
title_full_unstemmed A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007)
title_sort A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007)
author Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
author_facet Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias-da-Silva, Maria Helena Galvão Frem [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Brasil
Reforma do ensino - 1996-2007
Politicas publicas
Educação e Estado
Education reform
Public school
Teacher education
Performativity
topic Educação - Brasil
Reforma do ensino - 1996-2007
Politicas publicas
Educação e Estado
Education reform
Public school
Teacher education
Performativity
description Como a maioria das escolas brasileiras, as escolas públicas estaduais paulistas passaram por profundas mudanças oriundas de sucessivas reformas educacionais que se apoiaram em princípios gerencialistas e performáticos que alteraram tanto a organização das escolas quanto o trabalho de seus sujeitos. Introduzida, a partir de 1996, a função de professor coordenador (PC), reivindicação histórica do magistério paulista, foi se transfigurando na figura de um gerente para a implementação das reformas atuais. Considerando tal contexto, esta tese analisa - a partir de estudo tanto documental quanto empírico - as recentes reformas educacionais paulistas e seus impactos sobre os professores e a coordenação pedagógica. A partir da contribuição de pesquisas relacionadas às políticas públicas e trabalho docente em diferentes países, foram analisadas as alterações ocorridas na função mediante a publicação de sucessivas resoluções oficiais no período 1996-2007. Os resultados confirmam que a função, símbolo da democratização das relações do trabalho escolar, foi sendo alterada pelas reformas que promovem tanto o controle do trabalho do professor em sala de aula quanto a imposição de medidas e projetos. A pesquisa empírica, de base qualitativa, recorreu à realização de entrevistas com 30 professores secundários da rede pública, de 22 escolas distribuídas por 3 diferentes Diretorias Regionais de Ensino do interior do estado. A análise quali-quantitativa das entrevistas permitiu dar ‘voz’ aos professores possibilitando construir um panorama geral do cenário paulista pós-reformas educacionais, desvelando uma ‘escola do espetáculo’ controlada pela implantação do ‘bônus mérito’ que tem permitido um desvirtuamento do rumo histórico da educação escolar. Por indicação dos 30 entrevistados, 3 PCs apontados como bem sucedidos foram...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-16
2014-06-11T19:31:32Z
2014-06-11T19:31:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Maria José da Silva. A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007). 2008. 282 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/101617
000582552
fernandes_mjs_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
0432607332289452
2394025583164116
identifier_str_mv FERNANDES, Maria José da Silva. A coordenação pedagógica em face das reformas escolares paulista (1996-2007). 2008. 282 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
000582552
fernandes_mjs_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
0432607332289452
2394025583164116
url http://hdl.handle.net/11449/101617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 282 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045490726535168