A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rizzo, Suzimara Regina Batista [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/257016
https://lattes.cnpq.br/2357696965652379
Resumo: Esta Proposta Pedagógica em Trilhas tem o objetivo de compartilhar uma experiência na aula de Arte de uma escola pública do município de Fernandópolis/SP com estudantes de 1º ano do Ensino Médio, por meio do estímulo gerador a Lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003 visando um trabalho de estudo em torno das questões étnicos raciais, buscando combater o racismo estrutural nas escolas. Ao trabalhar a cultura africana e afro brasileira de forma interdisciplinar, com estímulos a difundir a história e cultura, por meio de pesquisas de campo, pesquisas científicas, estudos sobre artistas e obras de arte, descobrindo e identificando esportes, brinquedos, brincadeiras, danças, músicas, religião e culinária levando o discente a ampliar seu repertório cultural nas matrizes africanas. Ao mesmo tempo, a proposta pedagógica também se desdobra em conhecer e reconhecer a sua identidade e memória como descendente do povo que com seus suor, sangue e lágrima ergueu esse país. Portanto, o presente trabalho pretende contribuir para o ensino étnico-racial na escola pública, a partir da aposta em um desenvolvimento a longo prazo entre componentes parceiros e a área de Arte visando uma mudança na concepção e ação dos alunos sobre o viver e conviver em um ambiente multicultural: a escola.
id UNSP_d14ac0328487ab97d36df681c17990a9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/257016
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas.The Ethnic-Racial Issue as Identity and Memory: An Art Proposal on Trails.Arte na educaçãoEnsinoEnsino médioCultura afro-brasileiraNegros - Identidade racialNegros - Identidade étnicaRacismoEsta Proposta Pedagógica em Trilhas tem o objetivo de compartilhar uma experiência na aula de Arte de uma escola pública do município de Fernandópolis/SP com estudantes de 1º ano do Ensino Médio, por meio do estímulo gerador a Lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003 visando um trabalho de estudo em torno das questões étnicos raciais, buscando combater o racismo estrutural nas escolas. Ao trabalhar a cultura africana e afro brasileira de forma interdisciplinar, com estímulos a difundir a história e cultura, por meio de pesquisas de campo, pesquisas científicas, estudos sobre artistas e obras de arte, descobrindo e identificando esportes, brinquedos, brincadeiras, danças, músicas, religião e culinária levando o discente a ampliar seu repertório cultural nas matrizes africanas. Ao mesmo tempo, a proposta pedagógica também se desdobra em conhecer e reconhecer a sua identidade e memória como descendente do povo que com seus suor, sangue e lágrima ergueu esse país. Portanto, o presente trabalho pretende contribuir para o ensino étnico-racial na escola pública, a partir da aposta em um desenvolvimento a longo prazo entre componentes parceiros e a área de Arte visando uma mudança na concepção e ação dos alunos sobre o viver e conviver em um ambiente multicultural: a escola.This Pedagogical Proposal on Tracks has the purpose of sharing an experience in the Art Class of a public school in Fernandópolis/SP with 1st year high school students, through the stimulus generated by the law 10.639 of January 9, 2003, intending to a study work around ethnic and racial issues, seeking to combat structural racism in schools. By working on African and Afro-Brazilian culture in an interdisciplinary way, with incentives to disseminate history and culture, through field research, scientific research, studies on artists and works of art, disco Vering and identifying sports, toys, games, dances, music, religion and cuisine leading the student to expand their cultural repertoire in African origins. At the same time, the pedagogical proposal also involves knowing and recognizing your identity and memory as descendants of the people who, with their sweat, blood and tears, built this country. Therefore, the present work intends to contribute to ethnic-racial teaching in public schools, based on a commitment to long-term development between partner components and the Art area, aiming at a change in the students' conception and action regarding living and coexisting in a multicultural environment: the school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Rizzo, Suzimara Regina Batista [UNESP]2024-08-13T12:19:28Z2024-08-13T12:19:28Z2024-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIZZO, Suzimara Regina Batista. A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. Orientadora: Rejane Galvão Coutinho. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25701641002016026P1https://lattes.cnpq.br/2357696965652379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-27T19:40:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257016Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-27T19:40:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas.
The Ethnic-Racial Issue as Identity and Memory: An Art Proposal on Trails.
title A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas.
spellingShingle A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas.
Rizzo, Suzimara Regina Batista [UNESP]
Arte na educação
Ensino
Ensino médio
Cultura afro-brasileira
Negros - Identidade racial
Negros - Identidade étnica
Racismo
title_short A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas.
title_full A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas.
title_fullStr A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas.
title_full_unstemmed A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas.
title_sort A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas.
author Rizzo, Suzimara Regina Batista [UNESP]
author_facet Rizzo, Suzimara Regina Batista [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Rizzo, Suzimara Regina Batista [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte na educação
Ensino
Ensino médio
Cultura afro-brasileira
Negros - Identidade racial
Negros - Identidade étnica
Racismo
topic Arte na educação
Ensino
Ensino médio
Cultura afro-brasileira
Negros - Identidade racial
Negros - Identidade étnica
Racismo
description Esta Proposta Pedagógica em Trilhas tem o objetivo de compartilhar uma experiência na aula de Arte de uma escola pública do município de Fernandópolis/SP com estudantes de 1º ano do Ensino Médio, por meio do estímulo gerador a Lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003 visando um trabalho de estudo em torno das questões étnicos raciais, buscando combater o racismo estrutural nas escolas. Ao trabalhar a cultura africana e afro brasileira de forma interdisciplinar, com estímulos a difundir a história e cultura, por meio de pesquisas de campo, pesquisas científicas, estudos sobre artistas e obras de arte, descobrindo e identificando esportes, brinquedos, brincadeiras, danças, músicas, religião e culinária levando o discente a ampliar seu repertório cultural nas matrizes africanas. Ao mesmo tempo, a proposta pedagógica também se desdobra em conhecer e reconhecer a sua identidade e memória como descendente do povo que com seus suor, sangue e lágrima ergueu esse país. Portanto, o presente trabalho pretende contribuir para o ensino étnico-racial na escola pública, a partir da aposta em um desenvolvimento a longo prazo entre componentes parceiros e a área de Arte visando uma mudança na concepção e ação dos alunos sobre o viver e conviver em um ambiente multicultural: a escola.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-13T12:19:28Z
2024-08-13T12:19:28Z
2024-06-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIZZO, Suzimara Regina Batista. A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. Orientadora: Rejane Galvão Coutinho. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/257016
41002016026P1
https://lattes.cnpq.br/2357696965652379
identifier_str_mv RIZZO, Suzimara Regina Batista. A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. Orientadora: Rejane Galvão Coutinho. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.
41002016026P1
url https://hdl.handle.net/11449/257016
https://lattes.cnpq.br/2357696965652379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546382432141312