A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/257016 https://lattes.cnpq.br/2357696965652379 |
Resumo: | Esta Proposta Pedagógica em Trilhas tem o objetivo de compartilhar uma experiência na aula de Arte de uma escola pública do município de Fernandópolis/SP com estudantes de 1º ano do Ensino Médio, por meio do estímulo gerador a Lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003 visando um trabalho de estudo em torno das questões étnicos raciais, buscando combater o racismo estrutural nas escolas. Ao trabalhar a cultura africana e afro brasileira de forma interdisciplinar, com estímulos a difundir a história e cultura, por meio de pesquisas de campo, pesquisas científicas, estudos sobre artistas e obras de arte, descobrindo e identificando esportes, brinquedos, brincadeiras, danças, músicas, religião e culinária levando o discente a ampliar seu repertório cultural nas matrizes africanas. Ao mesmo tempo, a proposta pedagógica também se desdobra em conhecer e reconhecer a sua identidade e memória como descendente do povo que com seus suor, sangue e lágrima ergueu esse país. Portanto, o presente trabalho pretende contribuir para o ensino étnico-racial na escola pública, a partir da aposta em um desenvolvimento a longo prazo entre componentes parceiros e a área de Arte visando uma mudança na concepção e ação dos alunos sobre o viver e conviver em um ambiente multicultural: a escola. |
id |
UNSP_d14ac0328487ab97d36df681c17990a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/257016 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas.The Ethnic-Racial Issue as Identity and Memory: An Art Proposal on Trails.Arte na educaçãoEnsinoEnsino médioCultura afro-brasileiraNegros - Identidade racialNegros - Identidade étnicaRacismoEsta Proposta Pedagógica em Trilhas tem o objetivo de compartilhar uma experiência na aula de Arte de uma escola pública do município de Fernandópolis/SP com estudantes de 1º ano do Ensino Médio, por meio do estímulo gerador a Lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003 visando um trabalho de estudo em torno das questões étnicos raciais, buscando combater o racismo estrutural nas escolas. Ao trabalhar a cultura africana e afro brasileira de forma interdisciplinar, com estímulos a difundir a história e cultura, por meio de pesquisas de campo, pesquisas científicas, estudos sobre artistas e obras de arte, descobrindo e identificando esportes, brinquedos, brincadeiras, danças, músicas, religião e culinária levando o discente a ampliar seu repertório cultural nas matrizes africanas. Ao mesmo tempo, a proposta pedagógica também se desdobra em conhecer e reconhecer a sua identidade e memória como descendente do povo que com seus suor, sangue e lágrima ergueu esse país. Portanto, o presente trabalho pretende contribuir para o ensino étnico-racial na escola pública, a partir da aposta em um desenvolvimento a longo prazo entre componentes parceiros e a área de Arte visando uma mudança na concepção e ação dos alunos sobre o viver e conviver em um ambiente multicultural: a escola.This Pedagogical Proposal on Tracks has the purpose of sharing an experience in the Art Class of a public school in Fernandópolis/SP with 1st year high school students, through the stimulus generated by the law 10.639 of January 9, 2003, intending to a study work around ethnic and racial issues, seeking to combat structural racism in schools. By working on African and Afro-Brazilian culture in an interdisciplinary way, with incentives to disseminate history and culture, through field research, scientific research, studies on artists and works of art, disco Vering and identifying sports, toys, games, dances, music, religion and cuisine leading the student to expand their cultural repertoire in African origins. At the same time, the pedagogical proposal also involves knowing and recognizing your identity and memory as descendants of the people who, with their sweat, blood and tears, built this country. Therefore, the present work intends to contribute to ethnic-racial teaching in public schools, based on a commitment to long-term development between partner components and the Art area, aiming at a change in the students' conception and action regarding living and coexisting in a multicultural environment: the school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Rizzo, Suzimara Regina Batista [UNESP]2024-08-13T12:19:28Z2024-08-13T12:19:28Z2024-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIZZO, Suzimara Regina Batista. A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. Orientadora: Rejane Galvão Coutinho. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25701641002016026P1https://lattes.cnpq.br/2357696965652379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-27T19:40:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257016Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-27T19:40:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. The Ethnic-Racial Issue as Identity and Memory: An Art Proposal on Trails. |
title |
A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. |
spellingShingle |
A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. Rizzo, Suzimara Regina Batista [UNESP] Arte na educação Ensino Ensino médio Cultura afro-brasileira Negros - Identidade racial Negros - Identidade étnica Racismo |
title_short |
A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. |
title_full |
A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. |
title_fullStr |
A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. |
title_full_unstemmed |
A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. |
title_sort |
A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. |
author |
Rizzo, Suzimara Regina Batista [UNESP] |
author_facet |
Rizzo, Suzimara Regina Batista [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coutinho, Rejane Galvão [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rizzo, Suzimara Regina Batista [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte na educação Ensino Ensino médio Cultura afro-brasileira Negros - Identidade racial Negros - Identidade étnica Racismo |
topic |
Arte na educação Ensino Ensino médio Cultura afro-brasileira Negros - Identidade racial Negros - Identidade étnica Racismo |
description |
Esta Proposta Pedagógica em Trilhas tem o objetivo de compartilhar uma experiência na aula de Arte de uma escola pública do município de Fernandópolis/SP com estudantes de 1º ano do Ensino Médio, por meio do estímulo gerador a Lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003 visando um trabalho de estudo em torno das questões étnicos raciais, buscando combater o racismo estrutural nas escolas. Ao trabalhar a cultura africana e afro brasileira de forma interdisciplinar, com estímulos a difundir a história e cultura, por meio de pesquisas de campo, pesquisas científicas, estudos sobre artistas e obras de arte, descobrindo e identificando esportes, brinquedos, brincadeiras, danças, músicas, religião e culinária levando o discente a ampliar seu repertório cultural nas matrizes africanas. Ao mesmo tempo, a proposta pedagógica também se desdobra em conhecer e reconhecer a sua identidade e memória como descendente do povo que com seus suor, sangue e lágrima ergueu esse país. Portanto, o presente trabalho pretende contribuir para o ensino étnico-racial na escola pública, a partir da aposta em um desenvolvimento a longo prazo entre componentes parceiros e a área de Arte visando uma mudança na concepção e ação dos alunos sobre o viver e conviver em um ambiente multicultural: a escola. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-13T12:19:28Z 2024-08-13T12:19:28Z 2024-06-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIZZO, Suzimara Regina Batista. A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. Orientadora: Rejane Galvão Coutinho. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024. https://hdl.handle.net/11449/257016 41002016026P1 https://lattes.cnpq.br/2357696965652379 |
identifier_str_mv |
RIZZO, Suzimara Regina Batista. A questão étnico racial como identidade e memória: uma proposta de arte em trilhas. Orientadora: Rejane Galvão Coutinho. 2024. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024. 41002016026P1 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/257016 https://lattes.cnpq.br/2357696965652379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546382432141312 |