Atlas escolar de Sumaré (SP): os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Alexander da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/95552
Resumo: Este trabalho discute as práticas que uma professora construiu para ministrar o ensino de Geografia no quarto ano do ensino fundamental por meio do uso do Atlas Escolar Municipal de Sumaré (SP). O objetivo principal do atlas escolar municipal é promover a identidade e o pertencimento através do conhecimento sobre o lugar. Iniciamos com um breve relato sobre a Cartografia Escolar no Brasil, enfatizando os principais eventos que contribuíram para a sua evolução, sequencialmente trataremos da apresentação teórico-metodológica do Atlas Escolar Municipal de Sumaré (SP). Destacamos a metodologia da pesquisa dentro de uma abordagem qualitativa, utilizando-se de registros em caderno de campo, observações de aulas e entrevistas. Os dados obtidos revelam que os saberes mobilizados pela Professora Esperança (nome fictício) são provenientes da sua prática, adquiridos na experiência cotidiana do trabalho docente. Envolve também saberes que provêm desde memórias de sua infância, da época de quando era aluna, até da troca com outros docentes mais experientes. Por meio do atlas escolar o aluno tem uma melhor compreensão do lugar onde vive que se amplia através do trabalho de campo realizado pela Professora Esperança. Reconhecemos que as relações que se estabelecem entre sujeito (aluno)-objeto (atlas escolar) e mediador (professora) não se limitam à esfera cognitiva, mas atinge a esfera afetiva. Por ser moradora de Sumaré a professora mantém uma relação de afetividade com o lugar, possibilitando que ela, mesmo sem dominar completamente alguns conteúdos específicos de Cartografia, apresente conhecimentos do cotidiano que permitem explorar novas possibilidades de trabalho com o Atlas Escolar de Sumaré
id UNSP_d1518a79499f4d7fe50ba24036c3d873
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/95552
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Atlas escolar de Sumaré (SP): os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do ensino fundamentalGeography - Study and teachingGeografia - Estudo e ensinoEnsino fundamentalPratica de ensinoPercepção geograficaCartografia - Estudo e ensinoSumaré (SP) - AtlasEste trabalho discute as práticas que uma professora construiu para ministrar o ensino de Geografia no quarto ano do ensino fundamental por meio do uso do Atlas Escolar Municipal de Sumaré (SP). O objetivo principal do atlas escolar municipal é promover a identidade e o pertencimento através do conhecimento sobre o lugar. Iniciamos com um breve relato sobre a Cartografia Escolar no Brasil, enfatizando os principais eventos que contribuíram para a sua evolução, sequencialmente trataremos da apresentação teórico-metodológica do Atlas Escolar Municipal de Sumaré (SP). Destacamos a metodologia da pesquisa dentro de uma abordagem qualitativa, utilizando-se de registros em caderno de campo, observações de aulas e entrevistas. Os dados obtidos revelam que os saberes mobilizados pela Professora Esperança (nome fictício) são provenientes da sua prática, adquiridos na experiência cotidiana do trabalho docente. Envolve também saberes que provêm desde memórias de sua infância, da época de quando era aluna, até da troca com outros docentes mais experientes. Por meio do atlas escolar o aluno tem uma melhor compreensão do lugar onde vive que se amplia através do trabalho de campo realizado pela Professora Esperança. Reconhecemos que as relações que se estabelecem entre sujeito (aluno)-objeto (atlas escolar) e mediador (professora) não se limitam à esfera cognitiva, mas atinge a esfera afetiva. Por ser moradora de Sumaré a professora mantém uma relação de afetividade com o lugar, possibilitando que ela, mesmo sem dominar completamente alguns conteúdos específicos de Cartografia, apresente conhecimentos do cotidiano que permitem explorar novas possibilidades de trabalho com o Atlas Escolar de SumaréThis research discusses the actions that a teacher built to instruct the education of Geography at the fourth grade of elementary school through the School Atlas of Sumaré Town (State of São Paulo). The main goal of the town school atlas is to promote the identity and the belonging through the knowledge about the place. We start with a small report about the School Cartography in Brazil, emphasizing the main events that contributed to its evolution; sequentially we will talk about the methodological theoretical presentation of the School Atlas of Sumaré Town (SP). We highlight the methodology of the research concerning the quality, using records on a field notebook, observations along classes and interviews. The collected data reveal the knowledge experienced by Teacher Hope (fiction name), they are from her practice, acquired along her everyday teaching experience. They also involve knowledge that come from her childhood memories, from her school time, and even the interchange experience among teachers. Through the school atlas, the student has a better comprehension of the place he lives as well as enlarges throughout the fieldwork hold by Teacher Hope. We admit that the established relations among subject (student) – object (school atlas) – moderator (teacher) do not limit themselves at the cognition sphere, but they reach the emotional sphere. For the teacher lives in Sumaré, she keeps an emotional relation with the place, so it gives her the capacity to present the everyday knowledge even without fluency in some specific contents of Cartography thoroughly. Therefore, it allows explore new possibilities of working with the School Atlas of Sumaré TownCoordenadoria da Gestão de Educação Básica (Cenp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Rosângela Doin de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Alexander da Silva [UNESP]2014-06-11T19:27:49Z2014-06-11T19:27:49Z2013-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis230 f. : il., fotosapplication/pdfLIMA, Alexander da Silva. Atlas escolar de Sumaré (SP): os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do ensino fundamental. 2013. 230 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/95552000730535lima_as_me_rcla.pdf33004137004P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-02T06:13:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/95552Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:45:20.644179Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atlas escolar de Sumaré (SP): os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do ensino fundamental
title Atlas escolar de Sumaré (SP): os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do ensino fundamental
spellingShingle Atlas escolar de Sumaré (SP): os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do ensino fundamental
Lima, Alexander da Silva [UNESP]
Geography - Study and teaching
Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Pratica de ensino
Percepção geografica
Cartografia - Estudo e ensino
Sumaré (SP) - Atlas
title_short Atlas escolar de Sumaré (SP): os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do ensino fundamental
title_full Atlas escolar de Sumaré (SP): os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do ensino fundamental
title_fullStr Atlas escolar de Sumaré (SP): os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Atlas escolar de Sumaré (SP): os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do ensino fundamental
title_sort Atlas escolar de Sumaré (SP): os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do ensino fundamental
author Lima, Alexander da Silva [UNESP]
author_facet Lima, Alexander da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Rosângela Doin de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Alexander da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geography - Study and teaching
Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Pratica de ensino
Percepção geografica
Cartografia - Estudo e ensino
Sumaré (SP) - Atlas
topic Geography - Study and teaching
Geografia - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Pratica de ensino
Percepção geografica
Cartografia - Estudo e ensino
Sumaré (SP) - Atlas
description Este trabalho discute as práticas que uma professora construiu para ministrar o ensino de Geografia no quarto ano do ensino fundamental por meio do uso do Atlas Escolar Municipal de Sumaré (SP). O objetivo principal do atlas escolar municipal é promover a identidade e o pertencimento através do conhecimento sobre o lugar. Iniciamos com um breve relato sobre a Cartografia Escolar no Brasil, enfatizando os principais eventos que contribuíram para a sua evolução, sequencialmente trataremos da apresentação teórico-metodológica do Atlas Escolar Municipal de Sumaré (SP). Destacamos a metodologia da pesquisa dentro de uma abordagem qualitativa, utilizando-se de registros em caderno de campo, observações de aulas e entrevistas. Os dados obtidos revelam que os saberes mobilizados pela Professora Esperança (nome fictício) são provenientes da sua prática, adquiridos na experiência cotidiana do trabalho docente. Envolve também saberes que provêm desde memórias de sua infância, da época de quando era aluna, até da troca com outros docentes mais experientes. Por meio do atlas escolar o aluno tem uma melhor compreensão do lugar onde vive que se amplia através do trabalho de campo realizado pela Professora Esperança. Reconhecemos que as relações que se estabelecem entre sujeito (aluno)-objeto (atlas escolar) e mediador (professora) não se limitam à esfera cognitiva, mas atinge a esfera afetiva. Por ser moradora de Sumaré a professora mantém uma relação de afetividade com o lugar, possibilitando que ela, mesmo sem dominar completamente alguns conteúdos específicos de Cartografia, apresente conhecimentos do cotidiano que permitem explorar novas possibilidades de trabalho com o Atlas Escolar de Sumaré
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-30
2014-06-11T19:27:49Z
2014-06-11T19:27:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Alexander da Silva. Atlas escolar de Sumaré (SP): os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do ensino fundamental. 2013. 230 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/95552
000730535
lima_as_me_rcla.pdf
33004137004P0
identifier_str_mv LIMA, Alexander da Silva. Atlas escolar de Sumaré (SP): os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do ensino fundamental. 2013. 230 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000730535
lima_as_me_rcla.pdf
33004137004P0
url http://hdl.handle.net/11449/95552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 230 f. : il., fotos
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128696361418752