O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuquieri, Rita de Cássia Bastos [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90857
Resumo: A presente pesquisa efetivou-se com o objetivo de responder a seguinte questão: Práticas docentes no Ensino de Ciências na Educação Infantil desenvolvidas através dos passos metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, propiciam um processo de ensino e aprendizagem de qualidade para professores e alunos? Diante da questão proposta, escolhemos para desenvolvimento metodológico a Pesquisa-Ação, segundo Thiollent (2004), por ser um referencial que propicia a participação ativa do grupo e envolve a comunidade local como um todo, propósito este de uma educação emancipatória inspirada na Pedagogia Histórico-Crítica. A etapa de Diagnóstico constou da apresentação do projeto de pesquisa na escola e de duas entrevistas iniciais com as professoras participantes. A etapa de Intervenção tratou da Prática Social Inicial, Problematização e Instrumentalização e a etapa de Avaliação da Catarse e da Prática Social Final. Os passos metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica se articulam às etapas da Pesquisa-Ação, fornecendo condições favoráveis um quadro estruturado para pesquisa. O conteúdo escolhido para a intervenção foi o Lixo, assunto importante, que envolve diretamente os alunos, as famílias, a escola e a comunidade. Como resultados da pesquisa concluímos que a prática docente à luz da metodologia da Pedagogia Histórico-Crítica, efetivada na educação Infantil no âmbito do Ensino de Ciências, efetiva - se num processo de ensino e aprendizagem de qualidade superior para professores e alunos. Os relatórios e entrevistas, bem como a própria ação pedagógica das professoras participantes, esclarecem tal afirmação juntamente com a prática social final realizada pelas crianças em forma de texto e garantem o resultado relevante da pesquisa.
id UNSP_d1baabd09cc93a6546a91585d3e9a09b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90857
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-críticaCiências (Primeiro grau)EducaçãoA presente pesquisa efetivou-se com o objetivo de responder a seguinte questão: Práticas docentes no Ensino de Ciências na Educação Infantil desenvolvidas através dos passos metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, propiciam um processo de ensino e aprendizagem de qualidade para professores e alunos? Diante da questão proposta, escolhemos para desenvolvimento metodológico a Pesquisa-Ação, segundo Thiollent (2004), por ser um referencial que propicia a participação ativa do grupo e envolve a comunidade local como um todo, propósito este de uma educação emancipatória inspirada na Pedagogia Histórico-Crítica. A etapa de Diagnóstico constou da apresentação do projeto de pesquisa na escola e de duas entrevistas iniciais com as professoras participantes. A etapa de Intervenção tratou da Prática Social Inicial, Problematização e Instrumentalização e a etapa de Avaliação da Catarse e da Prática Social Final. Os passos metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica se articulam às etapas da Pesquisa-Ação, fornecendo condições favoráveis um quadro estruturado para pesquisa. O conteúdo escolhido para a intervenção foi o Lixo, assunto importante, que envolve diretamente os alunos, as famílias, a escola e a comunidade. Como resultados da pesquisa concluímos que a prática docente à luz da metodologia da Pedagogia Histórico-Crítica, efetivada na educação Infantil no âmbito do Ensino de Ciências, efetiva - se num processo de ensino e aprendizagem de qualidade superior para professores e alunos. Os relatórios e entrevistas, bem como a própria ação pedagógica das professoras participantes, esclarecem tal afirmação juntamente com a prática social final realizada pelas crianças em forma de texto e garantem o resultado relevante da pesquisa.To present research it was executed with the objective of answering the following subject: Done educational practices in the teaching of Sciences in the infantile. Education develop Through the methodological steps of the Pedagogy Historical-Criticize, to propitiate a teaching process and learning high quality to teachers and students? Before the proposed problem we chase for methodological development the research-action, second. Thiollent (2004), to be a reference that propitiates the participation it activates of the group in involved the locality community as a whole, purpose this of an educational inspired to emancipate in the Pedagogy Historical-Critic. The diagnosis stage consisted of the presentation of the research project in the school and of your initial interviews with the participant teachers. The intervention stage treated of the practice social initial, problem and Instrumentalização, and the one of the Evaluation trialed of the catharsis and of the finish social practice. The methodological steps of the Pedagogy Historical-Critic they articulate to the stages of the research-action, supply favorable conditions structural picture for the research chosen. The content for the intervention(rubbish) subject important, what involve the students direcly, family, the school and the community. As results of the research can end that the educational practice to the light of the methodology of the Pedagogy Historical-Critic, in the Infantile Education in the ambit of the teaching of Sciences produces a teaching process and learning high quality for teachers and students, because the reports. As well as the participant teachers own pedagogy action clears such statement and the practice social end also accomplished by the children in text form they guarantee the important result of the research. Another factor of importance for the positive result the research was that soon after the end of the intervention.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Daibem, Ana Maria Lombardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zuquieri, Rita de Cássia Bastos [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2007-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis200 f. : il.application/pdfZUQUIERI, Rita de Cássia Bastos. O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica. 2007. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90857000547095zuquieri_rcb_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-04T06:21:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90857Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-04T06:21:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica
title O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica
spellingShingle O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica
Zuquieri, Rita de Cássia Bastos [UNESP]
Ciências (Primeiro grau)
Educação
title_short O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica
title_full O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica
title_fullStr O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica
title_full_unstemmed O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica
title_sort O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica
author Zuquieri, Rita de Cássia Bastos [UNESP]
author_facet Zuquieri, Rita de Cássia Bastos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daibem, Ana Maria Lombardi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuquieri, Rita de Cássia Bastos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências (Primeiro grau)
Educação
topic Ciências (Primeiro grau)
Educação
description A presente pesquisa efetivou-se com o objetivo de responder a seguinte questão: Práticas docentes no Ensino de Ciências na Educação Infantil desenvolvidas através dos passos metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica, propiciam um processo de ensino e aprendizagem de qualidade para professores e alunos? Diante da questão proposta, escolhemos para desenvolvimento metodológico a Pesquisa-Ação, segundo Thiollent (2004), por ser um referencial que propicia a participação ativa do grupo e envolve a comunidade local como um todo, propósito este de uma educação emancipatória inspirada na Pedagogia Histórico-Crítica. A etapa de Diagnóstico constou da apresentação do projeto de pesquisa na escola e de duas entrevistas iniciais com as professoras participantes. A etapa de Intervenção tratou da Prática Social Inicial, Problematização e Instrumentalização e a etapa de Avaliação da Catarse e da Prática Social Final. Os passos metodológicos da Pedagogia Histórico-Crítica se articulam às etapas da Pesquisa-Ação, fornecendo condições favoráveis um quadro estruturado para pesquisa. O conteúdo escolhido para a intervenção foi o Lixo, assunto importante, que envolve diretamente os alunos, as famílias, a escola e a comunidade. Como resultados da pesquisa concluímos que a prática docente à luz da metodologia da Pedagogia Histórico-Crítica, efetivada na educação Infantil no âmbito do Ensino de Ciências, efetiva - se num processo de ensino e aprendizagem de qualidade superior para professores e alunos. Os relatórios e entrevistas, bem como a própria ação pedagógica das professoras participantes, esclarecem tal afirmação juntamente com a prática social final realizada pelas crianças em forma de texto e garantem o resultado relevante da pesquisa.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-27
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZUQUIERI, Rita de Cássia Bastos. O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica. 2007. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90857
000547095
zuquieri_rcb_me_bauru.pdf
33004056079P0
identifier_str_mv ZUQUIERI, Rita de Cássia Bastos. O ensino de ciências na educação infantil: análise de práticas docentes na abordagem metodológica da pedagogia histórico-crítica. 2007. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
000547095
zuquieri_rcb_me_bauru.pdf
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/90857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650163534725120