Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Alessandra de Andrade [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP], Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP], Ribeiro, Allan Victor [UNESP], Cavalcante, Maria Regina [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141831
Resumo: Estudos tem atestado que professores, de diferentes níveis de ensino, tem sido modelos favoráveis ou não, influenciando nas escolhas profissionais de seus alunos, bem como na prática pedagógica dos graduandos dos cursos de licenciatura. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar características da interação professores e estudantes, ao longo da Educação Básica, que poderiam ter influenciado na escolha do curso universitário, enquanto área de conhecimento e campo de atuação profissional (licenciatura). Participaram deste estudo setenta alunos do 4º. ano do curso de Licenciatura em Física da Unesp, cursando a disciplina Instrumentação para o Ensino de Física. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e em duas aulas/sessões de 2 horas, nas quais os estudantes relataram as interações com seus professores no ensino básico, de modo mais detalhado. Após categorização das informações dos questionários, somados aos relatos nas sessões/aulas, pode-se identificar que a afinidade apontada pelos estudantes acerca da área das Ciências Exatas foi estabelecida de modo consistente com as vivências positivas da prática dos docentes desta área do conhecimento, em especial, nas disciplinas de Física e de Matemática. Os resultados evidenciaram que os professores destes estudantes estabeleceram interações de afetividade, expressas pela escuta ativa, atenção às dificuldades, valorização da educação, incentivo à formação em ensino superior e, sobretudo, valorização das capacidades intelectuais dos alunos. Podemos considerar, portanto, que a interação positiva teve um papel decisivo nas escolhas profissionais destes alunos, visto que ainda trazem vivas na memória estas experiências.
id UNSP_d1ccb13deaccc48a2f9ee761b6fa3d06
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141831
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em físicaEstudos tem atestado que professores, de diferentes níveis de ensino, tem sido modelos favoráveis ou não, influenciando nas escolhas profissionais de seus alunos, bem como na prática pedagógica dos graduandos dos cursos de licenciatura. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar características da interação professores e estudantes, ao longo da Educação Básica, que poderiam ter influenciado na escolha do curso universitário, enquanto área de conhecimento e campo de atuação profissional (licenciatura). Participaram deste estudo setenta alunos do 4º. ano do curso de Licenciatura em Física da Unesp, cursando a disciplina Instrumentação para o Ensino de Física. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e em duas aulas/sessões de 2 horas, nas quais os estudantes relataram as interações com seus professores no ensino básico, de modo mais detalhado. Após categorização das informações dos questionários, somados aos relatos nas sessões/aulas, pode-se identificar que a afinidade apontada pelos estudantes acerca da área das Ciências Exatas foi estabelecida de modo consistente com as vivências positivas da prática dos docentes desta área do conhecimento, em especial, nas disciplinas de Física e de Matemática. Os resultados evidenciaram que os professores destes estudantes estabeleceram interações de afetividade, expressas pela escuta ativa, atenção às dificuldades, valorização da educação, incentivo à formação em ensino superior e, sobretudo, valorização das capacidades intelectuais dos alunos. Podemos considerar, portanto, que a interação positiva teve um papel decisivo nas escolhas profissionais destes alunos, visto que ainda trazem vivas na memória estas experiências.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Alessandra de Andrade [UNESP]Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]Ribeiro, Allan Victor [UNESP]Cavalcante, Maria Regina [UNESP]2016-07-19T13:00:39Z2016-07-19T13:00:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9568-9578application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9568-95782357-7819http://hdl.handle.net/11449/141831ISSN2357-7819-2014-9568-9578.pdf9240823312105954porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-19T12:45:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141831Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:58:51.554193Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física
title Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física
spellingShingle Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física
Lopes, Alessandra de Andrade [UNESP]
title_short Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física
title_full Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física
title_fullStr Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física
title_full_unstemmed Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física
title_sort Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física
author Lopes, Alessandra de Andrade [UNESP]
author_facet Lopes, Alessandra de Andrade [UNESP]
Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Ribeiro, Allan Victor [UNESP]
Cavalcante, Maria Regina [UNESP]
author_role author
author2 Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Ribeiro, Allan Victor [UNESP]
Cavalcante, Maria Regina [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Alessandra de Andrade [UNESP]
Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]
Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]
Ribeiro, Allan Victor [UNESP]
Cavalcante, Maria Regina [UNESP]
description Estudos tem atestado que professores, de diferentes níveis de ensino, tem sido modelos favoráveis ou não, influenciando nas escolhas profissionais de seus alunos, bem como na prática pedagógica dos graduandos dos cursos de licenciatura. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar características da interação professores e estudantes, ao longo da Educação Básica, que poderiam ter influenciado na escolha do curso universitário, enquanto área de conhecimento e campo de atuação profissional (licenciatura). Participaram deste estudo setenta alunos do 4º. ano do curso de Licenciatura em Física da Unesp, cursando a disciplina Instrumentação para o Ensino de Física. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e em duas aulas/sessões de 2 horas, nas quais os estudantes relataram as interações com seus professores no ensino básico, de modo mais detalhado. Após categorização das informações dos questionários, somados aos relatos nas sessões/aulas, pode-se identificar que a afinidade apontada pelos estudantes acerca da área das Ciências Exatas foi estabelecida de modo consistente com as vivências positivas da prática dos docentes desta área do conhecimento, em especial, nas disciplinas de Física e de Matemática. Os resultados evidenciaram que os professores destes estudantes estabeleceram interações de afetividade, expressas pela escuta ativa, atenção às dificuldades, valorização da educação, incentivo à formação em ensino superior e, sobretudo, valorização das capacidades intelectuais dos alunos. Podemos considerar, portanto, que a interação positiva teve um papel decisivo nas escolhas profissionais destes alunos, visto que ainda trazem vivas na memória estas experiências.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:39Z
2016-07-19T13:00:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9568-9578
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141831
ISSN2357-7819-2014-9568-9578.pdf
9240823312105954
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141831
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9568-9578
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-9568-9578.pdf
9240823312105954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9568-9578
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128728481398784