Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141831 |
Resumo: | Estudos tem atestado que professores, de diferentes níveis de ensino, tem sido modelos favoráveis ou não, influenciando nas escolhas profissionais de seus alunos, bem como na prática pedagógica dos graduandos dos cursos de licenciatura. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar características da interação professores e estudantes, ao longo da Educação Básica, que poderiam ter influenciado na escolha do curso universitário, enquanto área de conhecimento e campo de atuação profissional (licenciatura). Participaram deste estudo setenta alunos do 4º. ano do curso de Licenciatura em Física da Unesp, cursando a disciplina Instrumentação para o Ensino de Física. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e em duas aulas/sessões de 2 horas, nas quais os estudantes relataram as interações com seus professores no ensino básico, de modo mais detalhado. Após categorização das informações dos questionários, somados aos relatos nas sessões/aulas, pode-se identificar que a afinidade apontada pelos estudantes acerca da área das Ciências Exatas foi estabelecida de modo consistente com as vivências positivas da prática dos docentes desta área do conhecimento, em especial, nas disciplinas de Física e de Matemática. Os resultados evidenciaram que os professores destes estudantes estabeleceram interações de afetividade, expressas pela escuta ativa, atenção às dificuldades, valorização da educação, incentivo à formação em ensino superior e, sobretudo, valorização das capacidades intelectuais dos alunos. Podemos considerar, portanto, que a interação positiva teve um papel decisivo nas escolhas profissionais destes alunos, visto que ainda trazem vivas na memória estas experiências. |
id |
UNSP_d1ccb13deaccc48a2f9ee761b6fa3d06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141831 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em físicaEstudos tem atestado que professores, de diferentes níveis de ensino, tem sido modelos favoráveis ou não, influenciando nas escolhas profissionais de seus alunos, bem como na prática pedagógica dos graduandos dos cursos de licenciatura. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar características da interação professores e estudantes, ao longo da Educação Básica, que poderiam ter influenciado na escolha do curso universitário, enquanto área de conhecimento e campo de atuação profissional (licenciatura). Participaram deste estudo setenta alunos do 4º. ano do curso de Licenciatura em Física da Unesp, cursando a disciplina Instrumentação para o Ensino de Física. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e em duas aulas/sessões de 2 horas, nas quais os estudantes relataram as interações com seus professores no ensino básico, de modo mais detalhado. Após categorização das informações dos questionários, somados aos relatos nas sessões/aulas, pode-se identificar que a afinidade apontada pelos estudantes acerca da área das Ciências Exatas foi estabelecida de modo consistente com as vivências positivas da prática dos docentes desta área do conhecimento, em especial, nas disciplinas de Física e de Matemática. Os resultados evidenciaram que os professores destes estudantes estabeleceram interações de afetividade, expressas pela escuta ativa, atenção às dificuldades, valorização da educação, incentivo à formação em ensino superior e, sobretudo, valorização das capacidades intelectuais dos alunos. Podemos considerar, portanto, que a interação positiva teve um papel decisivo nas escolhas profissionais destes alunos, visto que ainda trazem vivas na memória estas experiências.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física, Química e Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Alessandra de Andrade [UNESP]Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP]Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP]Ribeiro, Allan Victor [UNESP]Cavalcante, Maria Regina [UNESP]2016-07-19T13:00:39Z2016-07-19T13:00:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9568-9578application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9568-95782357-7819http://hdl.handle.net/11449/141831ISSN2357-7819-2014-9568-9578.pdf9240823312105954porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-19T12:45:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141831Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:58:51.554193Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física |
title |
Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física |
spellingShingle |
Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física Lopes, Alessandra de Andrade [UNESP] |
title_short |
Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física |
title_full |
Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física |
title_fullStr |
Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física |
title_full_unstemmed |
Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física |
title_sort |
Interação professor e aluno durante o ensino básico: relatos de estudantes do curso de licenciatura em física |
author |
Lopes, Alessandra de Andrade [UNESP] |
author_facet |
Lopes, Alessandra de Andrade [UNESP] Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP] Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] Ribeiro, Allan Victor [UNESP] Cavalcante, Maria Regina [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP] Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] Ribeiro, Allan Victor [UNESP] Cavalcante, Maria Regina [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Alessandra de Andrade [UNESP] Rubo, Elisabete Aparecida Andrello [UNESP] Souza Filho, Moacir Pereira de [UNESP] Ribeiro, Allan Victor [UNESP] Cavalcante, Maria Regina [UNESP] |
description |
Estudos tem atestado que professores, de diferentes níveis de ensino, tem sido modelos favoráveis ou não, influenciando nas escolhas profissionais de seus alunos, bem como na prática pedagógica dos graduandos dos cursos de licenciatura. O presente estudo teve como objetivo identificar e analisar características da interação professores e estudantes, ao longo da Educação Básica, que poderiam ter influenciado na escolha do curso universitário, enquanto área de conhecimento e campo de atuação profissional (licenciatura). Participaram deste estudo setenta alunos do 4º. ano do curso de Licenciatura em Física da Unesp, cursando a disciplina Instrumentação para o Ensino de Física. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e em duas aulas/sessões de 2 horas, nas quais os estudantes relataram as interações com seus professores no ensino básico, de modo mais detalhado. Após categorização das informações dos questionários, somados aos relatos nas sessões/aulas, pode-se identificar que a afinidade apontada pelos estudantes acerca da área das Ciências Exatas foi estabelecida de modo consistente com as vivências positivas da prática dos docentes desta área do conhecimento, em especial, nas disciplinas de Física e de Matemática. Os resultados evidenciaram que os professores destes estudantes estabeleceram interações de afetividade, expressas pela escuta ativa, atenção às dificuldades, valorização da educação, incentivo à formação em ensino superior e, sobretudo, valorização das capacidades intelectuais dos alunos. Podemos considerar, portanto, que a interação positiva teve um papel decisivo nas escolhas profissionais destes alunos, visto que ainda trazem vivas na memória estas experiências. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:39Z 2016-07-19T13:00:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9568-9578 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141831 ISSN2357-7819-2014-9568-9578.pdf 9240823312105954 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141831 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9568-9578 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-9568-9578.pdf 9240823312105954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
9568-9578 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128728481398784 |