Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Greice Ferreira da [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91253
Resumo: A antecipação da escolarização traz a preocupação em alfabetizar precocemente as crianças na Educação Infantil. Essa alfabetização, muitas vezes pautada na decifração de sinais gráficos e na oralização, acaba por desenvolver comportamentos alfabéticos, mas não condutas de leitor. Este trabalho apresenta, como objetivo geral, verificar como a formação de alunos leitores ocorre na Educação Infantil em um processo que considera a leitura como compreensão, envolvendo a apropriação dos significados presentes na situação de leitura, em atividades que façam sentido para o aluno, no contexto das histórias em quadrinhos. A pesquisa tem como objetivos específicos: 1) Identificar as atitudes próprias de um leitor como parte do processo de apropriação da leitura por crianças de 5 e 6 anos; 2) Verificar como ocorre o processo de atribuição de sentido na leitura desse gênero discursivo; 3) Verificar como a metodologia adotada pela professora interferiu no processo de apropriação da leitura dos alunos, ao romper com a restrição do uso de histórias em quadrinhos nessa etapa escolar. Essa pesquisa foi fundamentada no arcabouço teórico de Bakhtin em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural, com outros estudiosos sobre a leitura e sobre as histórias em quadrinhos. Foi realizado um trabalho pedagógico planejado intencionalmente e organizado num contexto dialógico e interativo, enfocando a leitura de histórias em quadrinhos com uma classe de Pré III de uma escola pública municipal da cidade de Marília- SP, com crianças de cinco e seis anos. Trata-se de uma pesquisa-ação que teve a duração de seis meses, compreendidos entre junho e dezembro de 2007. A pesquisa-ação busca a compreensão e interação entre pesquisadores e membros da situação investigada orientada em função da resolução de problemas ou de objetivos de transformação...
id UNSP_d232325184a07f742f9067318d85df96
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91253
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhosAlfabetizaçãoLeitura (Ensino de primeiro grau)Histórias em quadrinhosCompreensão na leituraEducação de criançasFormação do leitorFormation of readersReadingComicsChildhood educationA antecipação da escolarização traz a preocupação em alfabetizar precocemente as crianças na Educação Infantil. Essa alfabetização, muitas vezes pautada na decifração de sinais gráficos e na oralização, acaba por desenvolver comportamentos alfabéticos, mas não condutas de leitor. Este trabalho apresenta, como objetivo geral, verificar como a formação de alunos leitores ocorre na Educação Infantil em um processo que considera a leitura como compreensão, envolvendo a apropriação dos significados presentes na situação de leitura, em atividades que façam sentido para o aluno, no contexto das histórias em quadrinhos. A pesquisa tem como objetivos específicos: 1) Identificar as atitudes próprias de um leitor como parte do processo de apropriação da leitura por crianças de 5 e 6 anos; 2) Verificar como ocorre o processo de atribuição de sentido na leitura desse gênero discursivo; 3) Verificar como a metodologia adotada pela professora interferiu no processo de apropriação da leitura dos alunos, ao romper com a restrição do uso de histórias em quadrinhos nessa etapa escolar. Essa pesquisa foi fundamentada no arcabouço teórico de Bakhtin em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural, com outros estudiosos sobre a leitura e sobre as histórias em quadrinhos. Foi realizado um trabalho pedagógico planejado intencionalmente e organizado num contexto dialógico e interativo, enfocando a leitura de histórias em quadrinhos com uma classe de Pré III de uma escola pública municipal da cidade de Marília- SP, com crianças de cinco e seis anos. Trata-se de uma pesquisa-ação que teve a duração de seis meses, compreendidos entre junho e dezembro de 2007. A pesquisa-ação busca a compreensão e interação entre pesquisadores e membros da situação investigada orientada em função da resolução de problemas ou de objetivos de transformação...The anticipation of schooling brings the concern in teaching literacy children in early childhood education. This literacy often based on deciphering of graphic signs and on oral reading meaningless develops alphabetic behavior, but no reader conducts. This report presents as general goal, verify how the formation of reader students occurs in childhood education, in a process that considers the reading as comprehension, involving the appropriation of meanings in the situation of reading, in activities that make sense for the students, in the context of comics. The research presents as specifics goals: 1) Examine the personal attitudes of a reader as part of the process of reading appropriation for five and sixyear- old children; 2) Verify how the process of attributing sense occurs while reading this genre of discourse; 3) Verify how the methodology adopted by the teacher interfered in the process of reading appropriation of the children, breaking the restriction of the use of comics in this school grade. This research was based on the theoretical framework of Bakhtin in dialogue with the Historical-Cultural Theory, with others researchers on reading and on comics. It was accomplished a pedagogic work intentionally planned and organized in interactive and dialogic context, focusing on the reading of comics with a class of Pré III, of a local public school in the city of Marília – SP, with five and six-year-old children. This is a research-action that had the duration of six months, between June and December 2007. Research-action seeks understanding and interaction between researchers and members of the investigated situation oriented according to the resolution of problems and goals of transformation. This research used the following instruments to collect data: interviews, children speech and their digressions and the universal observation. The instruments of data analysis were the... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Arena, Dagoberto Buim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Greice Ferreira da [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2009-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 f. : il. color. + apêndices.application/pdfSILVA, Greice Ferreira da. Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhos. 2009. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Dilosofia e Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/91253000584122silva_gf_me_mar.pdf33004110040P59019185751164438Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:09:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91253Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:09:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhos
title Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhos
spellingShingle Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhos
Silva, Greice Ferreira da [UNESP]
Alfabetização
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Histórias em quadrinhos
Compreensão na leitura
Educação de crianças
Formação do leitor
Formation of readers
Reading
Comics
Childhood education
title_short Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhos
title_full Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhos
title_fullStr Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhos
title_full_unstemmed Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhos
title_sort Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhos
author Silva, Greice Ferreira da [UNESP]
author_facet Silva, Greice Ferreira da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Greice Ferreira da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Histórias em quadrinhos
Compreensão na leitura
Educação de crianças
Formação do leitor
Formation of readers
Reading
Comics
Childhood education
topic Alfabetização
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Histórias em quadrinhos
Compreensão na leitura
Educação de crianças
Formação do leitor
Formation of readers
Reading
Comics
Childhood education
description A antecipação da escolarização traz a preocupação em alfabetizar precocemente as crianças na Educação Infantil. Essa alfabetização, muitas vezes pautada na decifração de sinais gráficos e na oralização, acaba por desenvolver comportamentos alfabéticos, mas não condutas de leitor. Este trabalho apresenta, como objetivo geral, verificar como a formação de alunos leitores ocorre na Educação Infantil em um processo que considera a leitura como compreensão, envolvendo a apropriação dos significados presentes na situação de leitura, em atividades que façam sentido para o aluno, no contexto das histórias em quadrinhos. A pesquisa tem como objetivos específicos: 1) Identificar as atitudes próprias de um leitor como parte do processo de apropriação da leitura por crianças de 5 e 6 anos; 2) Verificar como ocorre o processo de atribuição de sentido na leitura desse gênero discursivo; 3) Verificar como a metodologia adotada pela professora interferiu no processo de apropriação da leitura dos alunos, ao romper com a restrição do uso de histórias em quadrinhos nessa etapa escolar. Essa pesquisa foi fundamentada no arcabouço teórico de Bakhtin em diálogo com a Teoria Histórico-Cultural, com outros estudiosos sobre a leitura e sobre as histórias em quadrinhos. Foi realizado um trabalho pedagógico planejado intencionalmente e organizado num contexto dialógico e interativo, enfocando a leitura de histórias em quadrinhos com uma classe de Pré III de uma escola pública municipal da cidade de Marília- SP, com crianças de cinco e seis anos. Trata-se de uma pesquisa-ação que teve a duração de seis meses, compreendidos entre junho e dezembro de 2007. A pesquisa-ação busca a compreensão e interação entre pesquisadores e membros da situação investigada orientada em função da resolução de problemas ou de objetivos de transformação...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-20
2014-06-11T19:24:57Z
2014-06-11T19:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Greice Ferreira da. Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhos. 2009. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Dilosofia e Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/91253
000584122
silva_gf_me_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
identifier_str_mv SILVA, Greice Ferreira da. Formação de leitores na educação infantil: contribuições das histórias em quadrinhos. 2009. 192 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Dilosofia e Ciências, 2009.
000584122
silva_gf_me_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
url http://hdl.handle.net/11449/91253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 f. : il. color. + apêndices.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128120311513088