"Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Dione Márcia Alves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Antares (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10860
Resumo: Propomos uma discussão sobre nossa pesquisa desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Fundamentamo-nos teoricamente em Lacan (1998), Belintane et al (2010), Belintane (2013), Riolfi e Magalhães (2008), entre outros, e apresentamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de natureza aplicada. Destacamos como objetivo geral refletir sobre como a leitura de alunos já alfabetizados pode se tornar mais fluente e compreensiva usando a imagem e anarrativa como mediadoras entre a oralidade e a escrita. Neste recorte,utilizamos duas tirinhas do Calvin e Haroldo (WATTERSON, 1990) e, a partir das análises apresentadas, concluímos que os alunos se utilizam tanto da imagem quanto do texto narrativo para ler e compreender as histórias em quadrinhos e sua narrativa.
id UCS-2_cd557885f100fd093e4b974c60c50b02
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/10860
network_acronym_str UCS-2
network_name_str Antares (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling "Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantilQuadrinhos; Leitura; Compreensão.Propomos uma discussão sobre nossa pesquisa desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Fundamentamo-nos teoricamente em Lacan (1998), Belintane et al (2010), Belintane (2013), Riolfi e Magalhães (2008), entre outros, e apresentamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de natureza aplicada. Destacamos como objetivo geral refletir sobre como a leitura de alunos já alfabetizados pode se tornar mais fluente e compreensiva usando a imagem e anarrativa como mediadoras entre a oralidade e a escrita. Neste recorte,utilizamos duas tirinhas do Calvin e Haroldo (WATTERSON, 1990) e, a partir das análises apresentadas, concluímos que os alunos se utilizam tanto da imagem quanto do texto narrativo para ler e compreender as histórias em quadrinhos e sua narrativa.ANTARES: Letras e HumanidadesMoraes, Dione Márcia Alves de2022-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10860ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 33 (2022); 334-3511984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10860/5255http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/10860/3921Direitos autorais 2022 Dione Márcia Alves de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-19T17:22:54Zoai:vkali30.ucs.br:article/10860Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2022-10-19T17:22:54Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv "Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil
title "Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil
spellingShingle "Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil
Moraes, Dione Márcia Alves de
Quadrinhos; Leitura; Compreensão.
title_short "Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil
title_full "Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil
title_fullStr "Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil
title_full_unstemmed "Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil
title_sort "Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil
author Moraes, Dione Márcia Alves de
author_facet Moraes, Dione Márcia Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Dione Márcia Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Quadrinhos; Leitura; Compreensão.
topic Quadrinhos; Leitura; Compreensão.
description Propomos uma discussão sobre nossa pesquisa desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Fundamentamo-nos teoricamente em Lacan (1998), Belintane et al (2010), Belintane (2013), Riolfi e Magalhães (2008), entre outros, e apresentamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de natureza aplicada. Destacamos como objetivo geral refletir sobre como a leitura de alunos já alfabetizados pode se tornar mais fluente e compreensiva usando a imagem e anarrativa como mediadoras entre a oralidade e a escrita. Neste recorte,utilizamos duas tirinhas do Calvin e Haroldo (WATTERSON, 1990) e, a partir das análises apresentadas, concluímos que os alunos se utilizam tanto da imagem quanto do texto narrativo para ler e compreender as histórias em quadrinhos e sua narrativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10860
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10860/5255
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/10860/3921
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Dione Márcia Alves de Moraes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Dione Márcia Alves de Moraes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
publisher.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades
dc.source.none.fl_str_mv ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 33 (2022); 334-351
1984-4921
reponame:Antares (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Antares (Caxias do Sul)
collection Antares (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br
_version_ 1750315217341906944