"Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antares (Caxias do Sul) |
Texto Completo: | http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10860 |
Resumo: | Propomos uma discussão sobre nossa pesquisa desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Fundamentamo-nos teoricamente em Lacan (1998), Belintane et al (2010), Belintane (2013), Riolfi e Magalhães (2008), entre outros, e apresentamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de natureza aplicada. Destacamos como objetivo geral refletir sobre como a leitura de alunos já alfabetizados pode se tornar mais fluente e compreensiva usando a imagem e anarrativa como mediadoras entre a oralidade e a escrita. Neste recorte,utilizamos duas tirinhas do Calvin e Haroldo (WATTERSON, 1990) e, a partir das análises apresentadas, concluímos que os alunos se utilizam tanto da imagem quanto do texto narrativo para ler e compreender as histórias em quadrinhos e sua narrativa. |
id |
UCS-2_cd557885f100fd093e4b974c60c50b02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:vkali30.ucs.br:article/10860 |
network_acronym_str |
UCS-2 |
network_name_str |
Antares (Caxias do Sul) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantilQuadrinhos; Leitura; Compreensão.Propomos uma discussão sobre nossa pesquisa desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Fundamentamo-nos teoricamente em Lacan (1998), Belintane et al (2010), Belintane (2013), Riolfi e Magalhães (2008), entre outros, e apresentamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de natureza aplicada. Destacamos como objetivo geral refletir sobre como a leitura de alunos já alfabetizados pode se tornar mais fluente e compreensiva usando a imagem e anarrativa como mediadoras entre a oralidade e a escrita. Neste recorte,utilizamos duas tirinhas do Calvin e Haroldo (WATTERSON, 1990) e, a partir das análises apresentadas, concluímos que os alunos se utilizam tanto da imagem quanto do texto narrativo para ler e compreender as histórias em quadrinhos e sua narrativa.ANTARES: Letras e HumanidadesMoraes, Dione Márcia Alves de2022-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10860ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 33 (2022); 334-3511984-4921reponame:Antares (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10860/5255http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/10860/3921Direitos autorais 2022 Dione Márcia Alves de Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-19T17:22:54Zoai:vkali30.ucs.br:article/10860Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/indexhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/oai||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br1984-49211984-4921opendoar:2022-10-19T17:22:54Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil |
title |
"Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil |
spellingShingle |
"Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil Moraes, Dione Márcia Alves de Quadrinhos; Leitura; Compreensão. |
title_short |
"Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil |
title_full |
"Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil |
title_fullStr |
"Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil |
title_full_unstemmed |
"Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil |
title_sort |
"Aprendi a ler com histórias em quadrinhos": o desenvolvimento do leitor infantil |
author |
Moraes, Dione Márcia Alves de |
author_facet |
Moraes, Dione Márcia Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Dione Márcia Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quadrinhos; Leitura; Compreensão. |
topic |
Quadrinhos; Leitura; Compreensão. |
description |
Propomos uma discussão sobre nossa pesquisa desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Fundamentamo-nos teoricamente em Lacan (1998), Belintane et al (2010), Belintane (2013), Riolfi e Magalhães (2008), entre outros, e apresentamos uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de natureza aplicada. Destacamos como objetivo geral refletir sobre como a leitura de alunos já alfabetizados pode se tornar mais fluente e compreensiva usando a imagem e anarrativa como mediadoras entre a oralidade e a escrita. Neste recorte,utilizamos duas tirinhas do Calvin e Haroldo (WATTERSON, 1990) e, a partir das análises apresentadas, concluímos que os alunos se utilizam tanto da imagem quanto do texto narrativo para ler e compreender as histórias em quadrinhos e sua narrativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10860 |
url |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/10860/5255 http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/downloadSuppFile/10860/3921 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Dione Márcia Alves de Moraes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Dione Márcia Alves de Moraes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades |
dc.source.none.fl_str_mv |
ANTARES: Letras e Humanidades; v. 14, n. 33 (2022); 334-351 1984-4921 reponame:Antares (Caxias do Sul) instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Antares (Caxias do Sul) |
collection |
Antares (Caxias do Sul) |
repository.name.fl_str_mv |
Antares (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||jcarendt@ucs.br|| antaresrevista@ucs.br |
_version_ |
1750315217341906944 |