Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Nardi, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://alexandria.ppgect.ufsc.br/volume-5-numero-2-setembro-de-2012/
http://hdl.handle.net/11449/134979
Resumo: This research deals with teachers’ education, discussing elements related to the teachers’ knowledge and discursive interaction. Teaching knowledge can be mobilized in different situations and spaces; however, here, we considered them in the classroom environment and the interactive context among teacher-students and students-students. We analyzed the discursive interactions in a 23 future high school physics teachers sample, observed during the development of activities of supervised teaching, in an undergraduate teachers’ initial education program, in one of the São Paulo State universities, in Brazil. The main research question was: which teachers’ knowledge is mobilized by future high physics teachers during the interactive discursive context aiming the construction of scientific knowledge by students? Data showed that in the communicative interaction process in the classroom the student-teachers mobilized teaching knowledge related to the content and to its pedagogy.
id UNSP_d24027cc51708e802ddda766820262f8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134979
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivosPhysics teachingTeachers’ initial educationDeachers’ knowledgeDiscursive interactionsEnsino de físicaFormação inicial de professoresSaberes docentesInteração discursivaThis research deals with teachers’ education, discussing elements related to the teachers’ knowledge and discursive interaction. Teaching knowledge can be mobilized in different situations and spaces; however, here, we considered them in the classroom environment and the interactive context among teacher-students and students-students. We analyzed the discursive interactions in a 23 future high school physics teachers sample, observed during the development of activities of supervised teaching, in an undergraduate teachers’ initial education program, in one of the São Paulo State universities, in Brazil. The main research question was: which teachers’ knowledge is mobilized by future high physics teachers during the interactive discursive context aiming the construction of scientific knowledge by students? Data showed that in the communicative interaction process in the classroom the student-teachers mobilized teaching knowledge related to the content and to its pedagogy.Esta pesquisa trata de formação de professores, discutindo elementos referentes sobre os saberes docentes e interação discursiva. Os saberes docentes podem ser mobilizados em diferentes situações e espaços, contudo, aqui, foram considerados no âmbito da sala de aula e o contexto interativo entre professoraluno e aluno-aluno. Foram analisadas interações discursivas junto a uma amostra de 23 futuros professores de Física durante o desenvolvimento de atividades de estágio supervisionado, de um curso de Licenciatura de uma das universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. A questão central respondida neste estudo foi: que saberes docentes são mobilizados por futuros professores de Física, durante o contexto interativo discursivo visando à construção do conhecimento científico pelos alunos? Os resultados mostram que, no processo de interação comunicativa ocorrido em sala de aula, os licenciandos mobilizam saberes docentes referentes ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo, estando estes relacionados a determinadas situações de interação professor-aluno e aluno-aluno.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]Nardi, Roberto2016-03-02T12:59:13Z2016-03-02T12:59:13Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article125-150application/pdfhttp://alexandria.ppgect.ufsc.br/volume-5-numero-2-setembro-de-2012/Alexandria, v. 5, n. 2, p. 125-150, 2012.1982-5153http://hdl.handle.net/11449/134979ISSN1982-5153-2012-05-02-125-150.pdf444994778347494518374019491992520000-0002-9985-1475Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAlexandriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:07:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:33:26.020101Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
title Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
spellingShingle Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
Physics teaching
Teachers’ initial education
Deachers’ knowledge
Discursive interactions
Ensino de física
Formação inicial de professores
Saberes docentes
Interação discursiva
title_short Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
title_full Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
title_fullStr Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
title_full_unstemmed Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
title_sort Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
author Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
author_facet Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
Nardi, Roberto
author_role author
author2 Nardi, Roberto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
Nardi, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Physics teaching
Teachers’ initial education
Deachers’ knowledge
Discursive interactions
Ensino de física
Formação inicial de professores
Saberes docentes
Interação discursiva
topic Physics teaching
Teachers’ initial education
Deachers’ knowledge
Discursive interactions
Ensino de física
Formação inicial de professores
Saberes docentes
Interação discursiva
description This research deals with teachers’ education, discussing elements related to the teachers’ knowledge and discursive interaction. Teaching knowledge can be mobilized in different situations and spaces; however, here, we considered them in the classroom environment and the interactive context among teacher-students and students-students. We analyzed the discursive interactions in a 23 future high school physics teachers sample, observed during the development of activities of supervised teaching, in an undergraduate teachers’ initial education program, in one of the São Paulo State universities, in Brazil. The main research question was: which teachers’ knowledge is mobilized by future high physics teachers during the interactive discursive context aiming the construction of scientific knowledge by students? Data showed that in the communicative interaction process in the classroom the student-teachers mobilized teaching knowledge related to the content and to its pedagogy.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-03-02T12:59:13Z
2016-03-02T12:59:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://alexandria.ppgect.ufsc.br/volume-5-numero-2-setembro-de-2012/
Alexandria, v. 5, n. 2, p. 125-150, 2012.
1982-5153
http://hdl.handle.net/11449/134979
ISSN1982-5153-2012-05-02-125-150.pdf
4449947783474945
1837401949199252
0000-0002-9985-1475
url http://alexandria.ppgect.ufsc.br/volume-5-numero-2-setembro-de-2012/
http://hdl.handle.net/11449/134979
identifier_str_mv Alexandria, v. 5, n. 2, p. 125-150, 2012.
1982-5153
ISSN1982-5153-2012-05-02-125-150.pdf
4449947783474945
1837401949199252
0000-0002-9985-1475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alexandria
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 125-150
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129220259348480