Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://alexandria.ppgect.ufsc.br/volume-5-numero-2-setembro-de-2012/ http://hdl.handle.net/11449/134979 |
Resumo: | This research deals with teachers’ education, discussing elements related to the teachers’ knowledge and discursive interaction. Teaching knowledge can be mobilized in different situations and spaces; however, here, we considered them in the classroom environment and the interactive context among teacher-students and students-students. We analyzed the discursive interactions in a 23 future high school physics teachers sample, observed during the development of activities of supervised teaching, in an undergraduate teachers’ initial education program, in one of the São Paulo State universities, in Brazil. The main research question was: which teachers’ knowledge is mobilized by future high physics teachers during the interactive discursive context aiming the construction of scientific knowledge by students? Data showed that in the communicative interaction process in the classroom the student-teachers mobilized teaching knowledge related to the content and to its pedagogy. |
id |
UNSP_d24027cc51708e802ddda766820262f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134979 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivosPhysics teachingTeachers’ initial educationDeachers’ knowledgeDiscursive interactionsEnsino de físicaFormação inicial de professoresSaberes docentesInteração discursivaThis research deals with teachers’ education, discussing elements related to the teachers’ knowledge and discursive interaction. Teaching knowledge can be mobilized in different situations and spaces; however, here, we considered them in the classroom environment and the interactive context among teacher-students and students-students. We analyzed the discursive interactions in a 23 future high school physics teachers sample, observed during the development of activities of supervised teaching, in an undergraduate teachers’ initial education program, in one of the São Paulo State universities, in Brazil. The main research question was: which teachers’ knowledge is mobilized by future high physics teachers during the interactive discursive context aiming the construction of scientific knowledge by students? Data showed that in the communicative interaction process in the classroom the student-teachers mobilized teaching knowledge related to the content and to its pedagogy.Esta pesquisa trata de formação de professores, discutindo elementos referentes sobre os saberes docentes e interação discursiva. Os saberes docentes podem ser mobilizados em diferentes situações e espaços, contudo, aqui, foram considerados no âmbito da sala de aula e o contexto interativo entre professoraluno e aluno-aluno. Foram analisadas interações discursivas junto a uma amostra de 23 futuros professores de Física durante o desenvolvimento de atividades de estágio supervisionado, de um curso de Licenciatura de uma das universidades públicas do Estado de São Paulo, Brasil. A questão central respondida neste estudo foi: que saberes docentes são mobilizados por futuros professores de Física, durante o contexto interativo discursivo visando à construção do conhecimento científico pelos alunos? Os resultados mostram que, no processo de interação comunicativa ocorrido em sala de aula, os licenciandos mobilizam saberes docentes referentes ao conhecimento do conteúdo e ao conhecimento pedagógico do conteúdo, estando estes relacionados a determinadas situações de interação professor-aluno e aluno-aluno.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Ilha Solteira, Av. Brasil, 56, CEP 15385-000, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]Nardi, Roberto2016-03-02T12:59:13Z2016-03-02T12:59:13Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article125-150application/pdfhttp://alexandria.ppgect.ufsc.br/volume-5-numero-2-setembro-de-2012/Alexandria, v. 5, n. 2, p. 125-150, 2012.1982-5153http://hdl.handle.net/11449/134979ISSN1982-5153-2012-05-02-125-150.pdf444994778347494518374019491992520000-0002-9985-1475Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporAlexandriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T14:07:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134979Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:33:26.020101Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos |
title |
Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos |
spellingShingle |
Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] Physics teaching Teachers’ initial education Deachers’ knowledge Discursive interactions Ensino de física Formação inicial de professores Saberes docentes Interação discursiva |
title_short |
Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos |
title_full |
Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos |
title_fullStr |
Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos |
title_sort |
Saberes docentes mobilizados por futuros professores de Física em processos interativos discursivos |
author |
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] |
author_facet |
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] Nardi, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Nardi, Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP] Nardi, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Physics teaching Teachers’ initial education Deachers’ knowledge Discursive interactions Ensino de física Formação inicial de professores Saberes docentes Interação discursiva |
topic |
Physics teaching Teachers’ initial education Deachers’ knowledge Discursive interactions Ensino de física Formação inicial de professores Saberes docentes Interação discursiva |
description |
This research deals with teachers’ education, discussing elements related to the teachers’ knowledge and discursive interaction. Teaching knowledge can be mobilized in different situations and spaces; however, here, we considered them in the classroom environment and the interactive context among teacher-students and students-students. We analyzed the discursive interactions in a 23 future high school physics teachers sample, observed during the development of activities of supervised teaching, in an undergraduate teachers’ initial education program, in one of the São Paulo State universities, in Brazil. The main research question was: which teachers’ knowledge is mobilized by future high physics teachers during the interactive discursive context aiming the construction of scientific knowledge by students? Data showed that in the communicative interaction process in the classroom the student-teachers mobilized teaching knowledge related to the content and to its pedagogy. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2016-03-02T12:59:13Z 2016-03-02T12:59:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://alexandria.ppgect.ufsc.br/volume-5-numero-2-setembro-de-2012/ Alexandria, v. 5, n. 2, p. 125-150, 2012. 1982-5153 http://hdl.handle.net/11449/134979 ISSN1982-5153-2012-05-02-125-150.pdf 4449947783474945 1837401949199252 0000-0002-9985-1475 |
url |
http://alexandria.ppgect.ufsc.br/volume-5-numero-2-setembro-de-2012/ http://hdl.handle.net/11449/134979 |
identifier_str_mv |
Alexandria, v. 5, n. 2, p. 125-150, 2012. 1982-5153 ISSN1982-5153-2012-05-02-125-150.pdf 4449947783474945 1837401949199252 0000-0002-9985-1475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Alexandria |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
125-150 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129220259348480 |