O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/253612 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa de mestrado é analisar a publicidade de uma empresa privada, a fim de compreender como se pensa o humor como estratégia publicitária. Para operacionalizá-lo, os objetivos específicos são: a) identificar a estratégia publicitária utilizada em campanha publicitária que une humor e diversidade racial; e b) analisar se a campanha publicitária contribui para o avanço da questão da igualdade racial. Para a realização dos objetivos, propomos como objeto de estudo a análise em profundidade da campanha publicitária Deus Negro da Seguradora Suhai. Como procedimento metodológico, realizamos a análise crítica da narrativa baseada em Luiz Gonzaga Motta, um método de análise realizado por meio de três instâncias: 1. plano da expressão (linguagem ou discurso), 2. plano da história (ou conteúdo) e 3. plano da metanarrativa (tema de fundo) (MOTTA, 2013). A análise busca entender como a campanha publicitária selecionada constrói representações em torno da temática do humor, aliando-a ao debate da diversidade étnico-racial. Em complemento, nossas reflexões adotarão a perspectiva crítica, baseando-nos no conceito de Olimpianos, segundo Morin (1997). Partimos ainda da perspectiva crítica de Francisco Leite (2019) para analisar e discutir as estratégias comunicacionais da publicidade antirracista, buscando compreender suas limitações, desafios e potencialidades para o enfrentamento contra o racismo estrutural no Brasil. |
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O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora SuhaiCan the humor of a black God promote racial diversity? : study of the advertising campaign of Suhai insurance companyHumorDiversidade racialRacismoDeusPublicidade antirracistaRacial diversityRacismBlack GodAnti-racist advertisingO objetivo desta pesquisa de mestrado é analisar a publicidade de uma empresa privada, a fim de compreender como se pensa o humor como estratégia publicitária. Para operacionalizá-lo, os objetivos específicos são: a) identificar a estratégia publicitária utilizada em campanha publicitária que une humor e diversidade racial; e b) analisar se a campanha publicitária contribui para o avanço da questão da igualdade racial. Para a realização dos objetivos, propomos como objeto de estudo a análise em profundidade da campanha publicitária Deus Negro da Seguradora Suhai. Como procedimento metodológico, realizamos a análise crítica da narrativa baseada em Luiz Gonzaga Motta, um método de análise realizado por meio de três instâncias: 1. plano da expressão (linguagem ou discurso), 2. plano da história (ou conteúdo) e 3. plano da metanarrativa (tema de fundo) (MOTTA, 2013). A análise busca entender como a campanha publicitária selecionada constrói representações em torno da temática do humor, aliando-a ao debate da diversidade étnico-racial. Em complemento, nossas reflexões adotarão a perspectiva crítica, baseando-nos no conceito de Olimpianos, segundo Morin (1997). Partimos ainda da perspectiva crítica de Francisco Leite (2019) para analisar e discutir as estratégias comunicacionais da publicidade antirracista, buscando compreender suas limitações, desafios e potencialidades para o enfrentamento contra o racismo estrutural no Brasil.The objective of this master´s research is to analyze the advertising of a private company, in order to understand how humor is thought as advertising strategy. To operationalize it, the specific objectives are: a) identify the advertising strategy used in advertising campaign that combines humor and racial diversity; and b) analyze whether the advertising campaign contributes to advancing the issue of racial equality. To achieve the objectives, we propose as study objective the in-depth analysis of the Deus Negro advertising campaign, by Seguradora Suhai. As a methodological procedure, we carried out a narrative critical analysis the based on Luiz Gonzaga Motta, an analysis method carried out through three instances: 1. Expression level (language or discourse), 2. Story level (or content) and 3. Metanarrative level (background theme) (MOTTA, 2013). The analysis seeks to understand how the selected advertising campaign builds representations around the theme of humor, combining it with the debate on ethnic-racial diversity. In addition, our reflections will adopt a critical perspective, based on the concept of Olympians, according to Morin (1997). We also use the critical perspective of Francisco Leite (2019) to analyze and discuss the communication strategies of anti-racist advertising, seeking to understand their limitations, challenges and potential for confronting structural racism in BrazilCabral, Raquel [UNESP]Pellegrini, Alessandro Augusto Ferreira2024-03-11T13:29:38Z2024-03-11T13:29:38Z2023-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPELLEGRINI, A. A. F. O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial?: estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai. Orientadora: Raquel Cabral. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253612. Acesso em: 11 de mar. 2024.https://hdl.handle.net/11449/253612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-04T17:19:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253612Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-04T17:19:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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