O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pellegrini, Alessandro Augusto Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/253612
Resumo: O objetivo desta pesquisa de mestrado é analisar a publicidade de uma empresa privada, a fim de compreender como se pensa o humor como estratégia publicitária. Para operacionalizá-lo, os objetivos específicos são: a) identificar a estratégia publicitária utilizada em campanha publicitária que une humor e diversidade racial; e b) analisar se a campanha publicitária contribui para o avanço da questão da igualdade racial. Para a realização dos objetivos, propomos como objeto de estudo a análise em profundidade da campanha publicitária Deus Negro da Seguradora Suhai. Como procedimento metodológico, realizamos a análise crítica da narrativa baseada em Luiz Gonzaga Motta, um método de análise realizado por meio de três instâncias: 1. plano da expressão (linguagem ou discurso), 2. plano da história (ou conteúdo) e 3. plano da metanarrativa (tema de fundo) (MOTTA, 2013). A análise busca entender como a campanha publicitária selecionada constrói representações em torno da temática do humor, aliando-a ao debate da diversidade étnico-racial. Em complemento, nossas reflexões adotarão a perspectiva crítica, baseando-nos no conceito de Olimpianos, segundo Morin (1997). Partimos ainda da perspectiva crítica de Francisco Leite (2019) para analisar e discutir as estratégias comunicacionais da publicidade antirracista, buscando compreender suas limitações, desafios e potencialidades para o enfrentamento contra o racismo estrutural no Brasil.
id UNSP_d2438d42f84a4a2e8dcc8641cc2f4a8f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/253612
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora SuhaiCan the humor of a black God promote racial diversity? : study of the advertising campaign of Suhai insurance companyHumorDiversidade racialRacismoDeusPublicidade antirracistaRacial diversityRacismBlack GodAnti-racist advertisingO objetivo desta pesquisa de mestrado é analisar a publicidade de uma empresa privada, a fim de compreender como se pensa o humor como estratégia publicitária. Para operacionalizá-lo, os objetivos específicos são: a) identificar a estratégia publicitária utilizada em campanha publicitária que une humor e diversidade racial; e b) analisar se a campanha publicitária contribui para o avanço da questão da igualdade racial. Para a realização dos objetivos, propomos como objeto de estudo a análise em profundidade da campanha publicitária Deus Negro da Seguradora Suhai. Como procedimento metodológico, realizamos a análise crítica da narrativa baseada em Luiz Gonzaga Motta, um método de análise realizado por meio de três instâncias: 1. plano da expressão (linguagem ou discurso), 2. plano da história (ou conteúdo) e 3. plano da metanarrativa (tema de fundo) (MOTTA, 2013). A análise busca entender como a campanha publicitária selecionada constrói representações em torno da temática do humor, aliando-a ao debate da diversidade étnico-racial. Em complemento, nossas reflexões adotarão a perspectiva crítica, baseando-nos no conceito de Olimpianos, segundo Morin (1997). Partimos ainda da perspectiva crítica de Francisco Leite (2019) para analisar e discutir as estratégias comunicacionais da publicidade antirracista, buscando compreender suas limitações, desafios e potencialidades para o enfrentamento contra o racismo estrutural no Brasil.The objective of this master´s research is to analyze the advertising of a private company, in order to understand how humor is thought as advertising strategy. To operationalize it, the specific objectives are: a) identify the advertising strategy used in advertising campaign that combines humor and racial diversity; and b) analyze whether the advertising campaign contributes to advancing the issue of racial equality. To achieve the objectives, we propose as study objective the in-depth analysis of the Deus Negro advertising campaign, by Seguradora Suhai. As a methodological procedure, we carried out a narrative critical analysis the based on Luiz Gonzaga Motta, an analysis method carried out through three instances: 1. Expression level (language or discourse), 2. Story level (or content) and 3. Metanarrative level (background theme) (MOTTA, 2013). The analysis seeks to understand how the selected advertising campaign builds representations around the theme of humor, combining it with the debate on ethnic-racial diversity. In addition, our reflections will adopt a critical perspective, based on the concept of Olympians, according to Morin (1997). We also use the critical perspective of Francisco Leite (2019) to analyze and discuss the communication strategies of anti-racist advertising, seeking to understand their limitations, challenges and potential for confronting structural racism in BrazilCabral, Raquel [UNESP]Pellegrini, Alessandro Augusto Ferreira2024-03-11T13:29:38Z2024-03-11T13:29:38Z2023-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPELLEGRINI, A. A. F. O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial?: estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai. Orientadora: Raquel Cabral. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253612. Acesso em: 11 de mar. 2024.https://hdl.handle.net/11449/253612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-04T17:19:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253612Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-04T17:19:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai
Can the humor of a black God promote racial diversity? : study of the advertising campaign of Suhai insurance company
title O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai
spellingShingle O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai
Pellegrini, Alessandro Augusto Ferreira
Humor
Diversidade racial
Racismo
Deus
Publicidade antirracista
Racial diversity
Racism
Black God
Anti-racist advertising
title_short O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai
title_full O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai
title_fullStr O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai
title_full_unstemmed O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai
title_sort O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial? estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai
author Pellegrini, Alessandro Augusto Ferreira
author_facet Pellegrini, Alessandro Augusto Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cabral, Raquel [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Pellegrini, Alessandro Augusto Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Humor
Diversidade racial
Racismo
Deus
Publicidade antirracista
Racial diversity
Racism
Black God
Anti-racist advertising
topic Humor
Diversidade racial
Racismo
Deus
Publicidade antirracista
Racial diversity
Racism
Black God
Anti-racist advertising
description O objetivo desta pesquisa de mestrado é analisar a publicidade de uma empresa privada, a fim de compreender como se pensa o humor como estratégia publicitária. Para operacionalizá-lo, os objetivos específicos são: a) identificar a estratégia publicitária utilizada em campanha publicitária que une humor e diversidade racial; e b) analisar se a campanha publicitária contribui para o avanço da questão da igualdade racial. Para a realização dos objetivos, propomos como objeto de estudo a análise em profundidade da campanha publicitária Deus Negro da Seguradora Suhai. Como procedimento metodológico, realizamos a análise crítica da narrativa baseada em Luiz Gonzaga Motta, um método de análise realizado por meio de três instâncias: 1. plano da expressão (linguagem ou discurso), 2. plano da história (ou conteúdo) e 3. plano da metanarrativa (tema de fundo) (MOTTA, 2013). A análise busca entender como a campanha publicitária selecionada constrói representações em torno da temática do humor, aliando-a ao debate da diversidade étnico-racial. Em complemento, nossas reflexões adotarão a perspectiva crítica, baseando-nos no conceito de Olimpianos, segundo Morin (1997). Partimos ainda da perspectiva crítica de Francisco Leite (2019) para analisar e discutir as estratégias comunicacionais da publicidade antirracista, buscando compreender suas limitações, desafios e potencialidades para o enfrentamento contra o racismo estrutural no Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-05
2024-03-11T13:29:38Z
2024-03-11T13:29:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PELLEGRINI, A. A. F. O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial?: estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai. Orientadora: Raquel Cabral. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253612. Acesso em: 11 de mar. 2024.
https://hdl.handle.net/11449/253612
identifier_str_mv PELLEGRINI, A. A. F. O humor de um Deus negro pode promover diversidade racial?: estudo da campanha publicitária da seguradora Suhai. Orientadora: Raquel Cabral. 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/11449/253612. Acesso em: 11 de mar. 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/253612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021358424293376